Qual pegada você tá deixando no meio ambiente?

Esse post foi gentilmente patrocinado pela Barefoot Wines*

Tem uma coisa que eu penso desde que comecei a ter mais consciência sobre meu impacto no mundo, que é: depois que a gente sabe qual a melhor alternativa, não dá pra simplesmente voltar atrás ao que era antes. A gente pode ter altos e baixos e, eventualmente, pra coisas mais difíceis, não conseguir dar a melhor versão sempre, mas a gente sempre vai estar tentando.

A gente sabe que a ação individual, sozinha, não vai resolver os problemas enormes que a gente tem pra resolver quando o assunto é sustentabilidade. Mas eu prefiro olhar pras ações individuais de outro jeito: elas nos fazem criar a consciência individual que, se a gente compartilhar, se transforma em consciência coletiva. Elas também fazem a gente colocar em prática o que a gente acredita e parar pra pensar qual pegada a gente tá deixando no meio ambiente. 🙂

Mais importante que se culpar de quando é difícil, é olhar pras alternativas que podemos aplicar no nosso dia-a-dia, por isso pensei em listar algumas mudanças que considero fáceis de começar a aplicar:

– Trocar os descartáveis por reutilizáveis: seja em casa, com guardanapos de pano no lugar dos de papel; usando coletor menstrual (ou outras opções) no lugar do absorvente descartável; seja fora de casa, tendo um kit lixo zero com copo, talheres, guardanapo de pano, canudo e o que mais for importante pra você comer na rua sem gerar lixo.

– Usar cosméticos sólidos ao invés dos líquidos: tem sabonete, xampu, condicionador, maquiagens, desodorantes, até opções de pasta de dente eu já vi! São cosméticos que economizam água e embalagem plástica, além de durarem muuuito tempo.

– Compostar seu resíduo orgânico: ter uma composteira é muito mais fácil que parece e ajuda a reduzir cerca de 50% do resíduo que a gente gera dentro de casa. Cascas de vegetais e frutas, caroços, restinhos: tudo isso vira adubo em um método super simples que imita a natureza, deixando de encher os aterros e gerar gases do efeito estufa.

– Descartar seu resíduo corretamente: separar o lixo é fácil, ainda mais se você tem uma composteira pro que a gente chama de lixo orgânico. Lembre de sempre encaminhar pra coleta seletiva ou algum programa de reciclagem tudo o que for reciclável. Recomendo espiar o conteúdo da Anne Catadora pra tirar dúvidas sobre o que é reciclável e o que não é.

*Quem me convidou pra puxar essa conversa foi a Barefoot Wines, uma das maiores marcas de vinho do mundo! Criada na Califórnia em 1965, logo se tornou a marca mais vendida e premiada nos Estados Unidos. Desde os anos 90 a marca apoia diversas causas sociais e ambientais e faz parte dessas iniciativas puxar conversa sobre o que cada um de nós pode fazer no nosso dia-a-dia pra contribuir pra um mundo mais sustentável! #AtitudeBarefoot #BarefootJuntos

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *