o perigo das microesferas de plástico e 2 receitas de esfoliantes caseiros

Você sabia que a maioria dos esfoliantes e vários outros cosméticos industriais utilizam MICROESFERAS DE PLÁSTICO para seu efeito abrasivo? Esses microplásticos não se degradam no meio ambiente e também não conseguem ser filtrados no tratamento de esgoto, para onde eles acabam indo. Resultado? Elas vão parar nos mares e já começaram a dar resultados negativos porque foi provado que essas esferas absorvem químicos nocivos. Elas serão engolidas por seres marítimos e, muito provavelmente, chegarão a nossos pratos nos contaminando também.

Essa foi uma das descobertas mais chocantes que fiz. É claro que podemos evitar a compra desses produtos, mas as empresas, antes de mais nada, não deveriam usar esses plásticos! Ninguém precisa dessas microesferas, elas deveriam ser pro-i-bi-das. Existem ONGs que lutam por isso em vários países, mas não com força aqui no Brasil 🙁 Evite comprar mais desses produtos e compartilhe essa informação para que mais pessoas saibam e parem de comprar também!

Para identificar se seus produtos possuem microesferas de plástico:
Procure na lista de ingredientes de seus esfoliantes, gel de banho, sabonetes faciais e até creme dentais (!!!) se existem esses nomes: polietileno, polipropileno, polietileno tereflalato, polimetilmetacrilato e náilon. Se sim, é porque usam microesferas. Elas são micro mesmo, muitas não são visíveis a olho nu. Também existe um aplicativo que permite escanear o código de barras dos produtos e eles avisam se existe ou não essas esferas.

Dito isso, é só fazer receitas caseiras e fáceis para usar como esfoliante e evitar esses produtos nocivos pro meio ambiente, caros e que produzem lixo. Na foto, eu misturei o restinho da receita com óleo de coco e a de mel, pra não desperdiçar 🙂

Esfoliante para o rosto: 
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de óleo de coco
Misture bem e aplique no rosto, esfregando suavemente. Como o bicarbonato é mais fino, é ideal para não machucar a pele do rosto, normalmente mais sensível. Além disso, o óleo de coco já hidrata a pele. 2 em 1!

Esfoliante para o corpo:
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de açúcar (eu uso o demerara, bem abrasivo)

Misture bem e aplique no corpo, esfregando. Dependendo do tipo de açúcar usado o efeito abrasivo é maior ou menor. Se for usar no rosto, faça com cuidado porque essa opção é mais agressiva.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *