Um dos lugares que eu mais produzia lixo era na cozinha: embalagens de alimentos e, principalmente, restos de comida que tinha estragado. E isso não é só na minha casa, estudos apontam que cerca de um terço da comida produzida é jogada fora. São 1,3 bilhões de toneladas por ano! É muita comida, muito dinheiro jogado fora (lá na produção, no transporte, na manutenção, do consumidor final, etc). E é na cozinha que realmente produzimos quase metade do nosso lixo: o orgânico, que é composto de restos e cascas de alimentos. Por isso, é um lugar da casa pra ser atacado, afinal menos lixo = menos trabalho e = mais economia.
1. Compre menos comida. Pense num planejamento semanal e veja o que você (ou sua família) realmente come. Quantas vezes dá tempo de cozinhar? Quantas refeições (e quais delas) são feitas em casa e quantas pessoas comem? Só pensando nisso você vai conseguir comprar menos e melhor. Mas não é nada demais, não precisa de planilha. É mais de realmente observar algo que a gente geralmente vai deixando acontecer. Eu cozinhava 1x por semana e comprava comida como se cozinhasse quase todo dia. Por isso jogava tanta comida fora.
2. Evite coisas embaladas. Isso mesmo, você vai comprar menos em supermercados e mais em lojas a granel ou feiras. Para pães, bolos, frutas, verduras e outros vegetais, leve saquinhos de pano para usar no lugar dos de plástico na hora de separar os que você vai levar. Para grãos, cereais, castanhas, temperos, etc leve ou saquinhos de pano ou potes de vidro. Pras coisas em pó, prefira os vidros. Você pede pra tirarem a tara do pote e pesa só o conteúdo. Para carregar as compras de volta pra casa, use uma bolsa de pano reutilizável.
3. Tenha sempre em mãos um pote, um guardanapo e um copo para evitar descartáveis em lanches fora de casa. Você também pode usar potes pra comprar coisas como sorvete numa sorveteria, geléia. Ou aprenda a fazer pastas, geleias, leite vegetal, pães, queijos, molhos com os ingredientes in natura. Serão mais baratos e mais saudáveis (e provavelmente, mais gostosos!).
4. Troque a esponja normal, de plástico, por bucha vegetal ou escovas com cerdas vegetais. Use sabão de coco em barra para lavar a louça.
5. Guarde as folhas de saladas lavadas e secas, em trouxinhas de pano. Assim elas duram mais. Para cenouras, brócolis, couve e esse tipo de verdura, guarde num pote com água na geladeira (como se fossem flores) que elas duram mais tempo sem murchar nem estragar.
6. Para os restos de comida inevitáveis, tenha uma composteira doméstica.
7. Tenha um filtro de cerâmica e pare de comprar água engarrafada em plástico (da garrafinha de 500ml às bombonas de 20l).
8. Guarde os potes de vidro de azeitona, palmito, molhos para armazenar comida. Guarde potes de vidro de leite de coco para guardar temperos (use uma rolha para fechar).
9. Congele os talos, folhas e pedaços não muito nobres para cozinhar e use-os para fazer caldo de legumes e usar em sopas, risotos e outras receitas.
10. Pare de usar descartáveis como papel alumínio, papel filme, toalha de papel, guardanapo de papel. Use guardanapos de pano, toalhas de pano, potes para guardar os restos de comida na geladeira e panelas 100% de metal que possam ir ao forno.
11. Use bicarbonato de sódio e vinagre para limpar o fogão. Polvilhe o bicarbonato, dê sprays de vinagre e deixe por 5min. Depois é só limpar com a bucha.
– Inspirado pelas dicas da Bea Johnson, do Zero Waste Home.
ótimas dicas! não perco um post seu! <3
dicas incríveis! muito legal! Só não consegui pensar como deixar de usar o papel alumínio e o papel filme (no microondas e no forno por exemplo). Vc acha que vira usar a composteira num apartamento?
Muito obrigada pela partilha destas maravilhosas dicas. Muitas delas já as costumo utilizar no meu dia a dia, outras com este excelente post vou começar a aplicá-las.
Beijinhos e uma boa semana.
Obrigada, Karina <3
Obrigada, Michelle.
O papel alumínio dá pra substituir por tampas ou panelas com tampas que dê pra ir ao forno (alguns tipos com cabo de metal, podem ir).
O papel filme no microondas eu não sei dizer direito, porque não uso/tenho/sei microondas. Não daria pra usar um pote com tampa também? 🙂
A composteira é pra apartamento! Eu moro em um e tenho ela sem problemas. Pode por na área de serviço, na varanda, na cozinha… O lugar que ficar melhor. Não dá cheiro se cuidar direitinho 😉
Oba, que ótimo 🙂 Beijos, Catarina!
Sensacional esse post, Cristal! Obrigada por partilhar conosco!
Be my guest and go zero waste hihi <3
Seu blog esta me sendo motivador! já li ele praticamente inteiro, sempre fui assim um pouco "sustentável", não imaginava que daria para ser 100%. começarei pela troca do desodorante por bicarbonato de sódio. devagarinho a gente chega lá 🙂 continue com seu blog ele é maravilhoso e você esta de parabéns.
Adorei seu post! Estou aos poucos mudando meus hábitos e nessa hora é importante ver que não estamos sozinhos. Só mostra que parece difícil no início , mas não é! Continue esse trabalho!
Tenho pesquisado marcas de produtos de limpeza que sejam biodegradáveis ou menos agressivos a natureza. Você pode me ajudar nessa também?
Obrigada.
Helene
Teu blog é uma inspiração para mim, volta e meia dou uma passadinha por aqui. São ações perfeitamente palpáveis e que fazem toda a diferença no geral! Obrigada. =)
oi, cristal! vc usa filtro de barro normalzinho mesmo? tô bem na dúvida do filtro que vou comprar. você tem alguma dica de como conservar melhor a vela? ouvi falar que o filtro de carvão ativado é bom, mas ainda não pesquisei muito o assunto.
obrigada! beijo
Tô maratonando seu blog e amando 🙂 Parabéns! Algumas dessas coisas eu já faço, mas você me apurou o olhar pra reduzir coisinhas que me passavam despercebidas.
Gratidão! Aho!
seu blog é ótimo! mudei de casa e estou aplicando várias dicas suas!
Gente eu ameeei esse post, estou chegando no seu blog hoje e eu gostaria dos links da outras partes, tem como disponibilizar?
Mudar os nossos hábitos é uma delícia! Amo os seus posts! 🙂
Cristal, o que é que você utiliza em substituição às sacolas plásticas?
Também pensei exatamente no papel alumínio e papel filme, aqui a gente embrulha pedaços de legumes que sobraram e, como não fica em contato com o ar, demora muito mais pra estragar.
Dicas excelentes. Já faço algumas, mas, outras,nem imaginava. Genial. Obrigadissima
Boa noite querida! Já faço duas das dicas: Uso os potes de vidro para guardar os temperos e uso bucha vegetal. Vou continuar trabalhando para colocar outras em prática. Essa do bicarbonato e vinagre vou experimentar.
Obrigada!
Excelente propuesta. Gracias por compartirla. Bendiciones.
Olá Cristal,
Encontrei o seu blog numa pesquisa no Google sobre compostagem.
Os meus pais fazem isso em Portugal para utilizar numa horta.
Eu agora vivo na Guiné-Conacri, onde faço voluntariado, e aqui o lixo é um problema sério, visto que não há empresas que fazem a recolha e o tratamento.
Acabei de alugar uma casa com jardim e horta, e vou começar a fazer compostagem. Vou também tentar aplicar todas as outras dicas para reduzir o lixo ao máximo, embora aqui não seja fácil encontrar o que quer que seja, pois não há quase nada…
Ao fazer pesquisas ao longo de vários anos descobri que existe um projeto que permitirá que um dia a humanidade produza lixo zero. Um projeto do criador do sistema natural de reciclagem que podemos encontrar na natureza ;-).
Muitos parabéns pelo seu conceito de vida, e por se ter esforçado para motivar outros a manter este lindíssimo planeta menos poluído.
Um abraço
Obrigada pelo seu comentário, Davi.