os três essenciais para uma casa natural, parte 1: limpando com vinagre

Você pode fazer TUDO com três produtos: vinagre, bicarbonato de sódio e óleo de coco. Tá, não tudo, mas quase. Você economiza bastante por causa da versatilidade de cada um e eles não são agressivos como os produtos de limpeza padrão, são biodegradáveis e naturais. Por isso, você pode substituir várias coisas por esses três produtos, economizando dinheiro e embalagens. (Obs.: comecei a fazer esse post com os três ao mesmo tempo, mas como ia ficar enoooorme, resolvi dividir em partes!)

VINAGRE DE ÁLCOOL
O principal uso dele é na limpeza, mas além disso, ele tem alguns usos cosméticos. Enfim, é super versátil mesmo, tem que ter em casa! Eu uso assim:

– para limpeza da casa (super eficaz como antifúngico e antibactericida, pode ser usado na pia da cozinha pra limpar depois de lavar a louça, pra tirar mofo de móveis, pra limpar o banheiro e desinfetar, em utensílios que criaram limo, diluído em água para o chão, para borrifar a cama e evitar ácaros, etc)

– para limpeza pesada (borrife a área com vinagre, coloque cerca de 1 colher de chá na esponja ou pano e esfregue bem a área. Eles reagem e limpam muito bem, esse foi o melhor jeito de limpar o box de vidro do banheiro que já testei. Também já coloquei um pouco de bicarbonato e derramei vinagre pra eles reagirem em manchas de roupas, como na axila que sempre fica manchado e bem sujo)

para lavar folhas e vegetais (deixe de molho numa solução de 1l água com cerca de 100ml de vinagre por uns 10min, depois enxague bem, seque as folhas e vegetais e guarde ou coma)

– para deixar os cabelos sedosos (borrife e faça uma touca, o PH do cabelo é mais ácido, então o vinagre ajuda a deixar o PH mais perto do ideal e fecha as cutículas dos fios. É maravilhoso!)

– para limpeza de pele e secar espinhas (para secar espinhas, misture 1/2 colher de chá de vinagre de maçã com 1/2 colher de chá de argila verde e passe na espinha. Deixe uns 10 min e lave com água morna ou fria. Para limpeza de pele, faça a mistura com 2 colheres de chá de cada ingrediente e aplique no rosto. Eu deixo só 10min pq sinto um calorão e tenho medo de deixar mais e irritar a pele. Depois de enxaguar a pele fica vermelha e bem quente, porque ativa a circulação da área. E fica super limpa e macia!)

– para combater piolhos (faça touca de água morna e vinagre, deixe agir por horas e depois passe o pente fino. O cabelo também fica mais sedoso como a gente já viu ali em cima, rs)

– para desentupir pias e ralos (essa dica eu vi no Trash is for Tossers, na receita da Lauren tem outras proporções porque é um ralo de banheira. Coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e derrame cerca de 100ml de vinagre. Eles vão reagir, então tampe o ralo e deixe uns 5min tampado. Depois, jogue cerca de 1L de água fervente (ou bem quente) e voilá! Já testei na pia da cozinha e funcionou super bem mesmo)

– como amaciante de roupas (sim, use a quantidade de amaciante não-concentrado de vinagre nos ciclos da máquina de lavar roupas. O vinagre ajuda a amaciar as roupas e também ajuda a não desbotar e como antifúngico)

– para limpar caixinha de areia e tirar cheiro de xixi de gato (update: esqueci de  falar de uma das funções que mais uso. Tire a areia e jogue bastante vinagre, o suficiente pra entrar em contato com toda a superfície da caixinha. Deixe uns minutos, enxague e seque. O cheiro sai na hora, desinfeta e limpa a caixinha e não incomoda nosso amigo gato com cheiros de desinfetantes. Além disso, se ele fizer xixi fora do lugar, limpe com bastante vinagre que ele neutraliza o cheiro rapidamente)

No final das contas, você não vai precisar comprar sete itens: 1. desinfetante, 2. vanish, 3. cremes para limpeza de pele, 4. soda cáustica para desentupir ralos – que é muito tóxica e não faz bem para o encanamento –, 5. remédio para piolho, 6. amaciante de roupas, 7. água sanitária – que é geralmente usada para lavar vegetais.

Autor: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *