Receita pra fazer em casa: hidratante natural de verão para peles sensíveis

Eu não gosto de passar hidratante, cês já sabem né? No rosto eu até desgosto menos, porque temo o hábito de passar algum óleo vegetal ou hidratante antes de dormir, aí não fico o dia inteiro melada. Mas no corpo, minha gente, é difícil demais eu lembrar e me esforçar pra fazer isso.

Aí eu fiz aquela receita (maravilhosa) do hidratante natural só com óleos e manteigas vegetais que foi um sucesso, muita gente fez também! E muita gente comentou que era muito oleoso. Bom, são óleos e manteigas vegetais, não tem como ser muito diferente. Era o que eu achava, porque foi com a Eliz do Cosmetologia Orgânica que eu descobri que alguns óleos e manteigas têm velocidade de absorção diferente na pele – além de fatores como refino, qualidade da matéria-prima, etc.

E então eu queria uma receita que fosse menos sofrida de usar, porque eu sigo detestando passar hidratante. E descobri a manteiga de manga, que além de ser brasileira, tem um toque aveludado quando a gente passa na pele, diferente do óleo de coco, por exemplo. Fiz uma pesquisa e fiz essa receita super fácil que resultou numa manteiga corporal ótima pra usar no verão e em lugares quentes e/ou por pessoas que também tem aflição daquele toque super melecado dos hidratantes.

AS MANTEIGAS E ÓLEOS USADOS

Manteiga de manga: manteiga obtida do caroço da manga, tem um cheiro característico super doce, cor levemente amarelada. É suavizante, calmante e hidratante. Tem um toque não-oleoso, aveludado.   Óleo de abacate: hidratante, calmante e suavizante. O óleo de abacate é uma alternativa mais barata e que tem produção nacional ao óleo de jojoba e azeite de oliva. Ambos são ricos em vitamina E e tem uma absorção muito boa pela pele.   Óleo de calêndula: provavelmente não é óleo vegetal da calêndula (pelo que conversei com a Eliz, não existe mesmo!) e sim uma infusão de algum óleo vegetal com as flores da calêndula, que tem ação antiinflamatória, cicatrizante. 

Esses três ingredientes foram escolhidos por mim porque além da manteiga de manga e do óleo de abacate garantirem um toque menos oleoso, mais confortável, eles também são ingredientes perfeitos pra quem tem uma pele sensível, que é meu caso.

COMO FAZER

Você vai precisar de:

  • Cerca de 30g de manteiga de manga
  • 15ml de óleo de abacate
  • 15ml de óleo de calêndula

Como fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha de vidro.
  2. Bata com uma batedeira até emulsificar bem os óleos. Não precisa esquentar e derreter, o que garante as qualidades dos óleos intactas, porque eles não são durinhos como a manteiga de cacau.
  3. Guarde em um potinho de vidro esterilizado, de preferência escuro. Eu coloquei em um potinho com válvula, mas depois de uns dias a mistura ficou mais durinha e tive que derreter tudo em banho maria e colocar em outro potinho de vidro, então fica a dica de não usar um potinho com válvula (não importa a temperatura onde você mora, tava 40ºC aqui e não ficou mais líquido não)!

PRA LER MAIS:

_Cuidados básicos pra fazer seu cosmético em casa, por Cosmetologia Orgânica
_A receita do outro hidratante corporal que é sucesso aqui
_Eu comprei todos os ingredientes na Flora Fiora  

→ Quem for no Workshop de Beleza Natural aqui em Floripa, vai levar pra casa um hidratante parecido, com manteiga de manga, manteiga de cacau e surpresas! Clica aqui pra saber mais. 😉

Autor: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Não vai ficar bem emulsificado se misturar com garfo, etc. Dá pra usar um fouet e bater manualmente, mas precisa misturar bastante.
    O banho maria eu falei só porque coloquei nesse potinho que não dava pra acessar, esquentei a mistura pra tirar dali de dentro. Não é necessário porque as manteigas não são duras, como falei no post.

  • Fica com um cheiro doce, mas dá pra usar óleos essenciais mais "fresquinhos" pra quebrar esse doce se você não gostar. Não conheço outra manteiga que seja igual à de manga com outro cheiro, teria que pesquisar as matérias primas.

  • Quanto rende mais ou menos? E dura quanto? PS eu tbm uso pouco hidratante então pode ser a partir da sua experiência mesmo! 🙂

  • Oi Cristal, tudo bem? Sempre venho no seu blog – excelentíssimo e super incentivador btw – mas tenho vergonha de comentar rs

    Tenho algumas perguntinhas:
    1) Essa receita pode ser usada no rosto? Estou doida atrás de um hidratante facial DIY.
    2) Você sabe se com a adição do gel de babosa nessa receita ela ainda emulsiona?

    Desculpa "chegar chegando" assim mas, obrigada desde já!

  • Ois! Dá pra usar essa receita no rosto sim, mas acho que pela textura mais oleosa, só de noite, antes de dormir e não durante o dia.
    Sobre o gel de babosa: não acho que vai dar certo nem tanto pela emulsão (precisaria de um emulsificante talvez) mas pela preservação. Mesmo sendo indutrializado, o gel de babosa tem uma validade baixa, a não ser q tu fizesse pouquíssimo pra usar por 15 dias, mais ou menos. Mas eu usaria os dois separadamente pra não ter esse incômodo. Como não dá pra precisar a validade de um cosmético assim, é sempre melhor evitar contaminação e possibilidade de criação de microorganismos. 🙂

  • Oi, tentei fazer o meu, mas além do oleo de calêndula usei de rosa mosqueta e copaíba mais algumas gotinhas de oleos essenciais, ficou com uma aparencia parecida com a do seu só que com uma textura granulosa, isso aconteceu com o seu ?
    usa se assim mesmo, ou depois de colocar em banho maria essa textura fica totalmente cremosa ?
    Acho que deu errado, não sei o que fazer, rs.

  • Pode ser que tenha sido de algum óleo ou manteiga, provavelmente se você derreter em banho maria, esperar esfriar e bater depois de gelado, ele fique homogêneo e sem gruminhos. 😉

  • Me pergunto se você já fez algum hidratante de aloe, mais refrescante, sabe? Tenho um pé de aloe em casa e tá enorme e eu queria usá-lo num hidratante, mas não sei ainda como fazer. você tem alguma receita dessa no blog?

  • Não, e nem te como, Débora. Pra usar uma planta em um hidratante, precisamos de um sistema de conservação e eu não consigo recomendar receitas assim ainda. Em parte porque os conservantes naturais disponíveis são difíceis e também porque requer muito mais cuidado na manipulação.

  • Cristal, tudo bem se acrescentar uma gostas de óleo essencial de melaleuca pra ajudar na preservação? Meti um leve louco e fiz uma quantidade muito grande, usei 100g de manteiga de manga pq não tinha como pesar a manteiga e aumentei os óleos na mesma proporção. Eu adoro passar hidratante todos os dias, mas como prefiro os mais aquosos descobri que essa receita foi um pouco demais pra mim. Tudo bem tb add o óleo essencial no creme e sair ao sol depois do usar? Brigadenha

  • Olá.

    Eu gostaria de saber, posso substituir por óleo de rosa mosqueta e óleo de laranja doce e passar no rosto?

    Rosa mosqueta é otimo para olheiras e laranja doce tem vitamina c, será que juntar os dois nesse creme caseiro e uma boa ideia?

    Obrigada.