Você já sabe que eu uso vinagre pra uma porção de coisas aqui em casa, né? Ele é o rei da limpeza natural (aqui), faço desinfetante (aqui) e uso depois do xampu sólido natural pra deixar o cabelo soltinho e brilhante (aqui). Mas eu compro vinagre em embalagem de plástico, porque não tem a granel pertinho de mim e essa embalagem tem me incomodado muito nas últimas semanas.
Foi aí que lembrei de uma receita de vinagre de maçã do blog Zero Waste Chef, da Anne Marie (aqui). Eu fiz faz alguns meses já, mas tinha esquecido dentro de um potinho na geladeira (não me pergunte, haha). Essa semana eu abri e a minha surpresa foi que o cheiro era perfeitamente de um vinagre de maçã. Então eu decidi que não vou mais comprar vinagre a partir de agora, vou sempre fazer! 🙂
Essa receita é de maçã porque foi a fruta que testei até agora, mas dá pra fazer de basicamente todas e usar os restinhos das frutas que você come em casa. Já pensou em um vinagre de manga ou abacaxi? 🙂 E o mais legal é que essa receita é barata, fácil e rende litros de vinagre. Assim a gente aproveita o lixo orgânico da cozinha e economiza em embalagens de plástico.
Você vai precisar de:
- Cascas e miolos de cerca de 6 maçãs (aproveita pra fazer uma torta com as frutas)
- 1 colher de sopa de açúcar
- Cerca de 2 litros de água (sem cloro, filtrada)
A Anne Marie dá a dica de que essas medidas são uma base, mas não tem muito erro quando a gente fala de fermentação. As bactérias presentes nas maçãs fazem a fermentação acontecer e o açúcar (da fruta e o adicionado) alimenta o processo.
Se você só tiver água não-filtrada da torneira que tem cloro, antes de começar coloque a água em um pote / recipiente aberto e deixe um dia assim – melhor se pegar sol. O cloro, que pode naturalmente matar as bactérias que fazem a fermentação, vai se dissipar.
Como fazer:
- Coloque os restos de fruta, o açúcar e a água em um pote, jarra, etc. O pote não pode ficar fechado, diferente dos outros fermentados que não podem entrar em contato com o ar. Pra fazer vinagre, precisa. Mas, pra evitar bichos, coloque um tecido preso com um elástico na boca do pote.
- Durante os próximos dias, lembre de mexer várias vezes a mistura. Pelo menos uma vez ao dia, mas quanto mais melhor porque vai ajudar a aerar a fermentação e prevenir a criação de mofo.
- Aos poucos a mistura vai começar a criar bolhas (fotos) e aí dá pra mexer só uma vez ao dia – mais ou menos 1 semana. Não tem receita exata, você tem que dar uma olhadinha todo dia na mistura.
- Quando começar a sumir as bolhas, o vinagre vai estar pronto. Esse processo vai durar mais ou menos uns 15 dias, conforme a temperatura onde você vive: se for mais quente (média de 30ºC), vai ser mais rápido.
- Filtre o conteúdo com um paninho e voilá! Seu vinagre está pronto. 🙂 Composte o resíduo e guarde em garrafas fechadas, vai durar muitos meses – não precisa se preocupar com a validade, com o tempo ele fica ainda mais ácido. Pra prevenir que os potinhos explodam de gases, abra frequentemente, algo como uma vez ao mês.
Vamos fazer vinagre em casa e usar menos plástico a partir de agora também? Me contem se deu certo e se vocês fizeram com outras frutas.
Uau!!! Que dica incrível. Adorei. Obrigada por dividir esse conhecimento. Um beijo no coração!
LINDO!
Cristal, onde vc deixou o pote enquanto fermentava? Pode deixar dentro do armário? É pra deixar em lugar escuro mesmo? Precisa ser um lugar aerado?
Obrigada pelas dicas!
Água mineral é tranquilo de fazer? Moro na região do Rio Doce e minha água encanada anda muito duvidosa 🙁
Também quero saber onde guarda….enquanto está fermentando pode guardar na geladeira? E depois de pronto?
Obrigada!
Como eu falei no post, pra fermentar precisa de ar, então não pode ficar na geladeira porque láquade não tem ar e o frio diminui MUITO o tempo de fermentação. É só deixar na cozinha, na bancada enquanto fermenta. E depois guardar normalmente.
Claro, o problema é o cloro! E no caso da água encanada aí, os metais pesados. 🙁
É só deixar na cozinha, na bancada enquanto fermenta, não falei que precisava ser no escuro. 🙂 E depois guardar normalmente como qualquer vinagre.
O açúcar não é o orgânico, então esse vinagre não é o maravilhoso ORGÂNICO? E se colocar açúcar mascavo?
Cristal, se você colocar duas colheres de vinagre comum ele começa a fermentar muito mais rápido. Eu faço vinagre e kombucha de qualquer coisa praticamente. Bjx
Posso usar água do filtro de barro?
O processo, é o mesmo. Nada tem que saber, kombucha ou vinagre. No kombucha só tem que fazer a infusão primeiro, depois açucarar e deixar levedar.
Agora já sei o que fazer com as cascas de maçã quando for fazer geleia, porque normalmente eu como a casca da maçã. 😍
Legal vou fazer
Oi, Cristal. Tenho gostado muito do conteúdo do blog! Esse vinagre pode ser ingerido? Obrigada.
Oi Cristal, tudo bem?
Tenho uma dúvida que se aplica à muitas receitas e coisas: aqui em bogotá a água que vem pela torneira é potável mas tem cloro etc. Filtro de barro por aqui nunca vi, e os outros tipos são super caros! Assim que quando vejo receitas como esta, ou para utilizar no kefir por exemplo, e coisas assim, acabo comprando sempre água mineral, Só que daí é aquela dor na consciência pelas muitas garrafas pet que acabo gerando (pra ajudar aqui não existe coleta seletiva de lixo nem um programa eficiente de reciclagem). Você sabe se nesse caso é indispensável usar água filtrada? Tem alguma recomendação de processo de filtragem natural ou algo assim?
Muito obrigada!!
Oi, Mari! Você pode colocar a água da torneira em um pote de vidro e deixar aberto pegando sol por umas boas horas. Ou mesmo ferver a água e deixar ela esfriar pro cloro evaporar. 🙂
Oi! 🙂 Pode sim!
Claro! 🙂
Que incrível! Farei agorinha mesmo. Hoje guardei cascas de batata, vou testar para ver se funciona. Será o destino de minhas cascas. Já havia pesquisado sobre isso, mas a receita dizia que precisava de uma coisa que era meio difícil.
Oi Cristal, tudo bom?
Testei a receita, mas no final me restou uma dúvida.. para mim o cheiro e gosto foram mais pra algo fermentado, mais para um kefir do que um vinagre, senti pouca acidez!
Será que fiz algo errado? OU fica assim mesmo?
Cristal, essa fermentação não produzirá um líquido alcoólico de maçã (tipo álcool sabor maçã)? Vinagre não é ácido acético?
Agradeço desde já a atenção
Nonon, pra produzir álcool não poderia ter contato com oxigênio, assim a mistura fermenta e produz o ácido! 🙂
Olá Crystal 🙂
Gostaria de saber se dá pra fazer o vinagre com cascas de laranja ou banana.
Andei pesquisando, mas não encontrei nada, apenas a laranja no vinagre para fazer desinfetante.
Obrigado pelas dicas maravilhosas (:
Amei. …….Já fiz o vinagre. MINHA DÚVIDA É SE PRECISA ARMAZENAR NA GELADEIRA
Ela diz num comentários q é p armazenar normalmente como qq vinagre e com o tempo ele ficará mais ácido
Olá. Sabe se dá para utilizar açucar de coco em vez do açucar "normal"?
E quanto à embalagem do açúcar?
Nossa, que fácil e lindo!! Tentando já!!
Olá tenho umas dúvidas:
Pode ir tudo da maçã, como cabinho e caroço?
E posso por exemplo, comer uma maçã e ir armazenando as sobras dela, até ter uma quantidade boa para se fazer o vinagre ou tem que ser tudo usado na hora que for fazer?
pode ser sem açucar ? qual a finalidade de colocar açucar para fazer o vinagre ?
pode usar aqueles pedaços de maçã que ficam escuros quando ela está passada? aquilo é tipo uma fermentação natural, não é? obrigada pela dica!
Fiz o vinagre de maçã! ☺ Como está bastante calor, em onze dias ficou pronto! Ficou bem mais claro do que o vinagre orgânico que costumo comprar, mas o cheiro ficou perfeito! Grata!
Olá, posso usar açúcar mascavo?
estou fazendo com cascas de abacaxi e açucar mascavo, está em processo, mas parece que dando certinho… já começou cheirinho de vinagre!
Que ideia sensacional, com certeza vou fazer aqui em casa, como muitas frutas e sempre fico me sentindo mal em jogar tantas cascas foras, principalmente a da banana. Aliás, é possível fazer o vinagre a partir da casca da banana também?
Obrigada!
Olá Cristal 🙂 Você tem sido um ótimo incentivo para mim! Meu vinagre está aqui, fermentando loucamente, rs! Gostaria de tirar uma dúvida, posso usar ele para todas as receitas que você indica o uso de vinagre? Para o cabelo é uma das maiores dúvidas! E para fazer o desinfetante? Pode usar ele também? Beijinho, obrigada e continue sempre 🙂
Olá Cristal, comecei a minha produção de vinagre, e experimentei o de cascas de abacaxi. Como moro em uma cidade litoranea do ceara, aqui é bem quente, então notei q as bolinhas pararam de se formar em 4 dias. Coei ,as percebi que ele nao tem cheio acido, esta mais pra adocicado! será q fiz algo errado?
O de abacaxi fica com um cheirinho mais doce mesmo! Experimenta misturar com bicarbonato de sódio. Se reagir e borbulhar, quer dizer que o vinagre tá ácido sim 🙂 Mas ele fica mais fraquinho que o industrial.
Com as cascas da banana dá para fazer um refogado maravilhoso!
Ei, Cristal! Além da limpeza, tem como usar esse vinagre na comida também? em saladas, vinagrete, etc
Oi Cristal! Primeiramente, amo seu blog, como sou brecholeira valorizo um achado, logo o seu foi um dos melhores. Fiz a receita do Vinagre de maçã. Deixei bastante tempo, durante o processo mesmo com filó em cima dava umas mosquinhas então mantive tampado; fiz errado? Outra dúvida é quanto ao teste? O cheiro ficou como de vinagre, mas quando misturei no Bicarbonato de sódio, não borbulhou? Devo começar tudo de novo ou deixar mais tempo ?
Eu faço com a colônia de kombucha.
Comprar a granel e pedir para colocarem no seu potinho que você trouxe de casa, é a solução! 🙂
Oi Cristal, me socorre! Eu tô fazendo o vinagre de maçã: nos primeiros dias ele borbulhou loucamente, até hoje de manhã tinha bastante bolhinha, mas de repente parou e ele não parece estar pronto… tem só três dias que eu coloquei para fermentar, não é muito cedo para parar? será que deu errado? tá faltando açúcar?
Eu fiz com abacaxi e ficou muito mais acido que o de maca que coloquei pra fermentar no mesmo dia. Não tem nada de adicicada creio que vc deve deixar fermentar mais.
Ai eu amo muitoo seu blog. Ele me inspira tipo sempre. Agora queria saber se posso usar esse vinagre pra limpar a casa? ou tem algum problema dele ser doce ou algo do tipo (fiz com abacaxi)
Que idéia boa, vou fazer de acerola!
Oi Carol. O pé de manguita do vizinho tá me dando mais de 50 mangas por dia (e olha que só um galho passa por cima do nosso muro)! Meu irmão já experimentou vinagre de manhã em um restaurante e falou maravilhas. Minha dúvida é: eu só posso usar as cascas ou uso a polpa também?
Opa! Cristal! foi culpa do corretor ortográfico o erro no nome.
Genteeeeee tô passada, uso isso como suco fermentado e amoooo. A diferença é que coloco muito pouquinho de açúcar. Em sete a dez duas coisas e tomo geladinho. E muito bom. Farei e tentarei não tomar TD e deuxarum ooucp mais uns duas e usar Como vinagre.. Kkkkkkkkk serio, é um "refrigerante" muito bom.
Que belezura de receita! <3
O desinfetante é feito com vinagre de álcool, mas na sua receita você disse que ia passar a usar esse de frutas. Então pode-se usar o vinagre de frutas diretamente no chão como desinfetante? Ou misturar com água?
Olá tudo bem? Estou preparando um vinagre com cascas de bergamota. Vou avisar como fica. Obrigada.
Curiosa, pois suspeito que não funciona muito bem não. Rs
Eu moro em Belém-PA, aqui o clima é quente demais e muito úmido, tem algum problema pro processo de fermentação?
Só que vai ser bem mais rápido!
ötima dica e receita – ja to guardando há um tempo miolos de maçã no freezer para este fim!
Estou tentanto fazer também um vinagre de vinho tinto a partir de um resto de um vinho tinto que não ia beber e estou em dúvida se está funcionando. Eu fiz o seguinte: misturei a este resto de vinho um restinho de um vinagre de maçã artesanal e nao filtrado que compro, do tipo que tu consegue ver que tem um tipo de “scooby” no fundinho. Já se passaram uns 2 meses e nao percebo mudança. Coloquei num vidro transparente e fechei com a tampa normal. Deveria só cobrir com um paninho? Obrigada pela ajuda, vc é uma inspiração importante.
Oi, Mariana. Pra fermentação acontecer, precisa-se de duas coisas: alimento e oxigênio. Se você adicionar uma colher de açúcar, as bactérias vão ter alimento para fermentar. E, para que funcione, não deve ficar tampado, porque a mistura precisa estar aerada e respirando. O paninho é para respirar e impedir que bichinhos estraguem as frutas. 🙂
Olá! Posso usar açúcar de coco?Obrigada
Melhor os açúcares comuns, porque são melhores alimentos pras bactérias que vão fazer a fermentação. 🙂
Oi Cristal. De que outras cascas eu posso fazer o vinagre além da maçã? E vinagre de cereais, já fez?
Obrigada!
Eu faço sempre de abacaxi e maçã 🙂
Qual a qtidade de vinagre que posso adicionar no sabão líquido caseiro? Vc não mencionou a qtidade no vídeo
Mas não vai vinagre no sabão, só uso ele como amaciante colocando no espacinho pra isso da máquina 🙂
Fiz com a casca do abacaxi e reparei que não tá com cheiro de vinagre (de mercado), mas me lembra um álcool… As bolinhas já pararam de subir e eu coei. É normal esse odor?
O certinho é um cheiro azedo de vinagre mesmo 🙂
Oi eu fiz com cítricis e criou uma crostinha branca creio ser mofo. Inutilizou o vinagre ou da para salvar?
Seguir estas mesmas medidas e conseguir fizer o vinagre de acerola, em uma semana estava pronto para o consumo , logo aqui onde moro e quente então ele chegou ao ponto bem rápido e ótimo pro consumo em comida e também em salada. Obrigada por dividir o conhecimento .
Ahhh eu amei que você fez de aceloras! <3 Deve ter ficado super cheiroso.
Seguir estas mesmas medidas e conseguir fizer o vinagre de acerola, em uma semana estava pronto para o consumo