Sobre

Oi, eu sou a Cristal Muniz e essa é a história do Uma Vida Sem Lixo

Meu nome é Cristal Muniz, tenho 27 anos e sou formada em design gráfico. Mas você está aqui porque eu decidi parar de produzir lixo em 2014. Quis tentar esse desafio depois de ler que a Lauren, do blog Trash is for Tossers, estava vivendo uma vida lixo zero e me encantei.

Criei o blog que antes chamava Um Ano Sem Lixo porque fiz uma brincadeira com o blog Um Ano Sem Zara, que a Jojo ficou um ano sem comprar roupas e lá fui eu desbravar um mundo com menos desperdício.

Viver uma vida lixo zero significa evitar todo desperdício possível, seja ele em resíduos que não podem ser reciclados, em compras que não usamos, em recursos novos para coisas que jogamos fora em segundos e até para produtos recicláveis mas que são difíceis de lidar.

Sempre fui uma criança preocupada com meu impacto no mundo. Em casa, sempre separamos o lixo pra reciclagem e jogamos o orgânico num cantinho do quintal pra virar adubo. Sempre usei tudo até o final, cuidei das minhas coisas, valorizei os objetos, preferi coisas usadas e consertei o que estragou. Muito disso foi por não ter dinheiro pra esbanjar, mas também porque me incomodava o desperdício.

Foi só quando fui morar sozinha que percebi quanto lixo desnecessário eu produzia o tempo todo só por viver. Eu precisava comer, tomar banho, limpar a casa, mas será que precisava de um montão de produtos e embalagens pra isso? O movimento lixo zero me mostrou que não.

Desde então já foram mais de 3 milhões de acessos no blog, dezenas de receitas ensinando produtos de limpeza ou cosméticos fáceis e eficazes de fazer, um livro e dois ebooks independentes, virei inspiração pra muita gente criar seus projetos e reduzir seus resíduos, prêmios e muitas pessoas impactadas. Hoje eu falo pra mais de 250 mil pessoas todos os dias no Instagram, Facebook, Youtube e Twitter. E aqui também, claro!

Minha meta é zerar o lixo que precisa ir pro aterro sanitário, aquele que a gente diz que não pode reciclar. Por isso, evito sempre que possível consumir coisas que tenham materiais não recicláveis. Também tento produzir zero lixo reciclável, porque sei que o percentual de lixo que é efetivamente reciclado no país é muito pequeno. O lixo orgânico vira adubo aqui em casa, porque tenho uma composteira.

  • Quer saber por onde começar uma vida com menos lixo? Clica aqui.
  • Ficou com dúvidas sobre como eu faço com a camisinha, o papel higiênico ou com o lixo sem sacolinha de mercado? Espia aqui.
  • Quer trabalhar comigo? Me manda uma mensagem aqui.

Prêmios

  • Em 2018, ganhei o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria Meio Ambiente por meu trabalho com o blog.
  • Em 2018 o blog ganhou o 1º prêmio Lixo Zero, organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, na categoria estilo de vida.