Receita pra fazer em casa: spray anti-chulé

Criei esse spray anti-chulé pensando na praticidade e nas viagens. Adoro talco pros pés, mas uso muitos sapatos abertos o ano todo e aí não faz a menor diferença, até porque o talco cai todo pra fora do sapatinho rs.

Pois foi por isso que pensei em fazer algo com álcool que evapora rápido e podia ser o veículo além de ser ele próprio bactericida. Bicarbonato de sódio era importante porque realmente deixa o pé (e as axilas) livres dos cheiros ruins. Pra completar, óleo essencial de melaleuca que é bactericida, antifúngico e antisséptico (perfeito pra pés suados trancafiados em sapatinhos).

Ingredientes

  • 50ml de álcool (qualquer um)
  • 1/2 col. de chá de bicarbonato de sódio
  • 15 gotas de oe de melaleuca

Como fazer

Basta misturar tudo em um potinho com spray e chacoalhar bem. Borrifar no pé antes de colocar meia ou o sapato. Funciona também pra borrifar direto nos sapatos que é um adicional importante pra viagens quando a gente usa os mesmos sapatos sem muito tempo pra arejá-los o suficiente.

Eu não estou usando faz muito tempo, então tenho observações só dos primeiros usos e até agora parece funcionar superbem. Ajuda bastante no controle do chulé, não deixa o pé melado, funciona em sapatos abertos e é prático de usar.

O bicarbonato não fica completamente diluído no álcool 92ª (que foi o que usei), talvez no 70 que tem mais água isso se resolva). Não sei, não testei ainda. Mas como gostei bastante decidi compartilhar já. Assim que testar com álcool 70, outras variações e estiver tudo entendido eu coloco mais essa receitinha no ebook de beleza natural também.


Gostou desse post? Ele é possível graças ao apoio dos assinantes do Catarse, um jeito de financiar a produção de conteúdo que seja livre de propaganda e realmente independente. A partir de apenas R$7 mensais você ajuda a manter essa produção de conteúdo que dá autonomia na hora das escolhas do dia a dia e ensina a sermos questionadores além de receber uma newsletter e concorrer a sorteios exclusivos. Apoie você também.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oi Crystal!! Obrigada por compartilhar mais um receitinha que vai mudando a vida da gente =)

    Eu testei em casa, mas o bicarbonato não dissolveu e o spray acaba entupindo toda vez. Alguma dica do que posso estar fazendo errado?

    Obrigada 😘

    • Oi, Carol. Como eu falei eu não fiz muitos testes e o bs não diluiu na mistura que fiz. Acho que precisaria testar com álcool 70 com mais água. 🙂

  • Oi Cristal, tudo bem? Obrigado por compartilhar conhecimento ♥

    Não sei se você já viu uma receita da Bela Gil que ela faz desodorante com leite de magnésia, inclusive, é essa receita que uso. Um belo dia acabei testando nos meus pés e funciona super bem também! ♥

  • Olá, Cristal! Tenho usado leite de magnésia no combate ao chulé. Como pode ser usado como desodorante para axilas, achei que fizesse sentido usá-lo também nos pés. E realmente funciona, pois deu uma melhorada no cheirinho desagradável que ficava nos meus calçados.

    Eu agito o produto na embalagem dele mesmo, coloco um pouco nas mãos e espalho, depois passo uma mão molhada em cada pé que é o suficiente. Com 2 minutinhos o pé já está seco e pronto pra calçar qualquer coisa. Evito colocar em embalagens sprays pois o leite sempre entope.

    Um beijo e obrigada por esse blog maravilhoso 😘

  • eu costumo usar agua boricada, é simplesmente maravilhoso para tirar qualquer odor ruim, por ser antibactericida e anti fungicida. coloco em um potinho tipo esse spray de viagem, e algumas borrifadas e to sem cheiro ruim

  • Ei Cristal, essa receita foi uma benção. E meu marido, que já testou diversos desodorantes, resolveu testar como desodorante e foi fantástico. Ele até repete camiseta hoje em dia. Isso era inimaginável, pois o cheiro do suor dele era terrrrriiiiiiivel!!! Obrigada
    Bjo
    Camila