Já falei por aqui que mais da metade do lixo produzido nas casas vem da cozinha: os restos de alimentos. O chamado lixo orgânico, com restos de cascas e sobras de frutas e verduras, restos de comida e tudo que seja perecível não precisa ficar apodrecendo e dando cheiro ruim na sua cozinha! Tudo que você precisa é ter uma composteira doméstica.
Uma composteira nada mais é que um lugar apropriado pra que a decomposição desses resíduos aconteça. O segredo é que desse jeito, não fica cheiro ruim (sério!). No lixinho da nossa cozinha, o lixo se decompõe por meio de bactérias, sem oxigênio (de forma anaeróbica) por isso o cheiro fica ruim. Na composteira, a decomposição acontece do jeito adequado, com oxigênio, sem bactérias, com ajuda de minhocas ou do calor e o cheiro ruim não existe!
Reduzir o lixo da cozinha, ter um adubo maravilhoso e fácil, manter uma horta super bonita: dá pra ter tudo isso com uma composteira em casa. Existem vários tipos de composteiras, mas o mais recomendado e usado hoje é o com minhocas (sim, minhocas!).
Nessa série de posts, vou ensinar como fazer uma composteira se você mora em casa e tem um quintal à sua disposição, se você mora em apartamento e tem pouco espaço e dicas preciosas de como cuidar da sua composteira pra ela ser só sucesso.
Como fazer uma composteira se você mora em casa
Quem morou no interior ou sempre morou em casa provavelmente vai lembrar de um lugarzinho onde o lixo orgânico sempre foi jogado. Na casa dos meus avós, era dentro da horta, num espaço só pra isso. Apesar de funcionar (as cascas vão se decompor, é da natureza delas), existem técnicas pra ser mais rápido, evitar cheiros ruins e não atrair animais.
- Faça um buraco na terra, de cerca de pelo menos 0,5m2. Se a família for grande, você pode fazer dois e enquanto um descansa, vocês enchem o outro. Ou fazer um grandão, de 1m2. Uns 30cm de profundidade é suficiente. Pra ajudar a segurar as paredes de terra, você pode colocar tábuas nas laterais ou uma caixa sem o fundo (tipo uma caixa d’água, um caixote, algo que segure as laterais mas tenha acesso ao chão). Também dá pra fazer cercando uma área em contato com a terra com cerca de arame, tábuas ou troncos.
- Coloque o material orgânico e não espalhe muito. Vá concentrando em um cantinho até tudo encher. Sempre cubra muito bem com folhas secas ou serragem (é esse o segredo pro cheiro ruim não aparecer).
- Regue de vez em quando se fizer muito calor e sol, porque a mistura pode esquentar e secar. É bom manter úmido pra decomposição acontecer mais rapidamente.
- A cada 15 dias dê uma revirada em todo material, pra ajudar a aerar e facilitar a decomposição.
- Aos poucos as sobras de alimento vão se transformar em uma terra bem escura, com cheiro de terra molhada. Esse adubo é maravilhoso pras plantas e pra sua hortinha!
- É legal ter dois espaços diferentes porque enquanto um vai passando por esse processo de descanso e revirar, o outro tá com a terra pronta pra ser usada, você pode desocupar ele e ter espaço pra colocar mais matéria orgânica. 🙂
Se você não tiver espaço pra cavar um buraco no quintal, ainda dá pra ter a composteira com minhocas, em um sistema prático de caixas plásticas. Quer saber como fazer e como cuidar dela? Na quarta-feira a gente fala sobre isso! 😉
Gente, que interessante essa postagem! Gostei demais … Bem legl o nome do blog, rs
Tipo, é muito lixo acumulado em uma casa e a maioria é realmente na cozinha… Aqui em casa durante o dia é tanto lixo que as vezes fico estressada, rs … Vou fazer uma composteira, acho que é assim que escreve.
Daniele
Dezesseis
Muito legal :D. tenho um espaço grande no fundo de casa, com ctz farei.. mas tenho dúvidas em relação ao q posso colocar. Resto de alimentos pode?
Olá Cristal!
Embora nem sempre comente sou assídua aqui no seu blogue.
E tenho que lhe dar os parabéns por este maravilhoso cantinho que aqui tem!
Excelente post este! Aqui em casa temos uma composteira no quintal!
O que dá um jeito enorme para diminuirmos a nossa pegada ecológica e ainda temos o bónus de com ela obter uma terra maravilhosa para a nossa horta biológica!
Beijinho grande e obrigada por toda a inspiração que me traz!
Oi, Catarina! <3 Eu lembrei de já ter visto comentários seus por aqui. Obrigada pelo comentário, fico feliz em ajudar e inspirar as pessoas a uma vida mais legal pra todos nós.
Pode sim! Na sexta vai ter o post com tudo o que pode e o que não pode entre outros cuidados e dicas pra composteira dar certo, não dar cheiro, etc. 🙂
Boa tarde, entrei hj no seu blog, e sempre procuro informações sobre como diminuir os lixos orgânicos, reaproveitando o máximo e ainda fazendo adubos, eu moro em casa, mas não tenho quintal de terra(ainda), mas fiz minha composteira usando apenas um balde com tampa e fui colocando os restos de cascas frutas, verduras, ovos, e etc, e coloquei por cima cascas secas de uma arvores em frente minha casa, varro, junto e guardo e assim as uso pra forrar a composteira, Já fiz por varias vezes e tenho uma dúvida, o balde que uso, fiz furos embaixo pra vazar o chorume produzido, posso colocar esse chorume nas plantas? Parabéns pelas informações, quem dera as pessoas fossem conscientes pra cuidar do próprio resíduo ajudando a si e ao planeta!
Olá Cristal, a casa onde moro foi aterrada com areia, tem como fazer a compostagem desse modo?
Boa tarde, eu posso (posteriormente) plantar diretamente em cima dessa terra que foi feita a compostagem? após ela virar adubo?! ou o ideal é eu pegar esse adubo e colocar em cima da minha horta
Gostaria de colocar uma composteira em uma escola infantil que não tem nadinha de terra, tem como?
Tem sim, mas precisaria ser o sistema em caixas daí! Tem um post sobre isso, é o da composteira em apartamento. 🙂
Bom dia!
Comprei uma comprei uma composteira pequena coloquei um pouco de terra, com minhocas depois cascas de frutas, legumes casca de ovo, erva de chimarrão, borra de café e cobri com folhas secas, estou anciosa para ver o resultado!
Excelente matéria. Parabéns!
Por gentileza, para a composteira é melhor restos orgânicos secos ou crus?
Muito obrigado pela atenção.
Sim, o ideal é melhor ter restos de alimentos crus em maior quantidade que os cozidos. Mas os cozidos podem ir para a composteira 🙂
Os restos de comida cozida tbm podem ir junto pra camposteira?
Podem sim, mas o ideal é ter mais quantidade dos crus!
Caso eu faça uma composteira no quintal, tenho que cobrir ela com algo parecido não pegar chuva?
Não, não precisa! A água vai ser absorvida pelo solo e também vai ajudar na umidade do processo.
A tempo quero fazer um composteira no meu quinta mas tenho dúvidas. Gostaria se possível um conselho seu.
Eu posso usar o buraco da manilha que tem um pé de manga plantado?
Oi, Ana. Não sei se entendi muito bem teu comentário, mas se recomenda não fazer tão no pé de árvores a compostagem porque no processo o composto acidifica o solo e pode danificar a planta.
Gostei demais, pois fiz uma assim sem saber se estava certo. Cerquei um pedaco com tijolos e fui colocando lixo organico. Nao tinha ideia como jogava fora tanta coisa. Ja faz uns 4 meses e nao removi ainda so jogo raspas. Terra ou folhas secas. Nao tem monhoca, qdo se qdo esta bom p colocar nas plantas? Obrigada e adorei vc Cristal, bem explicado.
Olá. Por favor, me ajude com uma dúvida. Em casa, somos 6 pessoas, geramos muito lixo orgânico e minha composteira não dá conta de tantas cascas. Eu não queria ter que jogar no lixo, mas somos mais rápidos em gerar lixo do que a terra em fazer a compostagem. O que eu faço?
Você poderia ter mais andares na composteira pra aumentar a capacidade de material orgânico. A maioria das composteiras vendem andares separados. Ou, se a sua é no quintal, ter uma auxiliar em caixas. 🙂
Amei o seu blog, estou querendo muito reduzir a quantidade de lixo que é mandada pros aterros, e a compostagem é uma ótima ideia. Por favor me tira uma dúvida: eu tenho que esperar todo o processo do lixo se transformar em adubo para colocar um novo lixo na composteira ou eu posso toda semana está colocando novas camadas do lixo orgânico? Grata pela atenção.
Não precisa, você vai colocando até encher a caixa correspondente. 🙂