mas lavar tudo que é reutilizável não gasta mais água que usar descartáveis?

Foto: Subodh Gupta

Não. Simples assim.

Nessa crise hídrica absurda que estamos vivendo aqui no Brasil em muitas metrópoles e regiões, a mídia não cansa de culpar nós, usuários finais, da falta de água. São matérias e matérias dizendo que o nosso banho é que precisa ser mais curto pra não faltar água.

Ninguém diz que as perdas de água por causa de encanamentos velhos e com problemas (segundo o Governo Federal, cerca de 37%) é quase a mesma quantidade que se usa pelas pessoas em casa, por exemplo. Ninguém lembra que nas indústrias é absurda a quantidade de água que se usa para fabricar coisas novas (cerca de 18%) e que o dejeto industrial é quase sete vezes mais poluente que nosso dejeto doméstico.

Produzir alumínio gasta muito mais água que reciclar alumínio, por exemplo. Pra fazer uma camiseta de algodão gasta-se cerca de 2500 litros de água. Comparando caneca ou copo de vidro com copo descartável, o reutilizável é mais sustentável sim. A quantidade de água e CO2 emitidos é sempre maior se você descarta, principalmente se não recicla, e principalmente se o copinho é de isopor – muito pior pra reciclar porque são poucos lugares no Brasil que o fazem. Mesmo que a conta tenha diminuído em cerca de 20% (saiu uma reportagem falando exatamente isso no Bom Dia Brasil).

As coisas custam muito mais água para se produzir do que a gente imagina e outras escolhas além de abrir e fechar a torneira podem ter muito mais influência nisso. Portanto lavar seu guardanapo de pano, seu potinho de vidro, seus talheres de metais, sua toalha não gastam mais água que usar os descartáveis disso tudo e jogar fora. Tem o custo de água produção desses materiais novos, tem o gasto de recursos para produzir essas coisas, tem a água que se polui produzindo isso, tem o custo da reciclagem, tem o custo pro planeta em não reciclar e ficar 100 anos para se decompor. Tem tanta coisa envolvida que é óbvio que o reutilizável é menos impactante. Leve seu copinho, seu guardanapo e ajude também. Pode ser só um copinho, já faz muita diferença.

Tento sempre ser o mais clara e responsável possível aqui, mesmo tendo conhecimentos não científicos sobre. Por isso acho um desrespeito que os jornais batam tanto na tecla que no meio da crise as pessoas troquem os copos de vidro por descartáveis ao invés de cobrar da gestão das cidades e estados que se tome alguma medida ou se pense em alguma coisa que realmente faça a diferença nas caixas d’água. Desse jeito a gente só continua contribuindo e aumentando a roda pro desequilíbrio ambiental. Seja em função da água, seja em função de todas as outras questões ambientais.

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *