Eu adoro Natal, mas sei que quase todas as tradições dessa data custam muito pro nosso planeta. Especialmente porque, hoje, tudo é sobre consumir (cada vez mais). Na Grã-Bretanha, existe uma estimativa que se usa no Natal papel pra embalar os presentes suficiente pra dar a volta no planeta nove vezes. Daí um dos motivos da gente repensar as tradições que temos – as tradições mudam, não mudam? Por que então não mudar como embalamos os presentes, os presentes que damos, o que comemos na ceia do Natal?
Trouxe aqui várias soluções pra você embalar seus presentes de Natal sem precisar comprar papéis novos só pra isso. Todas envolvem reutilizar algo que a gente já tinha em casa pra isso, dando mais um uso antes de chegar no lixo (mesmo que seja reciclagem ou compostagem).
Papel-pardo: reutilize sacolas e outras embalagens
Essas imagens são lindas, né? Mas ao invés de comprar papel-pardo novinho pra fazer isso, deixa eu te sugerir uma coisa: aproveite sacolas e sacos de papel pra fazer essas embalagens virando-os do avesso. Se você tiver sacolas com alça, bonitinhas, pode apenas usar elas pra colocar os presentes dentro e usar a plantinha pra fechá-la.
Jornal ou outros papéis usados
Outro jeito simples de reutilizar materiais pra embalar os presentes de Natal é usando jornal velho (só desviar das matérias do governo atual, claro) ou papéis cuja impressão deu errado, papéis rascunho. Se você tem filhos, também recomendo chamar eles pra desenhar nos papéis e usar os desenhos nas embalagens. Não vai ficar um amor? <3
Embalagens de pano: os furoshikis
Eu já falei outras vezes de embalar os presentes com panos, usando a técnica japonesa chamada furoshiki. Você pode aproveitar um lençol antigo ou camisetas velhas pra fazer guardanapos quadrados que vão servir perfeitamente pra embalar presentes & eles viram um segundo presente na sequência.
Eu recomendo um paninho de 1m de largura pra presentes maiores
E depois vira uma toalha de mesa, de piquenique ou até um lenço bem lindo se escolher bem o tecido.
E cerca de 50cm de lado pra presentes menores
Pra virar guardanapo depois que serve pra limpar a boca, carregar comida na rua e mais um monte de coisas (e desse tamanho dá pra usar muuuitas vezes).
Outro dia postei algumas dicas de dobraduras lá no instagram. Tem técnicas pra vários formatos de embalagens, de garrafas a caixinhas!
Como enviar embalagens pelos correios sem plástico
Caso você precise mandar algo pelos correios – já que não podemos visitar nem aglomerar em família –, leve em consideração as dicas desse vídeo pra não precisar usar plástico:
Todas as imagens não são minhas e essas e outras ideias de natal sem lixo estão organizadas lá na minha pastinha do pinterest sobre isso.
Tão bonitas, as ideias… E conteúdo tão importante! Obrigada por ele, Cristal. Um ótimo Natal para você!
O interessante de algo que você comentou, e que me lembrou uma coisa, é que no ano passado comecei a usar papel-pardo para embalar presentes para a minha irmã, e ela acabou começando a fazer o mesmo de volta para mim, algo que se tornou nossa tradição sem nem percebermos, e se repete em cada data que trocamos presentes. É algo tão simples, mas nós sentimos o carinho impresso até no embrulho.
As dicas são muito inspiradoras, gostei bastante ♡
Abraços,
Any.
Ai que legal! <3
Maravilhosas dicas!!! Amo tudo que você posta Cristal e muito obrigada.
Tenha um excelente Natal pra você e familia, beijos!
Olá Cristal, Sigo o seu blog aqui em Portugal, adoro as suas ideias. Deixo a minha sugestão que se tornou um hábito cá em casa: guardar todos os papéis e laços de presentes que nos oferecem, no Natal e durante o ano . Ficam numa gaveta direitinhos à espera de serem necessários. Poupa-se no planeta e na carteira…
Bom Natal para todos!
Essa é uma ótima sugestão, Susana. Aqui no Brasil também temos esse costume, é comum as mães e avós pedirem para abrir os presentes com cuidado para que se use de novo o papel no próximo ano.
Olá 🙂
Eu acabei de abrir minha loja onde vendo minhas artes e tenho pesquisado já bastante tempo formas de embalar e envia-las. Costumo sempre guardar e catalogar todas as caixas e embrulhos possíveis de envios que recebo para reutiliza-los, aprendi isso com meu pai que adorava fazer brinquedo de papelão.
Porém uma coisa que não pude abrir mão de usar foi plastico transparente e a compra de tubos de papel kraft (que possuem plastico nas extremidades), Como são artes em papel de tamanho A3 eu as enrolo, ensaco no plastico e ponho no tubo… até então não consegui matutar nenhuma alternativa para elas.