Cuidados Básicos Pra Fazer Seu Cosmético Em Casa

Foto: Eliziane Pozzagnolo

Criar o Um Ano Sem Lixo fez uma coisa muito legal na minha vida: a união de pessoas incríveis ao meu redor. Pessoas que surgiam mandando mensagens se dizendo super impactadas (não sei ainda medir minha felicidade por isso), pessoas que tem marcas maravilhosas (alô Fefa Pimenta), pessoas que tem blogs e sites maravilhosos com muito conteúdo incrível vocês-têm-que-ler (Modefica e Nyle Ferrari ♡).

E foi assim que a Eliziane Pozzagnolo chegou na minha vida! Ela criou um projeto muito legal, que chama Cosmetologia Orgânica e é um projeto de educação na área de cosméticos naturais. Ela é farmacêutica e bioquímica e foi por isso que convidei ela pra vir aqui falar sobre cuidados básicos pra fazer seu cosmético em casa. Imprime, lê com calma, cola na geladeira: é informação essencial (muita coisa que eu também não sabia) pra nossos cosméticos naturais serem mais eficientes e duradouros:

Das atitudes ecológicas mais eficientes envolvendo rituais de beleza, criar seu cosmético natural em casa é uma das mais impactantes. Além do uso de substâncias biodegradáveis na formulação, o meio ambiente se beneficia especialmente através do reaproveitamento de embalagens e do consumo consciente. Para obter melhores resultados e evitar desperdício, basta aliar algumas técnicas básicas de manipulação a boas fontes de pesquisa.

Foto: Eliziane Pozzagnolo

Evitando a contaminação

O passo mais importante para quem faz seu cosmético em casa é evitar contaminação. Ainda que você esteja criando um produto de uso único, alguns cuidados simples devem ser tomados.

O primeiro passo é limpar todos os utensílios e a bancada de trabalho com uma solução de álcool 70, que pode ser feita por você mesmo rapidamente e estocada para usos futuros. É importante que você lave bem as mãos e, se possível, use máscara e luvas reutilizáveis pois fungos e bactérias presentes no ambiente podem crescer rapidamente em condições favoráveis, arruinando seu produto e oferecendo riscos à sua saúde.

A hora da criação é muito importante, mas saiba que em qualquer cosmético, a maior incidência de contaminação ocorre na hora do uso, especialmente ao se inserir água através de mãos molhadas em cremes, séruns e óleos. Para que isso não aconteça, evite o contato das mãos diretamente dentro da embalagem, reutilize espátulas ou colheres para tirar a porção desejada, lavando e secando-as na hora de utilizar, e também após. Usar embalagens com válvulas também pode ajudar muito, já que você não entra em contato com o produto e nem ele com o ar.

Outro fator para evitar contaminação, é fazer sempre pequenas quantidades, já que o produto fica exposto por menos tempo ao ambiente e ao uso diário.

Embalagens

O cuidado com o frasco utilizado para guardar o cosmético é de grande importância, já que calor e luz podem desestabilizar, rancificar e destruir as propriedades benéficas do seu cosmético. Sempre que possível, dê preferência ao vidro âmbar, reutilizando alguma embalagem que você já tenha em casa ou procurando-as em farmácias de manipulação. Além de ecológico, o vidro é o melhor material a ser reutilizado para cosméticos, pois ao contrário do plástico, não absorve o produto armazenado. É só lavar bem, passar a solução de álcool 70, esperar secar naturalmente e usar novamente.

A outra ideia chave no quesito embalagem é procurar uma opção que impeça o contato do produto com o ar e que forneça a porção do cosmético sem necessidade de contato das mãos com a porção que permanecerá no frasco. Para cosméticos menos consistentes, um tipo de frasco interessante é aquele que tem uma válvula de apertar para dispensar o produto, conhecido como Pump Up. Ele evita o contato do produto com o ar e a contaminação na hora de usar. Para seu cosmético líquido, priorize um frasco spray ou então um conta-gotas.

Ao usar frascos leitosos que não permitam ver o produto através da embalagem, abra de vez quando para ver se o cosmético continua normal, observando a aparência e o cheiro.

Pesquisa

Esse é um item indispensável e a parte mais divertida para quem quer tornar hábito a criação de cosméticos para uso próprio. Estude um pouco antes de fazer seu cosmético e, ainda que esteja seguindo uma receita, tente adaptá-la a você, otimizando o resultado. Pesquisando você aprende a fazer substituições e fica com um repertório infinito de cosméticos. É viciante!

Cada ingrediente tem características próprias e é fácil conseguir as informações sobre eles na internet. Você pode tirar proveito não só das propriedades terapêuticas dos ingredientes que usa, mas também de suas propriedades físico-químicas.

→ Por exemplo, óleos vegetais são absorvidos em velocidades diferentes pela pele, informação que faz toda diferença conforme idade, estação do ano, horário em que você vai usar e o tipo de pele que possui. Use essas características a seu favor e crie um cosmético natural e personalizado.

→ Já as manteigas vegetais diferem bastante em consistência, o que pode te ajudar na hora de tornar aquele cosmético mais molinho no inverno. Ceras de abelha ou vegetais também ajudam nesse quesito.

→ Óleos essenciais são o maior desafio, pois tem concentrações máximas aceitáveis e podem causar irritação, sensibilidade e manchas quando usados na forma errada ou por pessoas de pele sensível, alguns até podem ser cancerígenos em certas doses. Dedique um tempo especial a esses ingredientes. A natureza é linda, e com o cuidado necessário o benefício é pleno!

→ Para misturas que exigem aquecimento, use sempre um banho-maria, e faça o processo em fogo baixo, lentamente, para ter controle sobre a temperatura e não aquecer demais os ingredientes e destruir suas propriedades. Não use o microondas!
Óleos essenciais evaporam facilmente e não podem ser incorporados em soluções aquecidas. Espere para colocar o óleo no final da formulação, depois de resfriar. No resfriamento, siga mexendo manualmente até chegar ao ponto. Só então guarde no pote, evitando granulações. Se isso acontecer, aqueça novamente e repita o resfriamento com mais cuidado.

→ Para obter melhores resultados ao fazer cosméticos para o rosto, pesquise ativos específicos para o seu tipo de pele. Procure usar produtos leves. Manteigas puras, óleos vegetais, chás e hidrolatos são ótimas opções. E ao fazer esfoliantes, utilize pós mais finos e delicados para o rosto, e partículas maiores para o corpo.

→ Pesquise a qualidade dos ingredientes que compra. Sempre que possível dê preferência a orgânicos e empresas sustentáveis. Evite os refinados. Existem óleos que são frequentemente adulterados e outros cuja extração destrói o meio ambiente. Uma pesquisa entre amigos vai ajudar bastante a escolher uma empresa de confiança.

→ Nos dias de hoje a palavra conservante ganhou uma conotação negativa, mas saiba que existem conservantes naturais, e sua utilização é importantíssima para evitar desperdício, produtos estragados e problemas de saúde. No caso de cosméticos oleosos, a vitamina E, um antioxidante natural, ajuda manter os óleos estáveis por mais tempo e ainda tem propriedades ótimas para a pele. Adicione 0,5 a 1% no preparo. Já em produtos aquosos, não há salvação, faça sempre a quantidade necessária pra uma única vez. Conservantes naturais para produtos aquosos existem, mas não são de fácil acesso para uso caseiro. Para melhorar um pouco essa condição, ao invés de água mineral, utilize água destilada, o que pode prolongar um pouco mais a durabilidade desse produto.

→ Finalmente, tenha em mente que é impossível determinar o prazo de validade de um cosmético feito em casa, já que para isso são necessários testes de estabilidade e contaminação.

Parece muita informação, mas ao colocar tudo em prática você ganhará experiência e a cada nova tentativa um resultado ainda mais maravilhoso aparecerá. Com alguns cuidados, você poderá tirar o máximo proveito dos ingredientes que comprou e, no final, ainda obter melhores resultados.

Agora, mãos à obra!

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *