Links imperdíveis da semana #03

1. Lembrete pro evento Modefica Offline, que entre outras coisas maravilhosas, vai ter um bate-papo muito legal com a fundadora da Surya Brasil, Clelia Angelon, sobre se é possível ganhar dinheiro com produtos e serviços que façam o bem.

2. Eu, Cristal Muniz, entrei pra lista de jovens inspiradores do projeto A Nova Geração de Brasileiros da Oxford Porcelanas por causa do Um Ano Sem Lixo. 🙂

3. Esse container (ironicamente, uma iniciativa da Coca-Cola) transforma água suja em potável, dá acesso a internet, tem espaço pra guardar vacinas e outras coisas. É um projeto super interessante pra áreas sem saneamento básico, pra melhorar o acesso das pessoas a essas coisas.

4.  Post do mês que eu escrevo pro Modefica, contando sobre o que são as composteiras e como elas podem ajudar muito para diminuir o lixo gerado em casa.

5. França anunciou que vai proibir os itens descartáveis! A medida vai valer mesmo a partir de 2020, mas até lá os estabelecimentos e as pessoas precisam começar a se adequar. Essa proposta vai diminuir em cerca de 30 MIL TONELADAS POR ANO a quantidade de lixo só dos descartáveis.

Para ver mais links imperdíveis, clique aqui.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Cristal, queria sua opinião sobre uma questão prática. Estou pensando em começar a vender doces e bolos na faculdade esse semestre, pra dar uma ajuda no orçamento, mas estou dividida sobre as emtbalagens.

    Como os doces ficam em uma mesinha não posso simplesmente deixar na tigela, porque várias pessoas pegariam e não teria como me assegurar de que sempre usariam o pegador, por exemplo. Até agora o que pensei de "menos pior" é embalar os pedaços de bolo com papel manteiga e prender com um barbantinho, pra evitar papéis plastificados ou metalizados. Mesmo assim, sei que eles não iriam pra reciclagem porque 1) resíduo organico 2) o campus de sp da usp não é muito ligado nesse "detalhe".

    Você tem alguma ideia pra me dar?