como começar a reduzir sua produção de lixo em passos fáceis

Eu já falo desses passos em palestras que dou sobre o que comecei para fazer o Um Ano Sem Lixo, mas resolvi agrupar elas de um jeitinho fácil e didático pra quem aportou aqui e tá perdido com tanta informação. Ah, e essas dicas são todas inspiradas pelas da Bea Johnson.

1. Recusar o que você não precisa (amostras grátis, brindes, papel de 2ª via de cartão, guardanapos, faturas impressas, compras que você não pre-ci-sa realmente)

2. Reduzir o que você precisa (olhar cada coisa na sua casa, cada coisinha mesmo e avaliar se você ainda usa ou se não pode doar. A partir daí, só comprar o que for necessário e sempre procurar opções de 2ª mão. Já listei detalhadamente o que fazer na cozinha e no banheiro, clica aqui.)

3. Reutilizar ao invés de descartar (trocar descartáveis por reutilizáveis, como guardanapo de pano, sacolas de pano, talheres, copo de vidro/metal. Nas compras, usar potes de vidro ou saquinhos de pano para compras a granel e vegetais)

4. Reciclar (se, mesmo depois de recusar, reduzir e reutilizar for preciso reciclar, conheça como funciona na sua cidade e no seu prédio a política de coleta seletiva. Descubra que dias o caminhão do lixo passa e leve sua sacola nesse dia. Se não tiver coleta na sua cidade, veja com a prefeitura se existe alguma outra opção e, se não tiver, tente descobrir se existe alguma cooperativa que recolha lixo reciclável. Se for preciso, leve até algum ponto de coleta. Se você morar em um prédio, fale com o síndico e/ou o zelador para conferir que o lixo está sendo colocado para a coleta no dia correto.)

5. Compostar (para todo o lixo orgânico, composto de restos e cascas de frutas, tenha uma composteira doméstica. Em casas dá pra usar um buraco no terreno mesmo, mas em apartamentos um minhocário é ideal. Se na sua cidade tiver um ponto de recebimento de composto, leve até lá!)

Autor: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *