FAQ

Principais dúvidas do Uma Vida Sem Lixo

O que significa ser lixo zero?

Significa que eu não quero mais produzir nenhum desperdício, ou seja, nenhum tipo de lixo que não possa ser reciclado. Não quero precisar enviar mais nenhum resíduo para os aterros sanitários. Me esforço para que meus resíduos sejam totalmente recicláveis (sejam os papeis, vidros, metais e plásticos ou sejam os compostos orgânicos que podem virar adubo) e, mesmo assim, que eles sejam mínimos e somente os necessários.
O movimento lixo zero prevê as ações nessa ordem:

Recusar > Reduzir > Reutilizar > Reciclar > Compostar

Como descartar meus lixos se eu recuso a sacolinha do mercado?

1. Para os resíduos recicláveis você pode descartar em uma caixinha de papelão; direto no lixeiro se seu condomínio tiver aqueles contentores grandes já com saco; direto separado em Pontos de Entrega Voluntária como supermercados e outras instituições. Verifique a política de descarte do seu condomínio e cidade antes. Se não tem coleta seletiva na sua cidade, leia este post e saiba como descartar esse lixo corretamente.

2. Para os resíduos orgânicos: eu recomendo que você tenha uma composteira. Veja os posts aqui de como fazer, é bem fácil.

3. Para os resíduos do banheiro utilize saquinhos de papel, como os de pão da padaria para evitar os de plástico. Se você tiver, também pode ser uma boa opção usar os saquinhos de plástico biodegradável (feito de fibras naturais).

E o papel higiênico?

Evito ao máximo usar em casa. Como assim? Escrevi sobre neste post. Uso ducha higiênica + toalhinhas. Na rua não tem o que fazer, tem que usar o papel. 🙂

E a camisinha?

Tem que usar! É o único método que protege de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez, então precisamos usar e nos prevenir. Mas não tem jeito de reciclar ou reaproveitar, vai pro lixo comum e pro aterro sanitário porque é um resíduo tipo rejeito.

E o fio dental?

Por enquanto não existe no Brasil uma opção biodegradável do fio dental, por isso continuo usando o feito de plástico. Já existem opções compostáveis fora do Brasil, então acho que não deve demorar muito para chegar aqui.

E esmalte, como faz para tirar sem produzir lixo?

Não faz. Eu parei de usar esmalte desde o comecinho do projeto porque tudo o que envolve pintar as unhas gera muito, muito lixo. Falo mais nesse post.

Você não vai mais comprar nada que tenha ou venha em embalagem?

Eu ainda vou comprar alguns produtos que tenham embalagem se eu só achar essa opção. O que eu quero é evitar ao máximo de comprar embalagens. Pra isso, reduzi o número de produtos de limpeza em casa, faço compras a granel ou em feiras e compro menos de um modo geral.

Você vai usar maquiagem e cosméticos?

Sim, eu uso cosméticos naturais e tento sempre fazer os meus próprios. Uso tudo até o final, um de cada vez e procuro descartar corretamente as embalagens.

Como você faz quando precisa comer fora de casa?

Eu levo algumas coisas na bolsa, como: copinho retrátil, talheres, hashi, guardanapo de pano e assim uso minhas coisas e evito as embalagens na rua. 🙂 Você pode ver mais posts sobre na hashtag #kitlixozero.