Receita pra fazer em casa: vinagre caseiro de abacaxi

Quem vive uma vida sustentável sabe que a gente usa vinagre pra um MONTE de coisas em casa. E foi no processo de questionar o tanto de embalagens plásticas de vinagre que eu tava comprando que eu aprendi a FAZER vinagre caseiro de abacaxi em casa. E, depois de mostrar nesse post a receita, eu fiz a versão em vídeo lá pro Youtube pra quem gosta de ver em movimento as coisas.

Uma coisa legal desse vídeo é que eu filmei todo processo de fermentação do vinagre, dia a dia, assim fica fácil de entender quando ela acabou – maior dúvida que vocês sempre me perguntam sobre. 🙂

Pronta/o pra ser independente no quesito vinagre também e economizar embalagens plásticas, cascas e miolos de frutas E dinheiro? Então dá o play:

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oi Cristal, tudo bem? Tentei fazer o vinagre (e também tentei fazer o de maçã) mas sempre acontece dele formar um líquido viscoso, como se fosse uma “baba” parecida com o da babosa. Isso já aconteceu com você alguma vez? Não consigo identificar o que deu errado 🙁

    • Acho que isso nunca aconteceu comigo, Gabrielly. É tipo uma camadinha branca por cima do líquido? Se for isso, é comum e eu explico no finalzinho do vídeo – e não é problemático.

  • Oi, Cristal!
    Adorei a receita. Já fazia de maçã pra usar no cabelo, mas usar a casca do abacaxi que é super volumosa é uma solução ótima.
    Queria saber se também dá pra colocar cascas de limão nesse vinagre feito em casa com o mesmo efeito de soltar o óleo do cítrico?
    Obrigada!

    • Oi, Mariana! Dá sim pra colocar as cascas, mas depois que ele estiver pronto pra não afetar a fermentação. 🙂

        • As cascas de frutas cítricas possuem óleos com características limpantes, desinfetantes. Por esse motivo acredito que não vá funcionar.

  • Cristal, tudo bem?
    Primeiro queria dizer que amo tudo que você posta, aqui e no insta, sempre fico inspirada.
    Comecei a fazer o vinagre de abacaxi, estou no quinto dia da fermentação e apareceu uma camada branca na superfície, isso pode acontecer? Ainda tem algumas bolhas/espuma..
    Obrigada!!

    • É normal sim, Mariana! No vídeo eu comento um pouco sobre isso que costuma acontecer, é como se fosse a “mãe” das bactérias que tão fazendo a fermentação das cascas. 🙂

  • Eu fiz um de maçã e acabei deixando mofar. Uso pra lavar a roupa, no lugar do amaciante, e deixa um cheiro incrível.
    Tenho cascas de abacaxi congeladas, pois a lenda era de que eu faria suco delas e apenas ficam lá ocupando espaço. Agora não mais, porque aprendi uma destinação certeira – e vou fazer direito, sem deixar mofar, pra poder enfim consumir esse vinagre que parece ser maravilhoso.