dicas imperdíveis da semana #12

Essa semana o links imperdíveis virou dicas imperdíveis! Semana passada aconteceu a Zero Waste Week lá na Inglaterra. Como eu não podia participar presencialmente, quis dar uma força pro assunto nas redes sociais com uma série de dicas. Lá vai:

1. A primeira dica é usar bucha vegetal como esponja: NA COZINHA! As esponjas normais são feitas de plástico e não são recicláveis! A bucha é um vegetal e, quando começa estragar, você pode enterrar na composteira e ela se decompõe lá! Muito melhor pro meio ambiente. Na foto, como eu faço: corto ela no meio e depois no tamanho parecido com o da esponja normal. No começo é um pouco estranho usar ela, mas depois a gente acaba acostumando.

2. Essa dica é uma das mais simples e revolucionárias: usar bicarbonato de sódio como desodorante! Basta pegar um pouco do pó e aplicar nas axilas que ele gruda. O bicarbonato funciona criando um ambiente que as bactérias que causam o mau cheiro não se proliferam. É super super eficiente, fiquei surpresa quando testei a primeira vez. Além disso, é uma alternativa barata e livre de alumínio como os desodorantes comuns. E pode ser comprado a granel, ou seja, sem gerar lixo!

3. A outra dica é trocar suas escovas de plástico normais por estas, de bambu! As de plástico são comumente não recicladas porque vão pro lixo comum e muitas acabam indo pros oceanos. Além disso, são feitas de um derivado de petróleo e existem estudos sobre o bisfenol presente nos plásticos como tóxico para nós. As escovas de bambu são compostáveis! Com exceção das cerdas, feitas de nylon, que são recicláveis. Nylon não contém bisfenol e se decompõe em 10x menos tempo que o plástico. O ideal seriam cerdas vegetais, mas ainda não descobri ou existe nenhuma marca que faça isso.


4. Para escovar os dentes eu uso uma pasta feita em casa com óleo de coco e bicarbonato de sódio! Faço a proporção de 3:1 de óleo para bicarbonato. Dura cerca de 1 a 2 meses. Não é nojento e não faz espuma, claro. O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a proteger as gengivas, e estudos provaram que ele ajuda a inibir o crescimento das bactérias que causam cáries e mau hálito. Posso dizer que minha gengivite melhorou 100% depois que comecei a usar essa mistura!

5. A última dica é usar potes de vidro para fazer compras a granel! Você leva seus potes em lojas que vendam coisas a granel. Pede pra tirar o peso dos potes e aí só o conteúdo vai ser pesado. Assim você leva os alimentos direto pra estante, sem produzir lixo nenhum. Só precisa se planejar um pouco pra ir na loja.

Autor: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *