Guia definitivo de marcas de sabonetes artesanais e xampus sólidos naturais (pra comprar online!)

Sabonetes da Trópica Botânica, de Curitiba

Listei nesse post todas as marcas que conheço pelo Brasil de xampus sólidos e sabonetes artesanais naturais. A maioria dá pra comprar online e, se você morar na cidade da pessoa que produz, pode combinar de ir buscar e não precisar gerar o lixinho da embalagem. 😉 Sempre digo que uma das melhores coisas de comprar de quem faz é essa possibilidade de conversar, pedir o produto sem embalagem, customizar e coisas que a gente não consegue em mercados e com grandes empresas.

Sabonetes artesanais são melhores por causa das embalagens, caso você consiga comprar sem, mas também por causa da sua composição. Não tem derivados de petróleo, parabenos como conservantes, lauril sulfato de sódio que é um detergente agressivo e alergênico, são biodegradáveis (de verdade) e são veganos (se forem feitos só com óleos e manteigas vegetais, como é o caso de quase todos, mas vale conferir).

No lugar desses ingredientes que causam alergias, que ressecam a pele e poluem o meio ambiente, os sabonetes artesanais são feitos com óleos e manteigas vegetais de altíssima qualidade saponificados, óleos essenciais com propriedades terapêuticas e fim. Algumas receitas tem outros ingredientes pra adicionar funções como esfoliação, aí depende de cada barrinha. 🙂

A mesma coisa funciona pros xampus sólidos artesanais. Com a vantagem ainda de que cada barrinha dura muito mais tempo que um xampu líquido convencional. Eles não ressecam o cabelo, limpam naturalmente e vão mudar a sua vida! Hehe. Clica aqui pra ver o post sobre rotina natural de pra lavar os cabelos.

Aires Skin
Brasília – DF
Sabonetes. Loja virtual.

Aloe Saboaria
São Paulo – SP
Sabonetes. Venda por email.

BATHS Fresh Made Soaps and Cosmetics
Santana de Parnaíba – SP
Sabonetes e coisas para o cabelo. Loja virtual.

Boa Saboaria Artesanal
São Paulo – SP
Sabonetes e xampu sólido. Loja virtual.

Ewé Alquimias
Salvador – BA
Sabonetes, xampu sólido e condicionador natural. Loja virtual.

Fefa Pimenta
Rio de Janeiro – RJ
Sabonetes, xampu sólido e bálsamos. Loja virtual.

Barrinhas especiais da Fefa Pimenta

Posso falar da Fefa porque conheço a própria Fefa e porque já usei os produtos. São maravilhosos mesmo e não é só porque a Yasmin Brunet indicou não! Haha. Acho que é uma das marcas mais conhecidas porque o preço é justo, os xampus são de altíssima qualidade e a Fefa é uma querida. Sabonetes e xampus são feitos usando o cold process, matérias de qualidade e amor. 🙂 Também tem condicionador sólido, xampu não-saponificado, perfume botânico, bálsamos, óleos vegetais e desodorante. Dá pra combinar pra entregar no Rio!

Frez Sabonetes
São Paulo – SP
Sabonetes, xampu sólido e outros produtos. Loja virtual

Lá do Mato Saboaria Artesanal
São Paulo – SP
Sabonetes e sais de banho. Loja virtual.

Nativa Saboaria Artesanal
Jacaraípe – ES
Sabonetes, xampu sólido e outros produtos. Loja virtual.

Sabon Sabon
São Paulo – SP
Sabonetes. Venda por email.

Sachi
Tibau do Sul – RN
Sabonetes e outros cosméticos naturais. Loja virtual.

Santo Sabão
São Paulo – SP
Sabonetes, xampu sólido e workshops e apostilas de cosmética natural. Loja virtual.

Sementes de Gaia
São José dos Campos – SP
Sabonetes e xampu sólido. Loja virtual.

Trópica Botânica
Curitiba – PR
Sabonetes, xampu sólido e outros produtos. Loja virtual.

Sabonete de castanha do pará e palmarosa, da Trópica Botânica

Posso falar da Trópica porque já comprei dois sabonetes deles, o de castanha do pará + palmarosa e o de macadâmia + manjericão. Adorei o de palmarosa, achei bastante hidratante e o cheiro é super gostoso. Comecei a usar no cabelo também (muitos sabonetes artesanais tipo cold process podem ser usados no cabelo) e achei ótimo.

Unevie Saboaria
São Paulo – SP
Sabonetes, xampu sólido e outros produtos. Loja virtual.

Yamuna Artesanal
Florianópolis – SC
Sabonetes artesanais, óleos corporais e outros produtos. Loja virtual.

A Yamuna foi a primeira marca de sabonetes artesanais que usei e, olha, comecei com o pé direito. Um sabonete de lavanda que tinha pedacinhos da flor dentro, lindo e cheiroso demais. E um sabonete incrível que vinha com um pau de canela dentro! Como eles são da mesma cidade que eu, são sempre minha prioridade de compra pra evitar embalagem de correios e outros lixos. 🙂

Essa é a lista definitiva porém não definitiva. A ideia é que a gente vá adicionando outras marcas que surgirem aqui. É só comentar aqui embaixo.

Adendo: ser artesanal não significa ser natural. Muita gente faz sabonetes usando bases glicerinadas prontas, por exemplo, que tem parabenos, muitas vezes nem são veganas, vários etc. É legal sempre investigar quem produz e ver a lista de ingredientes.

Autor: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *