Como está sendo usar xampu sólido natural

Quando eu pensei em começar o Um Ano Sem Lixo, uma das primeiras preocupações foram os cosméticos. Como eu ia continuar me maquiando, cuidando do meu cabelo e todos os etc em questão. Como eu disse nesse texto sobre beleza natural & feminismo, mudei muito de lá pra cá. Antes era uma coisa imprescindível pra que eu me sentisse bem, estar maquiada. Foi por esse campo que eu comecei minhas buscas de substitutos naturais e/ou sem lixo.

Metadinhas das barrinhas de xampu que usei da Fefa Pimenta

Como meu cabelo era antes

Antes de tudo, meu cabelo era eternamente oleoso. De ficar feio antes do fim do dia e tudo. Por isso sempre precisei tomar banho de manhã pra ficar com uma “aparência limpa” durante o dia. Tem a neura aqui também, então talvez fosse menos pior. Mas o que eu lembro era de ter de lavar impreterivelmente to-dos os dias.

E além disso, meu cabelo era ao mesmo tempo tão ressecado que eu usava um creme de tratamento como condicionador diário. Fazia quase um ano que eu usava ele, mas o cabelo tava sempre seco da metade pra baixo e oleoso da metade pra cima.

Os xampus sólidos da Lush

Aí eu descobri os xampus sólidos. Achei sensacional porque evitavam a embalagem e duravam meses. Eu usava um xampu sólido da Lush até descobrir que os xampus deles não são naturais. Mas eu só descobri isso depois de uns meses, quando comecei a entender o que eram os ingredientes dos cosméticos e por que eles importavam tanto quanto a embalagem. Os xampus da Lush tem Lauril Sulfato de Sódio, um detergente poderosíssimo e considerado alergênico e irritante para pele e cabelos (aqui). Além de ter Parfum, que pode conter até 3.000 substâncias químicas diferentes entre outros problemas, clica aqui pra ler mais. E corantes sintéticos! Resumindo: não é natural.

Mas, nesse meio tempo, meu cabelo já tinha mudado. Ainda precisava lavar todos os dias, mas já não precisava de tanto condicionador. Só o xampu bastava. Como ele tem sulfato, ele lava super bem (até demais rs) e faz espuma muito rápido, então eu esfregava muito, mas muito pouco mesmo, porque como ele é caríssimo, queria que durasse meses. He! Acho que isso ajudou a ele limpar meu cabelo, mas não agredir tanto apesar de ter sulfatos.

Os xampus sólidos realmente naturais

Comecei usando um xampu sólido de maracujá e cedro fim do ano passado. É uma barrinha pra cabelos oleosos e ótima pra quem vai começar a usar os naturais, palavra da Fefa que me deu. Ficou bom, mas diferente na textura nos primeiros dias. Depois começou a ficar horrível. Cabelo pegajoso, grudento, parecia que ficava sujo, empapado. Eu já tinha lido que isso podia acontecer, mas como eu usava só o xampu da Lush havia mais de um ano, achei que não ia ter tantos problemas. Isso porque o principal problema de trocar pra um xampu natural assim do nada são os óleos minerais e parafinas que os condicionadores convencionais têm e que xampus sem sulfato não conseguem limpar dos fios. Por isso, se você está pensando em usar um xampu natural, precisa começar parando com o condicionador.

Tentei enxágues de vinagre, mas meu cabelo não tava muito legal ainda. Vi nesse post da própria Fefa que ela separava o cabelo em quatro partes e esfregava o xampu até fazer bastante espuma. Comecei a fazer isso e tudo mudou. Percebi que, pelo menos com esses xampus naturais SEM sulfato, precisava de muito mais xampu pra conseguir o efeito de limpeza. Como ele é muito menos agressivo, é mais ou menos essa lógica mesmo. 🙂

Comecei a deixar um potinho com vinagre diluído com um spray no box e passo um pouco no enxágue umas 2 ou 3 vezes na semana. Depende da textura do cabelo, mas tento não usar muito porque senão fica ruim também. Uso ele pra deixar o cabelo mais soltinho e brilhante. 🙂

Comecei a usar outra barrinha (eu corto no meio as barrinhas de 100g ou mais, pra durar mais tempo), dessa vez com o xampu de bacuri anis e gergelim, que a Fefa tinha dito que era o preferido dela da vez. Achei que pudesse ficar ruim, porque ele não é pra cabelos oleosos – como eu sempre achei que o meu era. Mas tá tudo ótimo! Cabelo brilhante, soltinho, cachos bonitos e felizes. Inclusive, estou experimentando um efeito muito louco (hehe) que é não precisar nem de condicionador nem lavar os cabelos todos os dias como antes eu precisava.

Isso acontece porque a limpeza acontece, mas é mais suave. Então o cabelo não produz um monte de óleo pra repor o que a limpeza agressiva tirou (tinha que lavar todos os dias com o xampu da Lush, blame the sulfatos!). Assim ele não fica oleoso da noite pro dia, ele fica 2 ou 3 dias com uma aparência linda. E o condicionador eu não uso porque eu tenho um cabelo curto e fino, a oleosidade do couro cabeludo é suficiente pra hidratar meus fios.

Cada metade dessas tem cerca de 60g e dura uns 2 meses, depende quanto cabelo você tem 🙂

Dicas pra quem quer começar a usar xampus naturais

  • Tem esse post aqui no blog com uma listona de marcas pelo Brasil todo que fazem xampus artesanais e naturais.
  • Pare primeiro com o condicionador. Depois com o xampu convencional.
  • O xampu da Lush pode ser uma opção legal pra transição entre o convencional e o natural. Como ele é em barra, você já se habitua a essa nova lógica e como ele tem sulfato, vai garantir que não ficou nenhum óleo mineral, parafina líquida ou outra tranqueira desse tipo nos fios. 🙂 Mas é dispensável também, se você não tiver a grana.
  • Divida o cabelo em quatro partes, esfregue a barrinha (ou faça espuma na mão e esfregue a espuma) em cada uma delas, até o cabelo estar super cheio (mesmo) de espuma pra garantir que ele vai ficar bem limpo.
  • Faça um enxágue a cada 2 dias ou uma semana com vinagre de maçã, usando 1 colher de sopa pra 1 copo de água. Isso vai deixar o cabelo mais solto e brilhante.
  • Se seu cabelo precisar de hidratação extra, você pode passar um pouquinho óleo de coco nas pontas antes de dormir e lavar normalmente no dia seguinte. Ou usar um condicionador natural como os da Ewé.
  • Não desista! 😉

Pra ler mais:

_ rotina natural & sem lixo de cuidados para o cabelo (eu falo de outros jeitos de lavar o cabelo)
_ guia definitivo de sabonetes e xampus sólidos naturais pra comprar online
_ guia pra fazer a transição pra xampus naturais, na Nyle do Lookaholic

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Dica: procurem por "no poo" e leiam um pouco sobre pra entender porque não pode usar condicionadores normais (: Ah, e chás (camomila, alecrim, hortelã…) são ótimos como ultimo enxague, pra quem não gosta do cheiro de vinagre como eu (eca).

  • Oi, Cristal!
    Primeiro eu queria te dizer que você é um sonho. Sério mesmo, estou me inspirando bastante em você.

    E agora um desabafo: meu cabelo é um drama! Ele é cacheado, então a possibilidade dele ressecar é muuuuito maior. Eu faço low pow (estou conseguindo usar produtos veganos) e meu cabelo ainda não se adaptou totalmente, muito seco por mais que eu use o óleo de coco (que é um santo para tudo). E meu objetivo é usar apenas produtos naturais no cabelo, não tá fácil, mas vamos que vamos!

  • Oxe, obrigada! ❤️

    Você já viu alguns condicionadores mais naturais? Talvez você precise fazer o cowash ou lavar só o couro cabeludo com o xampu! E tem máscaras naturais com frutas, mel, babosa também.

