Receita pra fazer em casa: spray aromatizante para casa

Uma das coisas que a gente mais nota a diferença quando troca os produtos de limpeza pelos naturais é a ausência daquele “cheirinho de faxina” quando limpamos a casa. É bem difícil pra algumas pessoas aceitarem que as roupas e a casa estão limpas sem estar cheirando de fato aos produtos de limpeza. No começo eu ficava meio com a sensação que a casa não tava limpa o suficiente.

Pensando nisso e pra ajudar a tirar o cheiro das cachorras do sofá, eu faço uma misturinha simples e desinfetante pra aplicar nos tecidos (cama, cortina, sofá). A receita é super simples, basta misturar álcool com gotas de algum óleo essencial (se você quiser) ou algum chá para fazer uma tintura.

Ingredientes

  • 200ml de álcool 70%
  • 20-30 gotas de óleo essencial de eucalipto glóbulos

Como fazer

  • Misture os dois ingredientes em um potinho spray e chachoalhe bem. Borrife sempre que quiser em tecidos que estejam um pouco mal cheirosos ou para levantar o humor da casa.

Você pode substituir o óleo essencial por folhas de eucalipto. Não tem a mesma potência, claro, mas tem efeitos e cheiro semelhante. Coloque um punhado de folhas que os 200ml sejam capazes de cobrir e espere uns 10-15 dias. Tire as folhas e borrife a tintura por aí.

Dica: caso ela fique muito escura, borrife antes em um tecido claro para ver a possibilidade de manchar.

Álcool 70

O único álcool capaz de eliminar totalmente as bactérias e esterilizar um objeto é o com gradação 70. Os outros tem potencial de limpeza, mas não são tão eficazes quanto esse. Existe uma razão pra isso: nessa gradação o álcool 70 é capaz de desidratar e romper a película das células dos organismos patógenos, diferente dos outros (o porquê eu não sei, os cientistas que vão saber nos dizer exatamente).

OE de Eucalipto Globulus

Esse OE além de um cheiro super fresquinho que combina com limpeza e arejar, também tem efeito expectorante (útil para dias muito fechados de inverno), antisséptico, antiviral e antibacteriano.


Gostou desse post? Ele é possível graças ao apoio dos assinantes do Catarse, um jeito de financiar a produção de conteúdo que seja livre de propaganda e realmente independente. A partir de apenas R$7 mensais você ajuda a manter essa produção de conteúdo que dá autonomia na hora das escolhas do dia a dia e ensina a sermos questionadores além de receber uma newsletter e concorrer a sorteios exclusivos. Apoie você também.

Autor: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *