Como consertar seu desodorante natural em creme

Se você já fez minha receita de desodorante natural em creme, que vai óleos e manteigas vegetais, sabe que a textura é você quem escolhe. Isso é bom porque você pode preferir um desodorante mais durinho e eu um mais cremosinho sem prejudicar a receita em si.

Só que, por essa flexibilidade, muita gente me escreve pra saber como consertar porque seu desô ficou muito líquido ou muito duro depois de esfriar. Por isso eu vim aqui te ajudar nessa missão! Caso você não saiba sobre qual receita eu tô falando, clica aqui. 🙂 No final do post eu também deixo aqui as sugestões de receitas conforme clima e textura desejada.

Se o seu desodorante ficou quase todo líquido

Isso pode acontecer porque: você não sabia muito bem que proporções dos ingredientes usar pra textura que você queria e depois que esfriou ficou mole demais (tudo certo, é fazendo que se aprende). Ou porque você fez a receita no frio do inverno e dias bem quentes chegaram e aí, se você usou óleo de coco por exemplo, ele derreteu.

Pra consertar é fácil:

  1. Coloque num potinho de vidro ou inox para esquentar em banho-maria 1 col de sopa de uma manteiga vegetal dura em temperatura ambiente (manteiga de cacau ou manga, por exemplo) ou uma cera vegetal (cerda de candelila ou carnaúba).
  2. Quando estiver derretido e homogêneo, desligue o fogo e coloque o conteúdo do seu desodorante junto para misturar.
  3. Não precisa esquentar MUITO, só o suficiente pra incorporar a manteiga ou cera.
  4. Guarde no potinho onde estava o desodorante e deixe esfriar (pode ser em temperatura ambiente ou na geladeira).

Meu desodorante depois do clima sair do frio pro quente em dias e depois de consertar adicionando manteiga de cacau (já resfriado apesar de na temperatura ambiente).

Se o seu desodorante ficou muito duro e difícil de pegar

No geral, isso acontece porque a gente coloca muito da manteiga vegetal mais dura como a de cacau e o resto da composição não é suficiente pra resultar em uma mistura cremosa. Ou porque esfriou mesmo, quando começa o inverno aqui eu quase sempre preciso dar uma arrumadinha no desodorante.

Antes de eu te dizer como resolver, deixa eu te falar outra coisinha também: se você quiser pode deixar o desodorante durinho e usar como barrinha ao invés de tirar um pouco com o dedo e esfregar na axila.

Mas pra tornar seu desodorante que tá durinho em cremoso você faz isso aqui:

  1. Coloque o conteúdo do seu desodorante num potinho de vidro ou inox para esquentar em banho-maria. Não precisa esquentar MUITO, só o suficiente pra incorporar o óleo vegetal.
  2. Quando estiver derretido e homogêneo, desligue o fogo e coloque o 1 col de sopa de um óleo vegetal que está sempre no estado líquido (como óleo de abacate, jojoba, amêndoas doce, semente de uva) para misturar. Não faça isso com óleo de coco se você mora em um lugar onde ele fica sólido (ou seja, onde faz frio).
  3. Guarde no potinho onde estava o desodorante e deixe esfriar (pode ser em temperatura ambiente ou na geladeira).
Como é o banho maria: um pote de vidro em cima de uma panelinha que tem água dentro e esquenta o pote através do vapor.

Proporções indicadas de ingredientes para não acontecer isso

1. Verão / lugar muito quente

Opção 1: 2 col de sopa de manteiga de manga + 1 col de sopa de óleo de coco + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

Opção 2: 3 col de sopa de óleo de coco + 3 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

Opção 3: 2 col de sopa de manteiga de cacau + 1 col de sopa de óleo de coco + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

Opção 4: 1 col de sopa de manteiga de cacau + 1 col de sopa de cera vegetal + 2 col de sopa de óleo de coco + 2 col de sopa de amido + 1 col de sobra de bicarbonato de sódio

2. Frio / inverno

Opção 1: 3 col de sopa de óleo de coco + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

Opção 2: 2 col de sopa de óleo de coco + 1 col de sopa de manteiga de abacate, manga ou cacau + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

Opção 3: 1 e 1/2 col de sopa de manteiga de cacau + 1 e 1/2 col de sopa de óleo vegetal tipo amêndoas ou abacate + 2 col de sopa de amido + 1 col de sopa de bicarbonato de sódio

E aí, ajudou? Se você arrumar e der certo, volta aqui pra contar. 🙂

Pra ler mais:

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Cristal, fiz e fiz pra toda a minha família, ele dá alergia em muitas pessoas, isso pq eu fiz com menos bicarbonato. Irrita, fica vermelho e arde. o que fazer? não dá pra fazer em creme com bicarbonato sem irritar? não queria fazer o de magnésia

    • Muitas pessoas são mais sensíveis ao bicarbonato, mas já estou pesquisando uma alternativa pra fazer o mesmo desodorante em creme mas substituindo o bicarbonato por outro agente desodorante que é menos agressivo. 🙂 Por enquanto eu recomendaria testar com metade da quantidade de bs da receita e, se mesmo assim irritar, suspender o uso.

    • Oi, Ana. Não sei te responder assim, como eu falo no post depende se é quente, frio, qual seu objetivo com o conserto etc. Me explica melhor que te digo.

  • fiz o meu primeiro desodorante esses dias e ele ficou líquido. acredito que seja porque usei manteiga de karitê e ela não é tão dura, além do óleo de coco. já que está calor ficou dessa forma.
    gostei bastante do post!
    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

  • Fiz há 2 semanas e simplesmente amei este desodorante! Conto pra todo mundo que posso sobre @umavidasemlixo. Muito obg por me salvar, Cristal! Usei óleo essencial de melaleuca e funcionou pra mim melhor do estes Clinical da vida! Vc é maravilhosa!!!!

  • A sua receita de desodorizante em creme funciona mesmo, é garantido. Já fiz varias vezes e como de inicio deixava a pele da axila vermelha, optei por na segunda vez que fiz a receita reduzir o bicarbonato para metade da quantidade , e funciona na mesma.
    Sigo sempre o blog aqui em Portugal, bem haja por tudo o que nos ensina. Beijos.