Como secar espinhas de forma natural

Espinhas são uma inflamação na pele e, muito provavelmente, são causadas por algum desequilíbrio na sua vida. Pode ser excesso de maquiagem, pode ser pelos produtos com sulfatos, pode ser pela alimentação. Se você chegou aqui depois de ter feito o food journal que a Adina do Skin Cleanse sugere*, depois de ter feito uma limpeza nos cosméticos e estar usando só produtos naturais, então talvez seja um desequilíbrio hormonal. Eu tenho sempre pequenas espinhas antes da menstruação. E é bem comum que nós mulheres tenhamos.

Pra limpar a pele e evitar que elas apareçam, uma das melhores coisas é fazer máscara de argila semanal. A mais indicada pra esses períodos de pele com espinhas é a verde, mas existem outras muitas:

Argila verde: adstringente, tonificante e secativa. Faz um peeling natural, por isso não é recomendada para peles sensíveis.
Argila branca: absorve a oleosidade sem desidratar, cicatrizante e efeito de limpeza. Indicada pra peles sensíveis (ou: todos os tipos de pele podem usar, inclusive as sensíveis).
Argila dourada: rica em silício, tem ação tonificante e é indicada para peles maduras e cansadas.
Argila roxa: tem efeito calmante e também é indicada para peles mais sensíveis.

Argila roxa da Terramater 😉

Como fazer a máscara de argila

  1. Misture cerca de 1 colher de chá da sua argila com 1 colher de chá de água filtrada.
  2. Misture até formar uma pasta e aplique no rosto (eu prefiro usar um pincel porque fica mais homogêneo e não desperdiço nada).
  3. Deixe agir por cerca de 15min ou até secar e lave bem.
  4. Pra ter um efeito esfoliante é só fazer movimentos circulares enquanto estiver limpando.
  5. Você pode usar um disco de algodão pra ajudar a limpar o rosto.
  6. Aplique uma vez por semana, não mais que isso. 🙂

Obs: A argila (todos os tipos) ativa a circulação da pele, então é comum sentir a temperatura do rosto aumentar um pouquinho. Mas não chega a incomodar! Se você passar e sentir ardor, lave com água fria na hora. Talvez a argila que você escolheu não seja pro seu tipo de pele.

Óleo essencial de Tea Tree (ou Melaleuca) da Terraflor

Secando espinhas naturalmente

Nem sempre a máscara impede que as espinhas apareçam, principalmente aqui no meu ciclo pré-menstrual que os hormônios estão a mil! Por isso, apelo pra uma alternativa que seca espinhas. Sim, parece promessa milagreira de indústria de beleza, mas é que é quase isso mesmo.

O óleo essencial de melaleuca (ou de tea-tree) é um super funcigida, bactericida, cicatrizante. Foi a única coisa que funcionou pra diminuir consideravelmente espinhas, da noite pro dia. Passe uma gotinha direto na espinha que apareceu no seu rosto. Não encoste o dedo no potinho! Deixe a gota cair ou use alguma coisa (como uma colher limpa) pra pegar o óleo. Durma e, quando acordar, veja a mágica acontecer!

Dá pra usar por uns três dias, duvido que sua espinha tenha sobrevivido até lá. Não é legal usar por todo rosto. Se sua pele estiver com muita acne, o ideal é misturar o óleo essencial de melaleuca em um óleo vegetal carreador pra usar por mais dias, até sua pele melhorar. Nesse caso, recomendo o óleo vegetal de jojoba, que é leve e não aumenta os problemas pra quem tem acne e não recomendo o óleo de coco que é comedogênico.

* O food journal que a Adina do livro Skin Cleanse sugere é você anotar por alguns dias (3 a 10) tudo o que você come e como está sua pele. A ideia é observar os reflexos da sua dieta na sua pele pra achar suas “comidas culpadas”, que são as que deixam a pele ressecada ou que dão espinhas. 😉

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oi Cristal! Adorei o post. Desde que mudei para o Mirena, minha acne voltou, e com certa força na região da testa. Já tentei tratamento com Roacutan, mas não tive coragem de levar pra frente porque a bula assusta e é um remédio extremamente forte. Desde então, comecei a procurar por alternativas naturais. Sabe aonde posso encontrar as argilas e os óleos? Moro em Curitiba. Obrigada! 🙂

  • Eu estava com uma espinha enorme que não sumia de jeito nenhum, então minha mãe sugeriu passar a parte interna da casca da banana no rosto toda noite antes de dormir, não botei fé, mas como era simples resolvi testar, e para minha surpresa em 3 dias de uso a espinha começou a secar e sumiu! Agora toda vez que aparecem as espinhas da menstruação eu só recorro a casca da banana!

  • Tem na Cativa. Eles têm loja no Mercado Municipal na área de orgânicos. E tb na feirinha do Passeio Público aos sábados. 🙂
    Isabelle

  • Uso a mistura da verde com a branca, além da melaleuca diluído no hidrante facial. Coisa mais linda não há. <3

    • Boa noite, estou com muita espinha interna, gostaria de saber qual hidratante facial posso usar e onde compro esse óleo pra secar as espinhas??