Lixo zero para preguiçosos

Eu fazendo nada aproveitando o tempo de sobra.

Uma coisa que me perguntam bastante é como eu consigo dar conta de fazer tantas coisas, como que eu tenho tempo pra fazer tantas receitas, tantas trocas. Essa é uma concepção dos outros que me acompanha desde o começo do blog: de que viver de forma mais sustentável é muito mais trabalhoso ou que gasta muito mais tempo.

Mas a verdade é que eu sou preguiçosa, além de fazer muitas coisas de trabalho, fazer uma faculdade, morar sozinha e ter dois gatos e um cachorro. Ou seja: se as mudanças que fiz na minha vida e fui implementando fossem mais trabalhosas eu não teria como sustentá-las.

Eu falei disso outro dia no twitter e fui listando várias coisas que me fazer ter MENOS trabalho e gastar MENOS tempo e decidi trazer pra cá em formato de post também:

Tirar lixo

Eu tiro pouco lixo aqui em casa. Quase não uso papel higiênico, então levo mais ou menos a cada 15 dias / mês um saquinho de lixo com resíduos do banheiro e outros rejeitos como sujeiras do aspirador. O resíduo reciclável eu costumo descartar mensalmente também, porque não produzo muito semanalmente. O resíduo orgânico vai para a composteira, então não preciso tirar.

Pintar as unhas

Eu parei de pintar as unhas há uns bons anos, quando percebi que gerava muito lixo difícil ou impossível de reciclar: os potes de esmalte, lixa de unha, palitinhos, potes de acetona e algodões sujos de esmalte. Mas além do lixo, o tempo que eu deixei de gastar com isso toda semana: cerca de 1 a 2h! E o dinheiro? E também que as minhas próprias unhas ficaram mais fortes e bonitas. Só vantagens. Hoje em dia eu só tenho um cortador de unha pra cortar toda semana.

Faxina e produtos de limpeza

Eu limpo a casa com basicamente uma coisa só: o meu sabão líquido natural. Eu uso ele pra lavar roupa e no spray multiuso pra limpar o resto da casa. Apesar de ser uma receita, ela fica pronta em 5min pra fazer e gasta menos tempo do que se eu precisasse ir o tempo todo no mercado pra comprar um produto novo. É rápido, barato e eficaz.

Eu também uso sabão de coco em barra pra lavar louça e vinagre no lugar do amaciante. E tô testando receitas de sabão de lava-louça agora que tenho uma, mas vai ser com ingredientes parecidos também. Eu não fico fazendo mil misturas diferentes ou inventando um produto pra cada parte da casa, como existem os tradicionais do mercado. O spray multiuso limpa tudo: chão, pia, armário, fogão, vidro, vaso sanitário, espelho.

Compras de comida

Eu compro quase tudo que como na feira semanalmente. Assim eu consigo comprar MUITAS coisas sem nenhum tipo de embalagem e, mesmo quando tem, consigo devolver pros feirantes usarem de novo. Na feira que vou eles recebem várias coisas de volta porque é a embalagem que eles usam pros produtos caseiros como potinhos pra geleias, mel ou doce de leite, garrafas de vidro pro leite, caixinhas de ovos, os próprios saquinhos de alguns alimentos como feijão eu peço pra devolver.

Ir na feira semanalmente também é útil no quesito planejamento. Isso me ajuda a gerar menos desperdício com comida e também não fico indo todo dia no mercado comprar uma coisinha (menos tempo e menos dinheiro gastos). De vez em quando eu vou no mercado ou na loja a granel pra comprar coisas que não vende na feira, como óleos, azeite, bebidas, vinagre, castanhas, etc.

Guardar comidas

Como eu compro os vegetais soltinhos, chegando em casa é só colocar na geladeira e pronto! As folhas eu lavo, seco e guardo em potinhos, porque elas são mais sensíveis. Mas no geral, tá tudo soltinho.

Eu não compro produtos de limpeza, então não tenho que gastar tempo guardando esses produtos – e gasta muito menos espaço aqui em casa também!

Pra grãos, farinhas e sementes em geral eu tenho potes de vidro e eu sigo a seguinte lógica: o que eu tenho precisa caber nos meus potes. Então eu faço uma “rotação dos potes” que é mais ou menos ter o pote da farinha, o pote do arroz, da leguminosa e ir trocando o tipo desses alimentos cada vez que eu compro. Então eu não fico com um estoque de vários tipos de arroz ou leguminosas em casa, eu compro quando tá acabando. Isso me permite ter menos coisas, ter uma despensa mais simples e cozinhar uma coisa de cada vez (muitas vezes, tudo de uma vez só que também é pró-preguiça).

Minha composteira quando eu tava fazendo a troca de andares.

Ter uma composteira

Ter uma composteira dá MUITO MENOS TRABALHO do que você pode imaginar. Aliás, dá menos do que não ter. Eu guardo os resíduos em um potinho na geladeira durante a semana e, uma vez por semana (normalmente no sábado que é dia de faxina), ponho as coisas na composteira. Não preciso sair do apartamento pra levar o lixo fora.

Compras em geral

Eu basicamente compro coisas quando eu preciso: uma coisa nova porque algo estragou, uma coisa que vou precisar, etc. O espaço mental que sobra na minha cabeça por causa disso é muito bom – e enorme. Eu desisto também de comprar coisas quando o descarte delas é difícil ou porque começo a pesquisar demais e acho muito poluente ou complicado (porque são fatores que eu considero antes de comprar).

Depilação

Antes eu usava cera e fazia quase sempre em casa usando aqueles refis de roll-on e gerava MUITO lixo: o refil que era um quadradinho de plástico duro com a cera e que ficava TODO SUJO + as tirinhas pra tirar a cera que eram feitas de TNT, que é sintético. Eu passei a usar um barbeador de metal inclusive pro buço (e não, não engrossa) que só precisa trocar a lâmina. Dura MUITO tempo cada lâmina e um kit de 3 custa uns 3 reais. Eu também tenho uma receita de cera no meu livro, mas acho mais prático o barbeador. Depois de uns anos eu comecei a fazer a depilação a laser em algumas áreas também, mas ainda uso o barbeador.

Recusar coisas

Recusar coisas é tipo um supertrunfo, porque você deixa de ter o trabalho de lidar com uma coisa que você não pensou se queria quando aceitou automaticamente como: panfleto, brinde, presente, comprovante de compra, sacolinha, sacola de loja etc. Você tá livre!

Menstruação

Eu uso coletor menstrual e assim, você tem um minutinho pra ouvir sua palavra? É mais prático que ficar trocando absorvente descartável. Gera menos lixo. Gasta menos. Não tem que ir comprar no mercado ou na farmácia. Dura anos.

Rotina de beleza

Cabelo: uso xampu e condicionador sólido e só. Simples, dura muito tempo e o cabelo tá lindo. Não pinto mais o cabelo ou uso outros tratamentos, logo deixo de gastar horas com esses processos.

Maquiagem: só uso o básico que é o que gosto. Tenho base, rímel, blush, tenho uns 3 ou 4 batons, 2 iluminadores, 2 sombras e 1 delineador. Só compro algo a mais quando o outro acaba, pra não gerar desperdício. 🙂 E eu também uso as coisas pra mais de uma função como o blush que uso como sombra também, o iluminador como sombra e como blush, a sombra marrom como contorno ou pra sobrancelha.

Skincare: apesar de achar várias coisas legais e ter diversas receitas no ebook de beleza, eu uso e faço só o mínimo possível no dia a dia, que é: hidratante e protetor solar pela manhã + hidratante de noite. Esfoliação eu costumo fazer sábado no banho depois da faxina, porque lembro.

Eu tenho um pouco mais de produtos pra essa parte de hidratação, porque minha pele é beeem seca e sensível, então preciso fazer umas 2 ou 3 camadas de produtos e alternar eles conforme as estações do ano (frio = mais produto, verão = menos). Mas, se desse, eu queria um produto só que fosse base hidratante & protetor ao mesmo tempo, sou bem preguiçosa nisso e acho que menos é mais.

Viajar e fazer malas

Como eu tenho menos coisas, eu faço mala muito mais rápido hoje em dia. Cabe tudo o que eu preciso, eu nunca mais despachei bagagem (nem quando viajei pra fora do Brasil por 19 dias incluindo dar uma palestra!). Pra quem é preguiçoso e gosta de ser prático, isso é muito bom!

***

Basicamente eu penso em: MENOS. Não só no lixo produzido, mas também na simplicidade, na praticidade, em ter menos trabalho, em gastar menos dinheiro. Não faz sentido pra mim buscar sustentabilidade consumindo mais, tendo mais coisas ou mais trabalho! Não é só o produto, mas também como a gente consome ele.

Algumas coisas vão dar trabalho até você se adaptar, claro, porque estamos mudando hábitos também. Mas conforme a gente vai mudando, vai vendo que depois sobra tempo.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *