Receita pra fazer em casa: demaquilante natural bifásico

Eu não lavo meu rosto com sabonete há meses e, por mais estranho que possa parecer, minha pele está menos oleosa e menos ressecada. Excesso de limpeza sempre causa esses dois sintomas: efeito reboot e pele com aspecto muito oleoso OU ressecamento e pele áspera, sensível e que descama.

Você pode evitar o sabonete pra tirar a maquiagem se sua pele for muito sensível ou estiver muito ressecada e maltratada. Esse demaquilante natural bifásico é fácil de fazer, rende bastante e é muito eficaz. O importante é tirar a maquiagem da pele, pra ela poder respirar, mas isso não significa usar sabonete necessariamente. 😉

Você vai precisar de:

  • 15 ml de óleo vegetal (pode ser qualquer um da sua preferência)
  • 15 ml de gel de aloe vera (industrializado, usei o da marca Live Aloe)

Como fazer:

  • Coloque os dois ingredientes em um potinho (de preferência escuro) com válvula spray. Pronto!
  • Na hora de usar é só chacoalhar bem e passar com spray direto no rosto ou direto no seu disquinho de crochê. Esfregar até sair a maquiagem.
  • Essa quantidade rende bastante, apesar de parecer pouco. Use por 1-2 meses.

→ Ah, se você não tiver gel de aloe vera pode usar um óleo vegetal puro, como o óleo de coco. Esfregue bem o rosto pra maquiagem “derreter” e tire tudo com disquinhos reutilizáveis de crochê.

→ Você não precisa enxaguar nem lavar o rosto depois. Por ser um óleo vegetal, ele vai hidratar seu rosto durante a noite, olha que multifuncional! 🙂

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oi! Adorei, to há tempos procurando um demaquilante eficaz e natural. Vi esses dias com azeite de oliva, mas passei perto dos olhos e ardeu um pouco. Gel de aloe vera pode ser extraído da babosa naturalmente?

  • Meu rosto é aquele que se enche de espinhas quando uso maquiagem (tem uma ou outra mesmo naturalmente), e de fato percebi que aqueles sabonetes anti-cravos parece que pioram a pele. Amei essa ideia, principalmente da parte do disquinho de crochê, já que sei e adoro crochear 😀
    Vou testar!

  • Eu aderi à cosmética natural para cuidar do corpo, cabelo e rosto porque além da ausência de químicas nocivas, o resultado é melhor em vários aspectos. Mas considero temerário esse conselho de não lavar a pele. A sujeira que o demaquilante removeu, por exemplo, tá toda na superfície da pele. Claro que tem que lavar.

  • gata, ia perguntar também sobre usar o gel da babosa – fiquei em dúvida se a indicação do industrializado é porque o natural poderia estragar muito rápido 🙂

  • Cristal, eu tbm queria saber se o gel de aloe vera pode ser tirado da própria babosa.. comprei uma folha hoje na feira e queria saber se posso fazer com ela! 🙂

  • A maquiagem não está mais na pele, pra isso que serve o demaquilante – e também a remoção física com o algodão/disquinho de crochê. 🙂 Por isso é importante tirar direitinho a maquiagem, mas não tem necessidade real de lavar com sabonete depois disso.
    Num post mais recente eu conto que não uso sabonete no rosto e minha pele tá ótima 😉

  • Olá, Cristal. Boa tarde! O que mais você faz com essa Aloe Vera industrializada? Estou perguntando pq o frasco vem com 210 ml. Eu não queria comprar para usar só 15ml. Obrigada!!

  • Oi, Cristal! Estou há alguns meses pesquisando sobre cosméticos orgânicos e estou pirando, porque são muitas informações, para muitos tipos de pele! Comprei alguns produtos, mas nem comecei a utilizar ainda porque cada um fala pra usar de um jeito diferente, em uma ordem diferente (e até então, eu nunca havia comprado cosméticos para tratamento do rosto, era só lavar e secar com sabonete mesmo). Mas o que eu gostaria de perguntar é: eu vejo muitas blogueiras falando sobre retirar maquiagem com óleo vegetal, mas minha maquiagem não é orgânica. Ele vai funcionar mesmo assim? Mesmo em rímel à prova d'água?

  • Não obtive resposta, mas fiz o teste com óleo de coco palmiste da Lazlo e fiquei super feliz em saber que ele tirou tudinho, até o rímel à prova d'água!! Antes eu usava um demaquilante bifásico da Boticário super forte, ressecava demais a pele. Estou super feliz com a descoberta. Estou com algumas poucas espinhas, mas ainda não sei se foi o uso do óleo (não uso maquiagem todos os dias) ou se foi minha alimentação associada à TPM. Acho que é a segunda opção. Apenas quis comentar para alguém que esteja lendo e por acaso tenha a mesma dúvida que eu. Na próxima, vou tentar com óleo de amêndoas.

  • Ola Cristal, tudo bem? Gostei bastante do post e queria saber se vc recomenda algum outro oleo não comedogenico. O de melaleuca seria apropriado?

    • Oi, Cristina. Você pode usar nessa receita qualquer óleo VEGETAL. Mas não óleos ESSENCIAIS. O de melaleuca é essencial e precisa sempre ser usado diluído em óleos vegetais. Além do mais, para demaquilante e para usar nos olhos é bem perigoso.

  • Mulheeeer que blog incrível. Eu já ia comprar um sabonete de glicerina pra lavar o rosto, mas dps desse post e do post sobre sabonete eu vou é comprar um óleo vegetal puro! Valeu pelo conteúdo, são de coisas naturais q a gente precisa