  • O meu maior problema são os leave-in. Meu cabelo é cacheado/crespo e infelizmente só o xampu e óleos naturais não dão conta. Eu acho todo essa proposta muito linda, mas nunca conheci ninguém com o cabelo igual ao meu que só use produtos naturais. Mesmo assim amo o seu blog, parabéns pelo trabalho que você faz!

  • Cristal, sua fofa, quando eu crescer quero ser igual a você! 🙂

    Eu já faço low poo há quase um ano. No caso eu apenas precisaria trocar o shampoo de low poo pelo shampoo em barra? Ou preciso começar a usar condicionador/cowash/produtos pra finalização permitidos apenas para NO poo?

    Obrigada. <3

  • Tentei usar shampoo sólido natural uma vez, e meu cabelo ficou super estranho. Ele ficou pegajoso e grudado na raiz onde eu esfregava a barra, mesmo depois de enxaguar bem. Vou tentar de novo dessa forma que você explicou. Talvez se eu passar na mão no lugar de esfregar a barra no couro cabeludo também ajude. Muito obrigada!!!

  • Que querideza! <3

    NENHUM produto pode ter parafina líquida, petrolatos, mineral oil. Se não me engano, os produtos liberados pra no poo são livres dessas coisas. 😉 Mas acho que se vc tá faz um ano no no poo, não vai ter problema. 🙂

  • Oi Cristal! Estou fazendo o low poo vegano há algum tempo, conheci os meus cachos e estou amando. Qual a diferença de usar produtos dessa técnica e o xampu sólido?

  • Pode ser muuuitos fatores, inclusive o cabelo se adaptando ainda. Pelo que vejo, todo mundo passa por essa fase pegajosa até ficar tudo ótimo mesmo, rs. Não desiste e tenta essas dicas que falei no post, deve ajudar. 🙂

  • Estou usando shampoo sólido (bacuri anis e gergelim da Fefa pimenta) há um mês, desde o dia 27 de dezembro. Na primeira semana meu cabelo ficou horrível, extremamente oleoso (empapado de óleo) porque eu usava apenas a espuma do shampoo (fazia espuma nas mãos e passava). Daí em diante resolvi passar o shampoo na cabeça e fez muito mais espuma, pronto, resolveu o problema, meu cabelo não ficou mais oleoso! Cerca de uma vez por semana uso o condicionador de açaí da arte dos aromas, mas já usei vinagre de maçã diluído em água e deu super certo, quando acabar o condicionador vou usar o vinagre uma vez por semana. Meu cabelo é fino e liso, sempre foi bastante oleoso na raiz (não é tingido), mas depois que passei a usar o shampoo sólido desta forma não está oleoso e está mais "denso", mais pesado. Estou adorando!

  • Querida, tu ja ouviu falar de no e low poo? Da uma lida, tem td a ver com esse post. Nao é que tenham de parar com o condicionador somente, mas com OS CONDICIONADORES COM PETROLATOS E SILICONES INSOLUVEIS EM AGUA.
    Estes sim causam sensacao de cabelo nao limpo. Os liberados nesta categoria a estao a venda por variadas marcas no mercado.

  • Cristaal, você tem algo pra comentar sobre o uso das argilas como shampoo. Vi que vc falou delas pra espinha, mas ja vi em alguns lugares sobre o uso delas pra cabelo. queria saber sua opinião

  • Cristal, encontrei seu blog a pouco tempo e estou adorando. Tentei usar o shampoo em barra a um ano atrás mas ficou desse jeito q vc descreveu, pegajoso, grudento, então acabei desistindo. Quanto tempo demorou para passar dessa fase para vc?

  • Olá! Estou tentando migrar para o xampu sólido, mas meu cabelo fica tão feio que eu acabo desistindo. Esse post me ajudou a decidir tentar novamente! Só tenho uma dúvida. Na minha rotinha normal eu passo xampu duas vezes, isso também é necessário com o xampu sólido?

