Se você pensar que cada brasileiro produziu em 2013, na média, mais de 1kg de lixo por dia pode parecer difícil ficar sem produzir lixo, mas a verdade é que, quando damos mais atenção ao tema, fica fácil fazer substituições e repensar nossas escolhas de forma a diminuir de maneira drástica (e necessária) esse volume de 1kg/dia.
Desde que comecei o Um Ano Sem Lixo, fui adaptando várias dicas que li em blogs à minha rotina e percebi, na prática, que produzir menos lixo não é tão difícil assim. Algumas atitudes são bem simples e outras dão um pouco mais de trabalho, mas, no geral, todo mundo pode mudar uma ou outra coisinha nos seus hábitos e impactar positivamente.
Pensando que cada um pode incorporar pelo menos uma dica de como fazer para reduzir produção de lixo diária, listamos 5 maneiras realmente eficazes de como produzir menos lixo no dia a dia, todas testadas e aprovadas possíveis.
1. Compre Mais A Granel
Dispensar as compras normais com embalagens faz você produzir muito menos lixo. Tenha sempre sacos de pano para as compras secas (cereais, grãos, castanhas, macarrão, etc), potes para os úmidos ou em pó (conservas, farinhas, café) e garrafas para líquidos (azeites, sucos, molhos). Mesmo se você não conseguir comprar todas essas coisas a granel, vai estar reduzindo o número de embalagens drasticamente.
Além disso, mesmo que você precise comprar coisas nos mercados normais, tenha sempre sacolas de pano para compras como: pão e outras coisas na padaria, frutas, verduras, folhas.
Se não tiver alternativa, escolha as embalagens 100% recicláveis ou retornáveis como os potes de vidro – que você pode usar para guardar outras coisas depois.
Na cozinha vale a premissa compre menos, desperdice menos ainda. Nós já falamos sobre o por que “desperdício” é uma palavra muito mais suja do que parece, e enquanto compramos o que não vamos consumir, tem muita gente que precisa dessa comida “extra”. Zero Waste Chef tem 7 dicas para uma cozinha lixo zero.
2. Troque Descartáveis Por Reutilizáveis
Tenha sempre na bolsa um kit de sobrevivência lixo zero. Para mim, o kit funciona com guardanapo de pano, um pote com tampa para bebidas (que pode ser um copo retrátil de alumínio ou uma garrafa retornáveis, nós já falamos sobre os benefícios de trocar as garrafas de plástico normais pelas retornáveis), talheres, hashis e uma sacola de pano para compras. Você pode adicionar toalha para evitar os papéis de banheiros públicos, dispensar os hashis se não costuma comer sushi, levar um lenço se tem muita rinite (ainda mais agora que começa a esfriar), aí é só adaptar à sua rotina.
3. Limpe Sua Casa Com Apenas 3 Produtos
Dispense todos aqueles produtos químicos nocivos que estamos acostumados a comprar e tenha uma casa mais natural, igualmente limpa e gastando muito menos dinheiro. Com o vinagre você desinfeta toda a casa diluindo ele em água como um desinfetante comum, usa como amaciante de roupas (pode adicionar gotas de óleo essencial com o cheirinho que mais gostar) e limpa móveis, superfícies e tecidos que tenham ou possam ter mofo. O bicarbonato de sódio funciona com o vinagre para limpeza pesada de superfícies e para combater o cheiro ruim de pias, sofás, geladeira, sapatos. O sabão de coco substitui o detergente para lavar a louça e ralando e misturando com a mesma proporção de bicarbonato de sódio, faz-se sabão em pó para roupas.
4. Faça Compostagem
O lixo orgânico não precisa ir parar nos aterros sanitários, pode voltar pra natureza virando adubo. Ter uma composteira é fácil, você pode comprar ou fazer uma. São três potes com minhocas que vão ajudar a decompor mais rapidamente os restos de vegetais, cascas, polpas, papéis e todo tipo de lixo orgânico. Depois, todo esse material vira um húmus super rico para adubar as plantinhas em casa, que você pode aproveitar para adubar vasos com temperos e ter sempre opções frescas pra cozinhar, economizando dinheiro na compra deles e também tendo menos desperdício.
5. Troque Produtos De Higiene Pessoal Por Opções Mais Naturais
Troque o xampu e o condicionador normal, líquido e embalado, por uma versão em barra (e que pode ser comprado sem embalagem nenhuma se você levar a sua). O desodorante também pode ser achado assim, ou você pode usar só o bicarbonato de sódio – funciona muito bem. Ao invés da escova de dentes padrão, de plástico, use uma feita de bambu. Outra dica para escovar os dentes de maneira mais eco-friendly é fazer sua própria pasta de dentes com óleo de coco e bicarbonato de sódio (de novo ele!), afinal, além das embalagem, a pasta de dente tradicional contém os nocivos microplásticos.
*Post originalmente publicado no Modefica.com.br. Para acessar o post completo, clique aqui.
Oi! Não sei se tu pode me ajudar com uma dúvida..
Minha dúvida é sempre sobre as sacolas plásticas. Agora eu levo ecobags pro mercado mas uso as sacolinhas que já tinha em casa nos lixos. Teria muita diferença comprar sacos de lixo ao invés de usar essas sacolinhas? E na questão custo, já que as sacolas são de graça?
Oi, Camila!
Então, os saquinhos plásticos deveriam ser usados só pra embalar o lixo reciclável, já que ele pode ser reciclado e, se for pro aterro, vai ficar anos e anos lá. No caso das sacolinhas de mercado, elas geralmente são feitas de material novo, os sacos pretos de lixo geralmente de reciclado, então são um pouco menos impactantes. Eu uso sacolas (preferencialmente de papel) que recebo/tenho/aparece não sei de onde pro meu lixo reciclável (ele pode ser em caixinhas também, nem precisa do saco) então não compro nem pego do mercado. Eu reuso pacotes também, como o de ração da minha gata, que é bem grande, pra colocar as embalagens.
Aqui tem um mooonte de infos sobre: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/saiba-mais 🙂
Beijos!
Este comentário foi removido pelo autor.
Olá! E papel higiênico? Como fazer com ele?
Olá! E papel higiênico? Como fazer com ele?
Oi, Anônimo. Sobre o papel higiênico, falo aqui: http://www.umanosemlixo.com/2014/12/o-que-eu-vou-fazer-com-papel-higienico.html
Cristal, gostaria de esclarecimento sobre 3 pontos:
1. Só encontro sabão em barra para vender embalado num saquinho em supermercado. Onde vc o compra?
2. Quanto à embalagem do vinage
3. E as embalagens das rações de gato? Aqui são cinco gatos então é muita embalagem todo dia, principalmente por causa dos sachês.
Eu ainda compro essas coisas todas embaladas, não tem jeito. Aí tudo vai para a reciclagem. 🙂 Além disso, ainda tem as embalagens de cerveja, líquidos e oleosos, é basicamente oq produzo de lixo reciclável hj em dia. 🙂