os três essenciais para uma casa natural, parte 2: limpando com bicarbonato de sódio

BICARBONATO DE SÓDIO
Ele também tem seu maior uso na limpeza, e principalmente combinado com vinagre (como já falei no outro post). Eu já uso assim:

– para limpeza pesada (combinado com vinagre, borrife o vinagre e coloque cerca de 1 colher de chá numa esponja e esfregue a superfície – como pias, box de vidro, vaso sanitário, etc. Também usei misturando os dois em regiões muito sujas de roupas, como nas axilas)
– para escovar os dentes, combinado com óleo de coco e óleo de melaleuca (tea-tree) ou hortelã (peppermint) (receita do Trash is for Tossers que estou usando e amando!)
– como desodorante (apenas polvilhe um pouco nas axilas, funciona bem e dura bastante tempo sem cheiro. É inclusive o ingrediente ativo dos desodorantes naturais da Lush)

– para desentupir ralos (combinado com vinagre, como falei no outro post: essa dica eu vi no Trash is for Tossers, na receita da Lauren tem outras proporções porque é um ralo de banheira. Coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio no ralo e derrame cerca de 100ml de vinagre. Eles vão reagir, então tampe o ralo e deixe uns 5min assim. Depois, jogue cerca de 1L de água fervente (ou bem quente) e voilá! Já testei na pia da cozinha e funcionou super bem mesmo)

– ajuda na lavagem de roupas (adicione junto com o sabão em pó, ou se você estiver usando um sabão natural, ele potencializa o poder de limpeza do sabão sem precisar dos químicos excessivos dos sabões em pó comuns. Adicione umas 3 colheres de sopa no ciclo. Ele também ajuda a tirar cheiros ruins que ficam impregnados e clarear os tecidos brancos)

– remover maus cheiros (em geral mesmo, de tecidos, esponja de cozinha, roupas, panos, toalhas, sofás. Faça uma solução e deixe a peça em questão de molho. Caso não dê, como no caso do sofá e dos colchões, faça uma solução e pulverize com um spray na superfície. Nunca fiz, mas acho que se adicionar algumas gotas de óleo essencial – o que você preferir o cheirinho – já dá uma perfumada suave)

No final das contas, você não vai precisar comprar sete itens: 1. vanish para roupas 2. desinfetantes pesados para o banheiro 3. pasta de dentes 4. desodorante 5. soda cáustica ou outra coisa para desentupir ralos 7. águas perfumadas para tirar cheiro.

Autor: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *