Como descartar embalagens de cosméticos

Eu falo muito aqui de reduzir o lixo, mas a verdade é que a gente tem muita coisa ainda pra descartar. Por isso, comecei essa série de posts onde ensino o que aprendi ao longo desses tantos anos de pesquisa sobre como é o descarte de certos materiais – e em especial porque a gente tem que separar algumas coisas de outras (a cada artigo eu vou te explicando o porquê).

Por quê?

Pra começar, a gente precisa entender porque precisa de um post falando sobre isso. Você já deve ter reparado que as embalagens de cosméticos são muito variadas tanto em tipos de materiais usados (vidro, metal, plástico, espelhos, papel) quando formatos, tamanhos, composições, certo? É justamente por isso que é legal, em especial pras embalagens que misturam muitas dessas características encaminhar pra um local de coleta especial.

Quanto mais pequenas as embalagens, maior a chance dela não ser reciclada (isso vale pra todas). Quanto maior a quantidade de materiais que ela tiver, também. Porque não vai compensar para as pessoas que trabalham separando esse material passar um tempão separando pedacinhos que vão se perder, sabe?

Como fazer

Caso o produto tenha vencido e/ou estragado, o melhor é jogar no lixo comum o que sobrou. Para os produtos em creme ou mais sólidos, é só colocar no lixo mesmo.Para produtos líquidos, exceto os que são oleosos, você pode utilizar para outra função (nesse post dou algumas alternativas) como condicionador sendo usado como amaciante, xampu como sabonete OU descartar no ralo se não der para utilizar mais. Não descarte produtos à base de ou oleosos no ralo. Se forem óleo vegetais, você pode encaminhar para uma coleta de óleo usado. Caso tenha dúvidas, contate a marca para saber instruções mais precisas.

  1. Limpe os potinhos: se você usou até o fim o produto ou depois de descartar o restante do produto, passe um pouco de água com sabão para tirar o excesso e pronto. A embalagem não precisa ficar impecável, mas não ter resíduos que possam contaminar OUTROS materiais é importante.
  2. Mantenha as tampinhas: deixe as tampinhas nos potes para que o aproveitamento seja maior. Como eu comentei antes, pedaços pequenos costumam se perder ou não conseguirem ser reciclados por dificuldades do processo.
  3. Armazene em uma caixa ou lixeiro especial: eu gosto de deixar acumular as embalagens dos produtos em uma caixinha que deixo na área de serviço ou no banheiro. Assim, toda vez que um produto acaba, eu dou uma limpadinha na embalagem e coloco lá. Quando a caixa enche, eu me organizo e levo até um ponto de entrega.

Onde descartar

Opção 1: coleta seletiva

Pela coleta seletiva, você vai fazer o mesmo que com os outros resíduos recicláveis que você tem em casa: coloca as embalagens em sacos (de preferência, reutilize os sacos), coloca na rua ou no seu condomínio no dia da coleta seletiva e esse material vai ser triado e separado por uma associação de catadores e possivelmente reciclado. Esse é um caminho mais fácil pra gente como usuário, mas não necessariamente o melhor quando falamos de embalagens pequenas e difíceis de separar os materiais (que é justamente o caso das embalagens de cosméticos).

Opção 2: programas de logística reversa

Se você coletar suas embalagens e levar até um ponto de coleta especial, vai encurtar a cadeia e a quantidade de passos para esse material ir para a reciclagem. O que as marcas que têm esses pontos fazem é encaminhar diretamente para uma associação de catadores que vai fazer a separação por tipo e encaminhar para uma recicladora. A vantagem é que como esse material vai direto pra essa triagem, temos uma garantia maior que ele tá indo pro lugar pra onde deveria (a cadeia do lixo é bastante complexa).

Pra te ajudar, eu dei uma pesquisada e reuni algumas marcas que tem programas de logística reversa aqui no Brasil:

  • O Boticário: todas as lojas recebem, eles têm o programa Boti Recicla. Além disso outras marcas do grupo também recebem, pelo que pesquisei (Eudora, Quem Disse Berenice, O Boticário, Beautybox e Vult).
  • Lojas Renner: todas as lojas que possuem perfumaria também possuem um coletor de embalagens de cosméticos.
  • Natura: as marcas do grupo recebem embalagens delas próprias (The Body Shop, Avon, Natura, Aesop)
  • Mac: aceita apenas embalagens de produtos da própria marca e oferece um batom a cada 6 embalagens devolvidas.

Além disso, sempre gosto de pensar em reaproveitar as embalagens aqui em casa mesmo, evitando assim gerar lixo e esse custo ambiental do processo da reciclagem. Especialmente para embalagens de vidro, como as da foto. Você pode usar para produtos caseiros como o desodorante em creme, demaquilante, sérum facial.

Você já sabia dessas informações? Conhece algum PEV de entrega específica de embalagens de cosméticos que eu não citei nesse post? Compartilha aqui nos comentários então, por favor. 🙂

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ótimo post, eu costumo reaproveitar as embalagens de cosméticos, algumas embalagens pequenas podem ser reutilizadas como aquelas de kit viagem, para pôr cosméticos mesmo, uso também potinhos para guardar miudezas como miçangas, botões, pois faço artesanato. Enfim, há muitas utilidades.

  • Ótimo post, eu costumo reaproveitar as embalagens de cosméticos, algumas embalagens pequenas podem ser reutilizadas como aquelas de kit viagem, para pôr cosméticos mesmo, uso também potinhos para guardar miudezas como miçangas, botões, pois faço artesanato. Enfim, há muitas utilidades. No meu bairro não há nenhum PEV para cosméticos.

  • Cristal, muitos abrigos de animais recolhem as tampinhas plásticas, revendem e revertem a renda para cuidar dos animas! @abrigodowlad é um exemplo. O legal é aqui a gente consegue ter quase certeza que esse material será reciclado 🙂

  • Oi Cristal, as franquias da Natura não recebem as embalagens. Moro em Cascavel e fui informada que a coleta ocorre somente em Curitiba, por exemplo.