Pensar em viver com menos (lixo, roupas, tralhas) implica em simplificar a vida. Aos poucos ou de uma vez só, como manda a Marie Kondo, pouco importa. Cada um tem seu tempo, suas lutas e suas dificuldades. Das minhas, cuidar da pele era uma das batalhas que eu mais perdia.
Há uns dois anos me descobri com pele sensível que fica seca com facilidade. Uma mudança que não lido bem até hoje, porque na lista de coisas que mais detesto está: passar hidratante. Mas quem tem pele seca sabe que não há vida feliz sem passar hidratante todos os dias (na verdade, todo mundo deveria se hidratar sempre, mas isso eu falo no próximo post). Um dia no inverno sem hidratante é suficiente pra surgirem coceiras, pele descamando e esbranquiçada.
Foi pensando na minha desgraça (hehe) que decidi testar as barrinhas hidratantes que tanto via pela internet. Elas pareciam mais práticas por poder passar no banho mesmo e eu tinha a impressão que seriam menos oleosas por ter cera de abelha na composição.
Uma das coisas que mais gosto no movimento lixo zero é poder eu mesma fazer minhas coisas. Faço hidratante, pasta de dente, maquiagem e tudo o que eu puder. Além de todo o processo ser maravilhoso, normalmente esses produtos são multiuso. Como sua composição é simples, isso permite que o mesmo hidratante possa ir da boca ao rosto sem problema nenhum. Foi assim que eu percebi que se colocasse a receita da barrinha hidratante em um potinho, teria um lip balm. E que, em caso de cutículas secas, ele hidrataria sem problema algum.
Você vai precisar de:
- 1 parte de óleo de coco (pra quem mora em locais quentes, melhor substituir ele ou o óleo de amêndoas por manteiga de cacau que permanece durinha mesmo em temperaturas quentes)
- 1 parte de óleo de amêndoas (pode ser qualquer óleo vegetal que você goste e usa, como óleo de abacate, jojoba, rosa mosqueta, semente de uva)
- 1 parte de cera (se você quiser uma opção vegana, tem a cera de carnaúba. A mais comum é a cera de abelha. Se você não achar nenhuma das duas, use manteiga de cacau no lugar pra garantir a firmeza)
Como fazer:
- Coloque os ingredientes em um recipiente.
- Derreta em banho-maria até todos estarem misturados.
- Despeje em forminhas de silicone se você for fazer barrinhas hidratantes e em um potinho de vidro se for usar como lip balm. Uso a medida de 1 colher de sopa de cada ingrediente pra cada barrinha que quero fazer. Ou seja, 5 colheres de cada darão 5 barrinhas.
- Deixe descansar e a mistura endurecerá. Se você quiser acelerar o processo, pode colocar na geladeira.
Como usar:
- A barrinha hidratante derrete em contato com a pele. Você pode passar antes de sair do banho ou logo depois. Quem não tem pele seca pode usar só nas áreas que costumam ressecar mais: pés, calcanhares, joelhos e cotovelos.
- O lip balm e cera hidratante de cutículas podem ser usados quantas vezes forem necessárias, sempre reaplicando. Como tem cera de abelha, a tendência é que ele segure mais na pele. Mesmo em contato com água, por exemplo. Eu uso a mesma misturinha em um potinho pros dois fins. Sempre que passo na boca, passo nas mãos também.
- Pra um efeito ainda mais legal, você pode adicionar borra de café seca, sal, açúcar, bicarbonato de sódio, sementes na barrinha na hora de colocar os óleos derretidos. Assim você faz uma barrinha esfoliante & hidratante.
Olá simplesmente o seu estilo de vida, e receitas são incríveis, agora não sei a quantidade certinha para fazer a receita ou dozo em quantidades iguais? Beijoss fofa continue sempre com dicas incríveis okay 👍😍😍😘💆💆💆💝
Olá. Excelente Post. Pergunto: posso substituir o óleo de jojoba por de oliva? Beijos
Faz um post de como combater espinhas naturalmente?
Sobre o lixo do banheiro,ja li em vários blogs sobre substituir a sacola por jornal,mais e quem não compra jornal,qual é a outra alternativa?
Olá, bom dia!! Será que eu consigo hidratar as patinhas e focinho do meu cachorro com essa misturinha?? Amei demais!! 🙂
Receitinha salva nos favoritos, adorei!
Bj e fk c Deus.
Nana
http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com
Cristal, quero fazer, mas fiquei na dúvida quando você diz: UMA PARTE de tal ingrediente, não consegui mensurar. Pode me explicar para fazer do jeito certo e não desperdiçar nada?
Uma parte de cada significa que você vai usar a mesma medida pra cada ingrediente. 1 colher de sopa de cada ou 100g de cada. Aí você escolhe quanto quer fazer. 🙂
Dá pra fazer sim! 🙂 Só óleo de coco/manteiga de cacau é bom porque pode ingerir. Os outros óleos não sei se são seguros, seria legal conversar com algum veterinário.
Yep! Pode ser qualquer óleo vegetal puro cosmético, e o de oliva é excelente.
cristal, em que tipo de lojas/mercados encontro cera de carnaúba e manteiga de cacau? nunca vi, não sei nem por onde começar a pesquisar, hehe.
Não precisa por nada. O papel higiênico usado, segundo o site da Sabesp, tem que ser jogado dentro do próprio vaso. Aqui em casa a gnt não forra com nada e dá super certo!
Olá Cristal,
Essa mesma receita pode ser para vela de massagem, daí acrescento óleos essenciais e ao derreter posso aplicar no corpo?
Bjs e Obrigada
Seria ótimo!
O óleo de coco é ótimo para o cabelo. O meu fica sedoso e bem definido. Eu fiz um creme pro corpo com ele e outros ingredientes, mas fica muito oleoso como creme. Tem gente que não gosta de passar creme e sentir a oleosidade. Por isso acho que da próxima vou tirar o óleo da receita, e só usar manteiga de cacau e karité.
Olá Cristal,
Posso guardar as barras hidratantes, ou perdem as propriedades rápido, mesmo que bem acondicionadas? Posso usar como finalizador ou condicionador nos cabelos tambèm?
Cristal, da pra passar nas pontas do cabelo ou precisa mudar algum ingrediente?
Ps: seu modo de ver o mundo esta mudando o meu, parabens pelo lindo trabalho!
Sim,sou massoterapeuta e uso da seguinte forma: cera de abelha ou carnaúba, óleo essencial e óleo de amêndoas ou qq outro de sua preferência para hidratar.
Oi Cristal, você tem um site pra indicar pra comprar os ingredientes? Você tem noção do preço final? Obrigada.
Ola! Queria muito fazer para dar de presente de Natal! Onde você compra cera de carnaube e manteiga de cacau 100% natural? Obrigada pelo carinho sempre presente nos posts <3
Oi Cristal. Queria saber se dá certo substituir o óleo de coco pelo óleo de coco de babaçu. Obrigada
Oi Cristal (e quem mais estiver lendo esses comentário). Sei que a receita é antiga mas eu fiz umas barrinhas esses dias (usei óleo de coco, óleo de rosa mosqueta e cera de carnaúba, e adicionei flores de camomila também) e queria compartilhar que usei pra me depilar (porque estou sempre testando alternativas, tenho a pele sensível demais) e nunca algo tinha dado tão certo! Passei a barrinha pela pele e depois passei a gilete e tirei só o excesso com água mesmo, esfregando de leve e eu tive zero pelos encravados (milagre), zero cortes (coisa rara pra mim também hehe) e zero alergias. Super recomendo pra quem se depila testar, demora mais porque tem que fazer de pouquinho em pouquinho mas chega a ser terapêutico, porque a textura dele também é uma delícia e fica muito macio e cheiroso depois. Muito obrigada pela receita, beijos.
Meu deus eu AMEI esse comentário, obrigada por compartilhar com a gente. Vou fazer e testar também! ❤️