6 Ideias de Presentes Lixo-Zero Para o Dia dos Namorados

Datas comemorativas costumam ser um frenesi danado em busca de um presente perfeito para a pessoa amada e, para muita gente, presentear pode ser um verdadeiro desafio. O problema é que ficamos tão preocupados em não faltar o tal presente perfeito que acabamos, muitas vezes, comprando coisas desnecessárias, caras, impessoais e que vêm embaladas em muitos papéis e sacolas que acabam virando lixo.

Nessa empreitada de viver sem produzir lixo, busco estender as ações de lixo-zero em todas as coisas que eu faço e uma delas é presentear. Comecei pensar mais na experiência que eu posso proporcionar àquela pessoa do que no objeto em si. Focar na experiência e no que ela gosta de fazer ajuda a dar algo que não seja um objeto sem uso, mas sim algo que vai acrescentar na história de vida e repertório dela.

Se você quer dar um presente de dia dos namorados que não cabe numa caixa, mas ainda não pensou em nada, nossas sugestões de presentes lixo-zero vão ajudar você dar algo realmente interessante para a pessoa amada.

1. Uma viagem simples ou a viagem dos sonhos. As duas vão ser igualmente inesquecíveis.
Descole uma passagem para algum lugar que vocês sempre pensam em ir, mas nunca vão. Pode ser uma cidadezinha próxima para um final de semana quieto ou, se der no orçamento, uma passagem para aquela cidade incrível que vocês querem muito conhecer. Todo mundo adora viajar e vai ser inesquecível.

2. Deixar o lar doce lar ainda mais doce nunca é demais.
Compre uma moldura vintage em alguma loja de móveis usados e coloque uma foto de um dia ótima que vocês tiveram juntos, um print de algum artista local ou até uma mensagem feita em casa. Também é legal pensar em itens de decoração pra casa: comprar algo de algum artista local que faz cerâmica, vasos, arte em madeira ou até mesmo coisas de cozinha se lá for o lugar da casa favorito do seu par. Nós já demos umas dicas boas de marcas bacanas aqui.

3. O seu parceiro é daqueles que adora uma sala de aula?
Seu amado sempre quis aprender a cozinhar, fazer tricô, programar, desenhar, escrever ficção, dirigir, surfar? Dar um curso de presente de algo que elx sempre quis fazer vai ser incrível. Pode ser um curso online (o Coursera tem vários muito legais a preços bem acessíveis) ou um presencial mesmo (como o de tricô da FAAP)

4. Um ingresso para um show de uma banda que vocês adoram.
Fãs de Belle & Sebastian e festivais de música, que tal dar de presente um ingresso pro Popload Festival, que rola em outubro? Quem não é de São Paulo pode pesquisar o que está rolando na sua cidade e fazer um combo de vários concertos, cinema, teatro. Um super presente de eventos culturais.

5. Cosméticos naturais, artesanais e vegetais para um banho quente.
Sabonetes artesanais são menos agressivos para a pele e, no geral, super cheirosos. Recomendamos sempre os da BOA Saboaria. Outra dica são os xampus em barra, o novo hit dos cosméticos naturais. Um presente super útil e gostoso, sabonete ou xampu, e dá até pra fazer um charme e convidar para um banho a dois.

6. Um tempo na cozinha, compartilhando momentos gostosos.
Não, não vá à um restaurante em pleno dia 12! Prepare algo que só você sabe fazer, aquele prato favorito do seu amor ou teste a receita de Charutos de Lentilha e Cogumelos que fizemos por aqui. Pra ficar completamente sem lixo, compre os ingredientes a granel e na feira levando seus potinhos e saquinhos. Escolha um vinho bom para acompanhar ou até uma cerveja especial. Não diziam as avós que podemos conquistar pela barriga?

Se mesmo assim você precisar embalar, use saquinhos de pano, um cachecol ou um lenço (que podem ser um presentinho a mais) para embrulhar o presente. Pense que a embalagem serve para dar um charme, então não precisa ser algo descartável. O que importa mesmo? É a pessoa que você ama gostar muito do que você for dar.

*Post originalmente publicado no Modefica.com.br. Para acessar o post completo, clique aqui.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Adorei as ideias! Esse ano eu e o namorado optamos por não trocar presentes, afinal, o dia dos namorados é uma data comercial e seu significado deve ser vivido todos os dias. Acabou que ele conseguiu ingressos (de graça! :D) para fazermos um passeio que eu SEMPRE quis fazer. Foi surpresa, mas tinhamos combinado um picnic num parque… Adorei a dica dos sabonetes. Quero começar a fazer pra presentear as pessoas que eu gosto!

    Beijos!

  • Achei linda essa ideia de embalar presentinhos com lenços,cachecois,panos em geral. Genial. Parabéns e Obrigada por essas publicações 😀 😀