Lavando louça sem produzir lixo

Lavar louça sem produzir lixo é super fácil! Talvez você não tenha pensado sobre sua esponja amarelinha pra lavar louça até hoje, mas trago notícias tristes: elas não são recicláveis, nem compostáveis e vão direto pro aterro sanitário (se forem encaminhadas corretamente na coleta de lixo!). Até existem alguns projetos de coleta de esponjas, eu sei, mas isso não resolve o problema. Quase o país inteiro segue sem esses projetos especiais. Por isso, o jeito é usar outras alternativas pra lavar louça sem produzir lixo.

Sabão de coco em barra

De novo ele. Eu troquei os detergentes líquidos, cheios de lauril sulfato de sódio que fazem um mal danado pra nossa pele e pro meio ambiente, além de durar pouco e sempre ter uma embalagem PET pra descartar por um sabão de coco em barra. 😉 Sempre tento comprar da marca Milão, mas também compro da marca UFE. Lembre de ler a composição e procurar por óleo de babaçu ou óleo de coco. Se não tiver, é sabão de qualquer outra coisa só com fragrância de coco.  

Bucha vegetal

Você provavelmente conhece a bucha vegetal, mas só usou até hoje pra tomar banho. Pois agora ela vai ser sua esponja de lavar louça também! 🙂 É só usar do mesmo jeito que a esponja plástica, mesmo. No começo eu senti um pouco até me adaptar, porque a bucha não é tão densa, então você não pode molhar com tanta frequência. Além disso, o sabão de coco também enxágua mais fácil, então não fica pra sempre saindo espuma da esponja como o combo detergente + esponja plástica.

Você consegue comprar sem embalagem em feiras livres, floriculturas, lojas de produtos naturais. Tem umas muito grandes, de até 1m! Isso dura mais ou menos um ano de esponja em casa! É também muito mais barato, viu? Fora que você pode ter a mesma sorte que eu e conhecer alguém que tem uma plantinha de bucha em casa e ganhar esponjas.

Não tenho nenhuma panela que corra o risco de riscar, mas duvido que isso aconteça com a bucha. Depois que ela molha, ela fica mais mole e macia. Bucha vegetal não risca panelas, pode ficar tranquilo!

Pra manter limpinha sem risco de contaminação (que é menor que das esponjas plásticas) o mesmo cuidado vale: deixar de molho na água fervente de vez em quando (eu coloco um pouco de vinagre), sempre depois de usar lavar com sabão e deixar secando. Dura uns 2 meses até ela ficar molinha demais, aí é só colocar na composteira e, como ela é uma planta, se decompõe naturalmente! 😉  

Escovas de cerdas vegetais

Comprei essas duas escovas na Liberdade, em São Paulo. Tem uma loja gigante lá, acho que a maior, que sempre tem essas escovas. Elas são ótimas pra limpar panelas e lavar vegetais — é o que eu faço com a de cabo e sem cabo respectivamente.

As cerdas delas são de piaçava, uma palmeira. Na textura, parecem feitas de plástico, é bem durinho! Amo pra limpar panelas porque a bucha não é tão eficiente como a outra esponja, que é super abrasiva. Usei durante muuuito tempo a primeira que comprei de cabo, tipo um ano! Mantive os mesmos cuidados de limpeza da bucha, e como uso com menos frequência, ela ficava sequinha e limpa pra não apodrecer.

Se você não conseguir essas escovas, também não precisa sofrer! Eu comprei porque achei por acaso e quis testar, amei e sigo usando. Sempre que vou pra São Paulo, passo lá na Liberdade pra comprar caso precise. Mas só a bucha vegetal é suficiente, viu.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Eu estou lavando louças com bucha vegetal há um ano e fica realmente limpo, não danifica panelas, e acaba na composteira, então apenas vitórias.
    Ferver água e jogar sobre ela diariamente tb é uma alternativa pra quem não quer deixar de molho. Tb é legal usar bicarbonato de sódio na lavagem de panelas, mas o sabão de coco é mais que suficiente.
    Uma coisa apenas: se na panela ficarem coisas encrustadas e a esponja já estiver molinha, pode ser um pouco mais difícil retirar os resíduos. Mas pra essas ocasiões sempre é possível esfregar um pouquinho mais ou usar uma esponja de piasava (que eu adorei, por sinal)

  • Já alterei as da pia aqui de casa pela bucha vegetal! Melhor dica! Valeu! Agora vou procurar as de piaçava! Amo seu blog <3

  • Gente, tô impressionada, não imaginava que poderia colocar minha bucha na composteira depois. Amei a dica! Uso a uns anos uma escovinha para lavar vegetais que comprei na Etna que é toda de materiais renováveis, chama full cicle.

  • Nossa vou confessar, ganhei uma esponjona dessa e não sabia quanto "banho" ia ter que tomar para acabar com ela porque dura muuuuito… resolvido. Ela limpa bem as "cracas" da panela? (pra eu saber se tem que deixar mais de molho….

  • Oi Cristal, depois que li isso no seu blog há algum tempo adotei o mesmo sistema. Sabão de coco e bucha vegetal. No final quando fica ralinha… vai para a composteira. Quando tem alguma sujeirinha grossa, coloco um pouco de bicarbonato na bucha e tira tudo. Eu ainda achava a cuba da pia meio engordurada, mas fiz o sabão líquido que você ensinou aqui e uso para lavar a pia no final, dai ficou tudo perfeito!
    Obrigada por dividir tanta informação.
    Depois do seu blog já mudamos muito por aqui. bj

  • Olá muito boa noite!!
    Muito obrigada pela página e maravilhosas ideias que nos dá económicas e amigas do ambiente, gostava de perguntar aonde compra o sabonete de côco, se há alguma marca específica, pois aqui em Portugal é difícil arranjar!!Um grande beijinho!!

  • Ois! Em Portugal é mais fácil de achar sabão de castela artesanal, não é? No Brasil que temos o costume de usar sabão de coco, porque azeite de oliva é muito caro por aqui. 😉

  • Amei as dicas. Esse sabão eu acho com facilidade aqui no interior e faz todo sentido usar um produto que nao precise de descarte como o vidrinho do detergente. Amo essas reflexões que vc gera na gente, coisa que a gente nunca tinha parado pra pensar antes. Beijo!

  • Olá..bacana a dica, mas vc comete um grave erro…Esponjas são SIM recicláveis…e existem empresas/projetos que fazem isso…procure se informar e ajude a divulgar que esponjas SÃO SIM recicláveis.Grande abraço.Renato

  • Eu sei que existe um programa de reciclagem da principal marca de esponjas. Mas a gente tem que pensar como isso não basta. Esses programas não resolvem o problema, são poucos pontos de coleta pro total de esponjas usadas em todas as casas do país. É sempre melhor evitar o problema que buscar uma solução pra lidar com ele. Usando uma bucha vegetal a gente deixa de gerar lixo plástico da embalagem, deixa de precisar produzir esponjas plásticas, deixa de usar energia pra reciclar essas esponjas se elas forem parar em um ponto de coleta do programa. Reciclar não é carbono neutro, muitos processos de reciclagem usam MUITA energia e MUITA água. A meta sempre sempre sempre tem que ser: não usar se tiver como. 😉

    Ser reciclável todos os materiais são, é só ter empresas e máquinas que transformem aquele material em outra coisa. O que é TOTALMENTE DIFERENTE de dizer que as esponjas são, DE FATO, separadas na coleta seletiva das cidades e encaminhadas pra reciclagem com outros tipos de plástico. NAO SAO. NAO EH ISSO QUE ACONTECE. Elas vão pro aterro sanitário fora esse programa de coleta que NAO EH O SUFICIENTE pra lidar o lixo gerado.

