Não jogue as cascas dos vegetais fora!

Além de não precisar na maioria das vezes (sério!), dá pra usar cascas e talos pra fazer caldo de legumes, vinagre e desinfetante natural. Você aprendeu que precisa jogar as cascas fora e inclusive que muitos vegetais só tem uma parte pequena que dá realmente pra comer, como brócolis e couve-flor. Acertei?

Mas tem muitos problemas em cozinhar assim, porque a gente deixa de comer muitas vitaminas e minerais (que normalmente são mais concentrados nas cascas dos vegetais) além de desperdiçar alimentos e nosso dinheiro.

Aqui em casa eu cozinho quase tudo com casca, porque faz parte da minha responsabilidade não jogar alimentos fora. É e sempre foi um assunto muito sério pra mim, já que tem tanta gente que passa fome nesse mundo, é feio demais jogar comida fora porque a gente não guardou direito, comprou mais do que podia comer, esqueceu e não se planejou.

No Brasil, são desperdiçados cerca de 40mil toneladas de comida por dia (aqui). É comida demais jogada fora. Apesar de não ser em casa o maior problema (é na produção e no transporte onde mais se perde), a gente pode diminuir esse número com algumas coisas simples como não jogar as cascas fora.

Coma com casca mesmo

Muitos vegetais podem ser consumidos com a casca, não precisa tirar. Como: cenoura, abóboras, abobrinha, berinjela, batatas (doce inclusive), frutas. É só lavar bem com uma escovinha e sabão, enxaguar e pronto!

Dê preferência por alimentos orgânicos sempre, mas não se esqueça que o agrotóxico tá espalhado por todo vegetal, tirar a casca por isso é bobagem.  

Esse bolo LINDO de banana e abacaxi da Bela Gil tem na receita bananas COM CASCA. Ó a receita aqui.

FAÇA CALDO DE LEGUMES DAS CASCAS QUE NÃO DÁ PRA COMER

Algumas cascas não dá pra comer mesmo, como a casca da cebola ou do alho. Mas dá pra usar todas elas pra fazer um caldo de legumes gostoso e rico em nutrientes. Você só precisa ir guardando as cascas em um potinho ou saquinho e manter congelado até encher. Daí é só cobrir com água em uma panela e ferver por cerca de 40min. Use esse caldo em sopas, risotos, no lugar da água de cozimento, pra fazer molhos, etc. Vai ter MUITO sabor e MUITOS nutrientes.  

As cascas dos vegetais que guardei pra fazer caldo. Tem: casca de cebola, alho e alguns talos como couve-flor.
O caldo de legumes (olha essa cor!) feito de cascas — rendeu mais que o dobro disso, que eu usei pra uma sopa na hora.

FAÇA VINAGRE DE FRUTAS

Dá pra fazer vinagre em casa usando cascas de frutas que você ia jogar fora! É só cobrir as cascas com água, colocar açúcar e esperar fermentar e virar vinagre. É simples, você faz seu vinagre custando quase zero e não desperdiça nem as cascas nem o plástico que você ia comprar. A receita tá aqui.  

Dia 3 do meu futuro vinagre de abacaxi!

FAÇA DESINFETANTE DE FRUTAS CÍTRICAS

Dá pra aproveitar cascas de frutas cítricas pra fazer duas receitas bem fáceis de limpeza natural. A primeira, de um desinfetante: é só cobrir as cascas com álcool 70 e deixar por umas duas semanas. Os óleos essenciais da casca vão deixar um cheirinho cítrico no álcool que você pode usar pra limpar tudo em casa – eu gosto dessa receita pra usar no banheiro no lugar da água sanitária.

Desinfetante feito de cascas de bergamotas. <3

A segunda receita é da Neide Rigo (vocês conhecem? Mulher mais-que-maravilhosa). É só bater no as cascas no liquidificador com água e depois filtrar. Essa receita é um desengordurante, na verdade. Clica aqui pra ler direitinho a receita e como fazer. 🙂

E depois que a gente esgotar os nutrientes e usos de todas essas cascas, tudo vai pra composteira. Clica aqui pra saber o que é se você ainda não sabe. 🙂

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Ola Cristal. Descobri o seu blog hoje e não consigo parar de ler. Eu moro atualmente na França e aqui as pessoas não gostam de comer as cascas dos alimentos com medo dos agrotoxicos. A cultura orgânica até existe e vem ganhando muita força, mas ainda custa um pouco mais caro e nem sempre as pessoas tem recursos suficientes para alimentar a familia inteira com produtos orgânicos. :/ Quando eu morava no Brasil, a minha avoh e minha mãe gostavam de fazer doces e geleias com cascas de banana, laranja, abobora e outras frutas/legumes. 😉 Parabéns pelo blog, que é uma otima inspiração rumo ao consumo consciente. Abraços. Natalia

  • Olá, boa tarde! 🙂
    Adoro os seus posts, sempre me inspiram.
    Tenho uma dúvida: Além de utilizar o vinagre de abacaxi na alimentação e saúde, também pode ter a função de cosmético ou p/ limpeza da casa de alguma forma?

  • Boa tarde Cristal,
    acompanhei o blog no principio mas por muitas questões acabei deixando de ler regularmente, mas essa semana voltei e tô correndo atras do tempo perdido lendo os posts que ainda não tinha lido, o UASL está me ajudando em muitas mudanças na vida, isso posso te garantir!
    Quando vi esse post achei que ia ver o uso da casca de abacaxi como suco, mas não vi e não sei se vc usa então quis vir te dar a dica da casca de abacaxi pra fazer suco também, fica com o mesmo gosto do suco da própria fruta e se faz exatamente do mesmo jeito, quando puder testa que juro que não vai se arrepender! (Ah! tem como fazer chá também, mas nunca tentei)

    Beijinhos ;*