Quem vive uma vida sustentável sabe que a gente usa vinagre pra um MONTE de coisas em casa. E foi no processo de questionar o tanto de embalagens plásticas de vinagre que eu tava comprando que eu aprendi a FAZER vinagre caseiro de abacaxi em casa. E, depois de mostrar nesse post a receita, eu fiz a versão em vídeo lá pro Youtube pra quem gosta de ver em movimento as coisas.
Uma coisa legal desse vídeo é que eu filmei todo processo de fermentação do vinagre, dia a dia, assim fica fácil de entender quando ela acabou – maior dúvida que vocês sempre me perguntam sobre. 🙂
Pronta/o pra ser independente no quesito vinagre também e economizar embalagens plásticas, cascas e miolos de frutas E dinheiro? Então dá o play:
Oi Cristal, tudo bem? Tentei fazer o vinagre (e também tentei fazer o de maçã) mas sempre acontece dele formar um líquido viscoso, como se fosse uma “baba” parecida com o da babosa. Isso já aconteceu com você alguma vez? Não consigo identificar o que deu errado 🙁
Acho que isso nunca aconteceu comigo, Gabrielly. É tipo uma camadinha branca por cima do líquido? Se for isso, é comum e eu explico no finalzinho do vídeo – e não é problemático.
Oi, Cristal!
Adorei a receita. Já fazia de maçã pra usar no cabelo, mas usar a casca do abacaxi que é super volumosa é uma solução ótima.
Queria saber se também dá pra colocar cascas de limão nesse vinagre feito em casa com o mesmo efeito de soltar o óleo do cítrico?
Obrigada!
Oi, Mariana! Dá sim pra colocar as cascas, mas depois que ele estiver pronto pra não afetar a fermentação. 🙂
Como o açúcar é o responsável pela alimentação das bactérias, não daria pra colocar as cascas de frutas cítricas com um açúcar?
As cascas de frutas cítricas possuem óleos com características limpantes, desinfetantes. Por esse motivo acredito que não vá funcionar.
Cristal, tudo bem?
Primeiro queria dizer que amo tudo que você posta, aqui e no insta, sempre fico inspirada.
Comecei a fazer o vinagre de abacaxi, estou no quinto dia da fermentação e apareceu uma camada branca na superfície, isso pode acontecer? Ainda tem algumas bolhas/espuma..
Obrigada!!
É normal sim, Mariana! No vídeo eu comento um pouco sobre isso que costuma acontecer, é como se fosse a “mãe” das bactérias que tão fazendo a fermentação das cascas. 🙂
Oi Cristal.
Fiz meu vinagre e deu certo.
Só fiquei na dúvida de onde armazenar.
Aí coloquei na geladeira.
Tem problema?
Não tem, mas não precisa 🙂
Eu fiz um de maçã e acabei deixando mofar. Uso pra lavar a roupa, no lugar do amaciante, e deixa um cheiro incrível.
Tenho cascas de abacaxi congeladas, pois a lenda era de que eu faria suco delas e apenas ficam lá ocupando espaço. Agora não mais, porque aprendi uma destinação certeira – e vou fazer direito, sem deixar mofar, pra poder enfim consumir esse vinagre que parece ser maravilhoso.
Cristal eu fiz com a casca de abacaxi e deu certo! Fiquei tão feliz! Agora comecei outro com cascas de manga, vamos ver o que vai dar. Prefiro fazer com a casca de manga, porque aqui em casa adoramos suco de casca de abacaxi com limão. E as cascas de limão e laranja faço desinfetante. Adorando essas novas experiências.