  • Olá, concordo com você, se a humanidade não reduzir o consumo em breve estaremos mergulhados em lixões….Apenas fiz uma colocação diante de sua afirmação no artigo "mas trago notícias tristes: elas não são recicláveis,"….quando na verdade elas são recicláveis…se o processo de coleta seletiva e tratamento do "lixo" no brasil não é adequado, isto é uma outra história. E tenho que discordar, nem tudo é reciclável….não são recicláveis, por exemplo:- papel vegetal; – papel celofane; – papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis; – papel-carbono; – papéis sanitários usados; – papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde;
    – papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone;
    – fotografias; – fitas adesivas e etiquetas adesivas.
    (http://www.institutogea.org.br/lixo/o-que-pode-ser-reciclado/)

  • Esqueceu que espoja de aço é biodegradável e pode ser usada para limpar os vasilhames com incrustações.
    Deixar o vasilhame incrustado de molho com vinagre, costuma tirar da a sujeira.

  • Concordo com a Cristal em gênero, número e grau (rima acidental rs). Perfeita a colocação de que "é melhor evitar um problema do que arranjar solução para ele". Ora, mesmo que todas as esponjas plásticas utilizadas no país sejam recicladas, temos ainda que lidar com as embalagens e os custos da reciclagem e da própria produção do produto original, que são o alto consumo de água e energia, e poluição residual. Além do mais, é ilógico, a meu ver, deixar de usar algo que a natureza forneceu de graça, e que é perfeita, como a bucha vegetal, para se "fabricar" algo…! Como assim? Essa discussão é irracional, com todo o respeito. Sejamos sensatos e, portanto, naturais – bucha vegetal, sim. Já estamos todos usando na minha família e falo tb a todas as pessoas a quem eu tenha oportunidade de falar. Gratidão, Cristal, por esse blog iluminado!!

  • Cristal, seu blog e sua filosofia de vida mexeram comigo!!! Eu ja tentava ajudar o meio-ambiente e agora vi que eu fazia pouco!!! Vou começar a aderir a essas opções naturais de sabão, desinfetante, vinagre… ja comecei com o desodorante natural E AMEEEEEI!! To difundindo a ideia, enchendo o saco de todo mundo p usar um desodorante MARAVILHOSO E NATURAL também!! Eu amei a ideia das buchas ecolocógicas… vou aderir!! Mas para quem não consegue abrir mão das industrializadas, quero sugerir o programa de reciclagem da TERRA CYCLE. Eles coletam essas buchas e reciclam!! Eu peço dos amigos e parentes e coloquei uma caixa de coleta no meu trabalho! Ja coletei 60 esponjas em 3 mesess e em breve elas virarão bancos, vasos e cones de sinalização! https://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite Obrigada por compartilhar conosco ideias maravilhosas!!

  • Olá Cristal,
    A bucha vegetal não risca panelas de aço inox? Vi que as panelas de aço inox tem maior durabilidade e não soltam nenhum químico como as panelas de teflon, mas aí fico na dúvida se posso usar a bucha vegetal ou não, já que eles recomendam sempre a parte mais macia da esponja industrializada.

  • Olá 🙂
    Posso lavar a louça com aquela mistura caseira que ensinou a fazer certo? Aquela que dá para tudo, casa, roupa, louça….outra dúvida sabão ou sabonete? Aqui em Portugal é muitooo dificil encontrar sabão de côco 100% óleo de côco, encontrei 1 mas é bastante caro ao invés encontrei sabonete 100% óleo de côco posso usar mesmo que seja sabonete? Como é 100% óleo de côco

    • Oi, Diana. Como você mora em Portugal, faz mais sentido buscar os sabões de castela (ou Marselha) que são feito do azeite de oliva. É o óleo e a fruta mais comum de vocês assim como o coco é comum no Brasil. A receita do sabão líquido funciona igual com ele.