  • Depende muito do seu cabelo, na verdade! Eu lavo 2x quando meu cabelo fica meio oleoso depois da 1ª lavagem. Aí esfrego bem a barrinha onde senti que o cabelo tá meio sujo. Pra mim o segredo é esfregar muito bem e não deixar cair água pra ficar com bastante espuma, que aí o xampu lava bem e não fica aquele aspecto grudento. Por mais que o cabelo pareça meio duro enquaaanto tu tá lavando haha Tem que ir percebendo, não tem jeito. 🙂

  • Oi, Cristal. Obrigada pelo post! Eu não entendi só uma coisa: como faz pra parar de usar o condicionador e ficar só com o shampoo? Usa vinagre na transição?

  • Oi Cris! por favor, poderias me passar o teu passo-a-passo do shampoo de babosa? Tenho a babosa em casa e quero muito largar os shampoos tradicionais.

  • Meu cabelo é cacheado, volumoso e seco. Consigo substituir qualquer coisa, exceto o creme de pentear. Já tentei gel natural, óleos e nada funciona. Até daria, mas teria que finalizar todos os dias, o que não é nada prático. Usando creme de pentear posso lavar o cabelo apenas duas vezes na semana. Esse shampoo natural é suficiente para limpar os resíduos do creme de pentear? Só utilizo os veganos e liberados pra no poo.

  • oi, comecei a usar xampu natural. Primeiro passei uns 2 meses sem condicionador, mas ainda usando xampu normal, pois estava esperando o meu acabar. Quando acabou, comprei o xampu sólido de pitanga da Cativa Natureza e como condicionador segui a sua dica de vinagre de maçã, já estou com 3 semanas, porém acho que o meu cabelo ainda não se adaptou bem. As vezes ele fica com aspecto sujo, e a raiz começa a ficar oleosa logo. Antes eu passava uns 2 dias sem lavar, agora só consigo passar 1. O cabelo não fica soltinho, fica tipo pesado e grudento. Você tem alguma dica pra me ajudar? Não quero desistir 🙁

  • Também estou com esse problema. Fico pensando e não sei como as pessoas conseguem usar esse shampoo em barra natural. Meu cabelo fica mega emplastado com aspecto de molhado, horrível. EStou tentado usar a uma semana só, o da Fefa Pimenta. Será que tenho que insistir mais? Cristal ajuda a gente! Bjss

  • Para de usar o convencional e fica sem; ou para de usar o convencional quando acabar e compra um natural; ou para de usar e faz uns enxagues de vinagre. Tem vários opções, depende o que você precisa/quer 😉

  • Sim, tem que insistir mais. Também dá pra fazer o que falei no post: lavar melhor, lavar 2x, fazer enxague com vinagre, dá pra usar um amido na raiz pra absorver a oleosidade pro aspecto ficar melhor e esperar que o cabelo e o couro cabeludo estão aprendendo a ficar sem o xampu com sulfatos se adaptem. Não tem jeito. Não é mágica nem dum dia pro outro.
    Eu usei esse xampu da cativa e achei bem ruim pro meu cabelo, também depende da composição do próprio xampu que você escolheu. O meu fica perfeito com esse de bacuri e anis da fefa, por exemplo. 🙂

  • Esse creme não pode ter nada de silicone, plastificantes ou óleos minerais. Se for assim, tudo bem. 🙂
    Eu uso um condicionador natural da Ewé mas eu não passo no banho e enxáguo, eu passo depois do banho pra economizar no produto. Acho que você pode fazer isso por aí: usar um condicionador natural depois do banho como creme pra pentear! 😀

  • Oi, Cristal! Mto feliz em aparecer esse artigo pra eu ler de novo. Há uns 8 meses eu me deparei com esse mesmo artigo. Tinha acabado de cortar o cabelo e comecei a ter coceiras na nuca. Decidi dar um voto de confiança e comprei o shampoo sólido da Fefa. Meu couro cabeludo voltou ao normal e nunca mais larguei o shampoo sólido. Não há necessidade de condicionador, uso um óleo natural pra finalizar. Meus cabelos estão macios e a oleosidade exagerada sumiu. A partir disso, minha relação com cosméticos mudou. Deixei de usar mta coisa e adotar idéias que não produzissem lixo e que fizessem bem ao meu corpo. 🙂 Queria agradecer vc pelo trabalho com o blog e seus esforços para melhorar as coisas em volta de você! Você me inspira as minhas escolhas para tentar melhorar o mundo! Beijão!

