Qual o melhor jeito de separar o lixo e qual o melhor jeito de encaminhar ele pra fora da sua casa de forma que garanta que ele vai ser reaproveitado? Ainda que eu fale aqui o tempo todo de como reduzir os resíduos, eu sei que a gente ainda produz algum lixo. Esse post é pra te explicar como eu sugiro que você faça a separação e o descarte (porque eu percebi que nunca fiz um post assim nesses anos todos, que coisa louca).
Pra começar eu queria que você, a partir de agora, pensasse no lixo em três grandes grupos: reciclável seco, reciclável molhado e rejeito. Deixa eu te explicar porque assim é melhor do que o lixo comum X lixo reciclável que a gente aprende.
Quando a gente pensa no lixo reciclável, tudo bem, a gente sabe que são embalagens e que, separando e encaminhando certinho, eles devem ser reciclados. Mas se TODO O RESTO entra em um lixeiro só, o da coleta comum, a gente deixa de pensar que a maior parte do que produzimos pode ser reaproveitado. No lixo comum a gente mistura o que não tem mesmo o que fazer (o rejeito) com o resíduo que tem a maior biodegradabilidade que são os resíduos orgânicos de comida.
Isso é ruim porque quase metade do resíduo que produzimos em casa é o resíduo orgânico (restos de comida) e quando a gente manda isso pra um aterro a gente cria muita poluição com os gases emitidos (metano que é 23x mais poluente que o CO2), ocupa um espaço imenso de terro, atrai bichos, gera mau cheiro e ainda gasta combustível pra levar esse resíduo até lá. Só que esse resíduo vira adubo bem fácil se a gente fizer a compostagem, sem gerar nenhuma dessas poluições.
Por isso minha sugestão é que você passe a separar assim:
Resíduo reciclável seco
Esse grupo segue bem parecido porque seguem as mesmas coisas: os recicláveis. Esse resíduo é aquele limpo que a gente pode acumular em casa que não vai ter problema nenhum e encaminha pra coleta seletiva. São em geral embalagens de papel ou plástico que podem entrar no ciclo na reciclagem e a gente precisa encaminhar certinho além de separar em casa, senão elas não serão recicladas.
O que entra aqui
Tudo o que for limpo e de papel, plástico, metal e vidro. Embalagens, revistas, panfletos, papelão, latinhas de alumínio, panelas sem cabo de plástico, tampas plásticas, embalagens plásticas de cosméticos, utensílios como copos, sacolas, etc.
Como descartar da melhor forma
Reaproveite sacolas grandes caso você compre algo que precise assim (ração de 10kg, arroz 5kg) ou pegue caixas de papelão em mercados. Se você tem coleta seletiva, veja as regras com a sua prefeitura. Se não, tem esse post onde dou dicas.
Se você tem dúvidas sobre o que pode e o que não poder ser reciclado, eu tenho um .pdf lá do meu livro com essa lista que você pode salvar no celular ou imprimir e colar na geladeira.
Resíduo reciclável molhado
Ao invés de chamar de lixo comum ou lixo orgânico, aqui a gente vai pensar nos resíduos orgânicos como recicláveis. Porque eles são, mas a gente trata como não. Todos os resíduos de comida, cascas de frutas, resíduos de legumes que a gente não come, restinhos de comidas que estragaram, sementes e etc. Ao invés de mandar esse resíduo pra um aterro sanitário, a melhor opção é a compostagem. Você trata dele em casa e ele se transforma (ou é reciclado em) adubo pra voltar pra terra sem gerar poluição.
O que entra aqui
Resíduos orgânicos de alimentos.
Como descartar da melhor forma
Use uma composteira (o mais fácil) OU use sacos biodegradáveis de bioplástico (aquele que não é feito de petróleo) OU contratar uma empresa que faça a compostagem pra você.
Rejeito
O resíduo tipo rejeito é o verdadeiro lixo, porque são os resíduos que não conseguimos reciclar nem compostar. Esse resíduo corresponde a cerca de 10% só da produção de uma casa, mas a gente costuma misturar ele com o resíduo orgânico e mandar pros aterros.
O que entra aqui
Sujeira do aspirador, papel higiênico, fraldas descartáveis, camisinha, absorventes, embalagens sujas ou muito contaminadas seja de comida seja de outros produtos como tintas, esmaltes, cosméticos.
Como descartar
Use embalagens de papel como as de pão OU faça uma dobradura com jornal para forrar o lixeiro. Esse é o resíduo que vai pra coleta comum.
Olá bacana e que tenham mais iniciativas assim em outros blogs, na nossa casa desde que começamos a fazer a separação, notamos que o lixo que efetivamente precisamos mandar para a coleta é muito pouco. A grande maioria é de resíduos sólidos secos, e olha que procuramos reaproveitar embalagens sempre que possível. Como temos um lote de tamanho razoável, fiz uma composteira e uma vez por semana cascas de frutas e descartes de alimentos vão para lá, menos cozidos, cozemos só o que vamos comer.
O proximo passo é passarmos a classificar os recicláveis para um encaminhamento mais eficiente.
Cristal
Parabenizou pelo post. Tenho uma dúvida: pode queimar o lixo rejeito ? Realizo a coleta seletiva e o rejeito, queimo. Mas, fico com dúvidas se isso traz algum malefício ao meio ambiente? Grata! Thaís
Thaís, não é recomendado queimar o lixo. Só se fosse parte de algum processo que já acontece, como uma churrasqueira. Mas plásticos, por exemplo, liberam gases SUPER tóxicos quando queimados que fazem mal pras pessoas e pro meio ambiente. Melhor descartar mesmo.