Ideias de presentes para um Natal lixo zero

Este texto foi gentilmente patrocinado pela Mercur*

Ter um natal com menos lixo, menos desperdício é possível e não é tão difícil. Precisamos fazer melhores escolhas assim como no dia a dia: fazer antes de comprar; pensar antes de fazer; repensar e questionar o que a gente já faz no automático.

Natal é uma época de comprar presentes. Mas muito porque a gente é obrigado a dar presentes pra muitas pessoas e a gente não sabe o que dar. O principal problema disso tudo é que muitos dos presentes acabam sendo inúteis, são só engraçadinhos, não tem nada a ver com a pessoa que ganhou, são descartáveis, produzem muito lixo e custam muito dinheiro (ufa!).

Fazer os próprios presentes faz com que a gente pense melhor na pessoa que vai ganhar pra ser algo útil e que ela realmente goste. Além de ser uma opção mais barata, produzir menos lixo porque você pode reutilizar embalagens, potinhos e ingredientes, e de ser algo especial e único.

Esse post é pra você ter muitas opções pra dar presentes de natal esse ano mais sustentáveis e com mais significado. São sugestões de presentes que geram menos lixo na hora de fazer e ao longo do tempo também, ó:

Presentes que você mesmo pode fazer

Todo mundo tem algum talento que pode ser usado pra criar presentes únicos. Você pode não lembrar agora ou pensar só em habilidades manuais, mas esse talento pode ser cozinhar, fazer playlists de música muito boas, bordar, achar promoções de passagem, consertar eletrônicos, pintar.

Quem não gosta de comer, né? Se você sabe cozinhar pode fazer geleias, pastinhas salgadas, queijos veganos, granola caseira, receitinhas de natal, aquele prato especial que todo mundo ama. É legal porque com certeza é algo que vai ser usado (no caso, comido ou bebido!). Além de ser feito por você com seu segredo e ainda poder provar que receitas sem produtos de origem animal são deliciosas. 😉

Foto via Casulo.

Quem sabe um pouco de crochê e tricô pode fazer cachepôs pra vasinhos de plantas, os disquinhos de crochê pra tirar maquiagem, porta-coisas maiores e aqueles hangers de macramê pra pendurar vaso. Se você não sabe também pode fazer, tem vários tutoriais no youtube que são super simples de seguir!

Também dá pra reaproveitar coisas que você tem em casa pra fazer algo novo como essa luminária feita com corda; usar camisetas pra criar fio de malha e fazer um tapetinho (clica pra ver); costurar guardanapos de pano com restinhos de tecido esquecidos na caixa de costura.

E, uma categoria que é minha preferida: cosméticos naturais. Fazer cosméticos é muito legal (amo demais!) porque você pode escolher os ingredientes e fazer exatamente o que quiser, escolher o cheirinho, as funções terapêuticas, fazer a quantidade que você precisar e ainda, produzir menos lixo e sem usar produtos com ingredientes duvidosos.

Barrinha hidratante e esfoliante que eu adoro fazer!

Você pode pegar alguma das receitas aqui do blog pra fazer hidratante, desodorante, barrinha hidratante e outras coisas pra incentivar a pessoa a começar uma rotina de beleza natural.

Presentes que são experiências

Nem todo presente precisa ser um objeto. Um presente que é uma experiência vai ser sempre um evento a ser lembrado e vivido junto, o que é maravilhoso pra lembrar das pessoas em momentos legais da vida. 🙂

Você pode dar passagens pra uma viagem que pode ser bem curtinha, de só um fim de semana. Não precisa ser uma viagem pra além-mar, um sábado e domingo em uma pousada numa cidade perto da sua já vão ser legais demais.

Ingressos pra um show da banda que a outra pessoa curte muito e vai estar na sua cidade ou no Brasil. Ou pra uma peça de teatro, ou um “vale” pra ir no cinema todo mês contigo.

Você também pode dar um curso de costura, cosméticos, saboaria ou horta que você sabe que seu amigo/a vai gostar. Pode ser um presencial, à distância, o que importa é que ele não estava podendo ir e você deu a inscrição de presente!

Presentes que geram menos lixo

Meus canudos de bambu da Paz Em Gaia

Você pode dar kits lixo zero pros seus amigos que sempre falam que queriam ter copinho, guardanapo e outras coisas num kit pra não produzir lixo fora de casa. Tem um montão de coisas que dá pra dar nessa categoria: guardanapos de pano, canudos reutilizáveis, coletor menstrual, conjunto de talheres, copo retrátil ou caneca/garrafa, saquinhos de pano, ecobag, escova de dente de bambu, uma composteira, cafeteira de pano ou francesa e até um leitor de livros digitais como um kindle!

Presentes que são um pedacinho de você

Dar algo que era seu é muito legal porque incentiva a pensar que presente não precisa ter valor em reais, nem ser comprado do zero em uma loja. Pode ser algo que você já tem em casa. Como livros que você leu, amou e acha que tem tudo a ver com um amigo em especial.

Passar livros incríveis pra frente é algo tão legal. Eu amo ler e amo que as pessoas leiam os livros que acho legal. Ganhei “O Amor de Uma Boa Mulher”, da Alice Munro, da minha amiga Flávia Schiochet e foi um dos melhores presentes da vida conhecer essa autora (leiam!).

Ou uma roupa que sua amiga gostou muito, você nem usa mais e ela vai ficar super feliz em ganhar porque sempre falava dela quando você vestia. Uma câmera fotográfica, principalmente as antigas e analógicas que muita gente ainda tem em casa e pode restaurar e dar de presente pro amigo louco por fotografias.

(via)

Depois, na hora de embalar, ainda dá pra usar o método japonês que chama furoshiki, que consiste em um quadrado de tecido que pode ser amarrada de diversas formas pra embalar o presente. O mais legal é que a embalagem vira outro presente, como um lenço ou um guardanapo de pano. 😉

Imagem via.

Existem muitas ideias por aí que com certeza vão fazer mais sucesso que coisas genéricas compradas pra presente, porque foi você quem fez e não existe outro igual. Isso é super legal porque você tá realmente trocando algo com alguém, além de gerar menos lixo, plantar uma sementinha na outra pessoa também. 🙂 Vamos fazer mais e comprar menos nesse natal? 🙂

*Atuando sempre em função das pessoas, a Mercur propõe ajudá-las no desenvolvimento do seu bem-estar. Para isso, tem como base o compromisso institucional de unir pessoas e organizações para construir encaminhamentos e criar soluções sustentáveis. A empresa busca estar presente em diálogos significativos que promovam reflexões sobre o mundo em que vivemos. Essa publicação é o início de um relacionamento que a Mercur deseja ter com as pessoas sobre assuntos que considera importante. Fique à vontade para acompanhar os seus canais: Portal Mercur, Facebook, Twitter, Youtube.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Gostei das suas dicas, principalmente de presentearmos com algo que possuímos, mas que não faz mais tanto sentido para nós. Assim, além de deixarmos alguém feliz, a acumulação tende a diminuir.

    Abraços,

  • Oi Cristal! Adorei as dicas! Acho que presentes como os que você sugeriu carregam muito mais significado e carinho do que algo comprado pronto em uma loja somente para cumprir o protocolo de Natal. Eu procuro seguir essa tônica em todas as áreas da minha vida – até as alianças que eu e meu noivo usamos foram feitas por ele mesmo, durante um curso de joalheria.

  • Essa foi a lista de presentes mais incrível que eu vi! Estou numa vibe de me desapegar e tentar produzir menos lixo para o planeta também, seu blog foi um achado!
    Nunca tinha pensado em fazer meus próprios cosméticos e presentear os amigos com isso. Já vou dar uma olhada nas receitinhas 🙂
    Recentemente troquei o desodorante industrializado pelo leite de magnésia e foi a minha descoberta de 2017, nunca mais tive alergia! Isso me incentivou a querer buscar novas alternativas.

    Abraços.
    Blog Carolina Ribeiro

  • Oi …
    sobre o lance do papel higienico…
    Eu cortei em quadradinhos duas toalhas velhas e coloquei em potes numa gaveta do banheiro que eu tenho acesso mesmo sentada no vaso ..
    uso a ducha higiénica pra me limpar, me seco com um ou dois quadradinhos de toalha e os coloco pendurados na borda na borda de um cesto (lixeira plástica com furinhos sem sacola) pra secar.. a medida que vão secando os jogo pra dentro do cesto .. e os novos paninhos usados ficam pendurados na borda …
    Entao eu acho que não precisa deixar de molho num balde com água e sabão como tu pensou.. eles ficam ali sequinhos e sem sujeira esperando serem postos pra lavar .. bem tranquilo…
    Continuó mantendo a lixeira com sacolinha paras as visitas colocarem os papéis higiênicos usados .. não quero q usem os meus panos, entende? E não vou dizer pra trazerem paninhos rsrsrs …
    tá funcionando… 😉