  • Há, aproximadamente, sete anos eu mesma faço todos os meus cosméticos e produtos de higiene. A exceção é para o sabonete, que dá muito trabalho fazer (apesar de que já fiz duas vezes) e acabo comprando, sempre os "free-tudo"…rs Para o meu cabelo (cacheado, com volume e muito ressecado) o único xampu que uso (uma vez por semana) é o infantil chega de lágrimas, da Johnson, para cabelos cacheados. Nas outras duas vezes na semana em que lavo o cabelo é com vinagre de maçã e água. Os xampus naturais em barra ressecam demais! Já usei três marcas diferentes e o resultado não é bom. Além disso, uso gel e creme para pentear da tô de cacho (revezo com produtinhos que eu mesma faço, como óleo e manteiga vegetais, spray ativador de cachos) e muito (muuuiiito) óleo de coco, no cabelo todo, duas vezes na semana pelo menos. O mais importante é ir testando até encontrar o produto que se adapte melhor ao cabelo, porque cada cabelo é um universo próprio…rs

  • Oi, Cacau! Os xampus em barra não ressecam demais os cabelos, muito pelo contrário. Eles possuem uma limpeza suave. Normalmente quem passa a usar esses xampus para de usar condicionador! O que pode ter acontecido contigo é que faltou extra hidratação por seu cabelo ser cacheado e, portanto, ter os fios mais ressecados naturalmente.
    Só um alerta: o xampu Johnson não é natural e tem na sua composição vários ingredientes com notas bem ruins no site Skin Deep do EWG, que uso como vaso.

  • Oi Cristal! Já usei o shampoo sólido em algumas ocasiões. Algumas foram boas e outras nem tanto. Estou usando há um ano uma da phytoervas liberado para low poo, mas estou pensando em tentar novamente os sólidos justamente por causa das embalagens. Mas minha dúvida, na verdade, é sobre o spray de vinagre de maçã. Você usa no cabelo todo, inclusive raiz? Ou somente nas pontas? beijão

  • Você conhece a marca Cativa, de curitiba? Eu estou usando o xampu sólido deles pela primeira vez (primeira vez com xampu sólido) e percebi que tem me dado coceira no couro cabeludo 🙁 quando fui comprar tentei identificar os principais tóxicos geralmente nos cosméticos e não encontrei nengum, mas não sei dizer se é mesmo natural. Enfim, até aqui não percebi mudanças no meu cabelo, fica bem! O único problema tem sido essa coceirinha e não saber o motivo, me preocupa ter alergia a algum componente.

  • Oi Cristal! Obrigada pelas dicas do post. Comecei a usar o xampu sólido da Tropica Botanica por causa do seus post, nunca tinha usado antes. Só fiquei com uma dúvida. Depois do enxágue de vinagre você chega a passar os fios na "água pura" de novo para tirar o vinagre ou não, deixa secar com ele mesmo?

  • Oi Cristal, te conheci pelo canal da Jout Jout e comecei a ler seu blog desde então e agora eu tô ainda mais inspirada a mudar meus hábitos pra o consumo de produtos mais naturais e diminuir meu lixo. Quero até comprar uma composteira quando virar o mês e fazer algumas receitas como o puc e o desodorante e introduzir logo o xampu sólido natural na minha vida (que eu já tava pensando em comprar o da lush antes de ler esse post) (:

    Então, sobre o enxágue com vinagre, é pra passar em todo o cabelo desde o couro cabeludo ou só no comprimento?

    Obrigada e um beijo

  • Oi, Cristal
    To usando um shampoo da tropica botanica pra cabelos oleosos, mas ressecou demais, ta horrivel para pentear. O vinagre diluido passa no comprimento ou na raiz tb ?

  • Cristal, está acontecendo comigo algo parecido, meu cabelo está bem pesado e com aspecto de sujo, oleoso tambem. Mas não desistirei. Por enquanto estou só passando vinagre de maca e bicarbonato de sódio uma vez ou outra. Já estava me planejando para comprar o xampu solido e parece que voce leu meus pensamentos quando você postou no insta sobre o xampu. Vou seguir suas dicas. Muito grata.
    Beijos

  • Olá, estou tentando usar o shampoo sólido mas meu cabelo está ficando ensebado. Meu cabelo é oleoso e tipo 2abc. Será que é porque lavo todos os dias ee us secador?

  • Muito obrigada pelas dicas, mudei há 1 mês pro shampoo sólido e estava desesperada o cabelo está ficando nojento de tão oleoso, e ele nunca foi assim. Vou tentar as dicas e seguir firme. Obrigada

  • Olá, quem já faz low poo há bastante tempo, não usando nada de sulfato e nada de condicionadores, máscaras e cremes de pentear que tenham produtos proibidos, acredito que não vai dar efeito de "sebosidade", quero comprar os shampoos da Fefa, só estou aguardando reposição na loja, que parece que vai acontecer a partir do dia 21 de janeiro.

  • Nathalia! Meu cabelo é cacheado e super grosso e seco e estou conseguindo me livrar dos xampus tradicionais , condicionadores e leave in! Faço os xampus sólidos e condicionadores e ainda estou ka fase de desenvolveu o leave in natural . Enquanto não sai do.projeto, faço com linhaça e óleos. Minha marca é ApisFlor. Me chama!

    Estou no facebook

  • Olá, comprei um shampoo sólido da Cauli e o condicionador sólido também d Lilhith botica , uma pergunta . Posso utilizar o Óleo de Coco como reparador de pontas ? Pois no dia que eu lavo o cabelo fica maravilhoso , mas no dia seguinte fica com um aspecto um pouco espigado e ressecado e fica difícil de deixar ele solto.

  • Olá, Crís.
    Estou usando o shampoo solido da unevie a uma semana, meu cabelo está terrível, áspero, duro e ressecado 🙁 . Pensei que iria me adaptar bem visto que tenho o cabelo virgem.
    Vou tentar por mais 3 semanas.
    Teria alguma outra marca para indicar?
    Desde já agradeço.

  • O xampu é um problema para mim e meu cabelo não se adapta ao sólido. Tento e tento e o resultado é um cabelo “grudento”, “seboso”, etc. Já mudei de marcas e nada… Vou continuar tentando pois uma embalagem de plástico ao mês é tenso.

    • Talvez você goste dos xampus não saponificados, em pastilha, feitos com tensoativos. Eles são mais fáceis do cabelo adaptar! Dá uma procurada nesses nomes que existem algumas opções como na Fefa Pimenta.

  • Cristal, não consigo comprar nada na loja da Fefa Pimenta (estoques zerados…) Sabe recomendar algum outro no Rio de Janeiro? Grata!

  • OI.

    Eu uso champo solida que não é dessa marca mas que tem Lauril Sulfato de Sódio.
    Eu tenho cabelo oleoso com ponta muito seco, o meu marido tem seco e usamos o mesmo champo solido e não é que para nós é muito melhor do que quando comprávamos o de supermercado.
    Uso também condicionador em barra que continua a ser 5 estrelas.
    Ainda não usei sem sulfatos. Não sei por quê mas acho porque ainda não encontrei ou por que ainda não fiz (adorava que fosse fácil e eu conseguisse fazer em casa.
    Adorei seu blogue.
    naturally-bio.com
    Beijinhos