Ideias de decoração sem lixo para o Natal

Eu amo Natal e sempre amei decoração de Natal. Mas depois que comecei a reduzir meu lixo e simplificar minha vida, algumas coisas não fazem sentido como: ter um montão de decorações de natal e/ou: comprar decorações novas (normalmente de plástico) e guardar pra usar todo ano (eu moro num apartamento pequeno, nem tenho esse espaço!). Mas se você também gosta e quer decorar sua casa sem precisar usar coisas descartáveis ou ainda coisas que estragam muito rápido (alguém falou luzinhas de natal?), eu selecionei algumas ideias muito boas pra fazer uma decoração sem lixo de natal.

Ah! Se você também gosta de Natal e quer receber dicas e tarefas do dia 01 ao dia 24 de dezembro falando de decoração, presentes, receitas pra fazer seus próprios presentes, você pode se inscrever aqui pra receber o Calendário do Advento do Natal Sem Lixo. 🙂

Use o que você já tem na sua decoração de Natal

É bem provável que alguma coisa você tenha em casa: algumas bolinhas, alguns ornamentos, uma árvore quem sabe, uma luzinha. Independente do que, comece por aquilo que você já tem pra fazer sua decoração. Se você achar pouco e quiser incrementar, as ideias abaixo são pra você. 🙂

Use frutas, ervas e plantas naturais

Seja pra montar uma guirlanda pra colocar na porta de casa, seja pra fazer um cordão de ornamentos e pendurar na parede, seja até pra criar enfeites pra árvore de Natal. As minhas ideias preferidas estão aqui:

  • Pinheirinhos de papel (mas já vi com lã verde) pra fazer um cordãozinho
  • Cascas de laranja cortadas com uma forminha de biscoito pra criar formas bonitinhas (como essa de estrela)
  • Enfeites pro pinheiro com frutas secas, canela em rama, galhinhos formando estrelas (estrela tem algum simbolismo no Natal né?), pinhas ou galhinhos de pinheiro
  • Guirlandas usando plantas fáceis e bonitas como alecrim, lavanda, pimenta-rosa (é a árvore aroeira), flores
  • Uma decoração diferente e que eu achei linda: galhos secos com bolinhas coloridas de todos os tipos
  • E biscoitinhos de estrela empilhados pra formar pinheirinhos (mas esse tem que deixar em potinhos pra proteger)

Faça árvores de Natal alternativas

Ao invés de comprar um pinheiro enorme de natal que depois vai pro lixo (ainda que seja natural) ou comprar uma árvore de plástico que libera mini pedacinhos todo ano conforme a gente vai mexendo nela, que tal usar menos galhos e montar uma árvore mesmo assim? O que eu gosto pra decoração sem lixo de Natal é pensar em menos coisas pro mesmo efeito.

  • Pegue galhinhos de árvores perto da sua casa e monte um pinheiro suspenso
  • Ou use os galhinhos colados na parede (bom se você tem pouco espaço) no formato de um pinheiro
  • Monte uma “árvore” suspensa pra servir de decoração também da mesa da ceia
  • Ou use vasos lindinhos com galhos (dá também pra encher eles de bolinhas e enfeites)

Mantenha simples, mas significativo

Se você comemora o Natal porque é religioso ou não, mantenha a decoração simples para celebrar o fim do ano, o começo de um novo ciclo, as pessoas importantes da sua vida. Pra isso, a gente precisa de poucos objetos e mais sentimentos. 🙂

O que eu recomendo que você evite

Ou: o que eu evito aqui em casa pra não produzir muito lixo.

  • Parei de comprar luzinhas de Natal tem alguns anos porque todas, sempre, estragam muito muito rápido e viram um lixo eletrônico e de difícil (senão impossível) reciclagem.
  • Não compro bichinhos, decorações muito óbvias que eu não possa usar em outros momentos do ano (aqui em casa tudo precisa ser usado o tempo inteiro e funcionar pra mais do que só uma coisa, assim otimizo o uso dos objetos).
  • Nada descartável nem pra decoração nem pra outros momentos. Aqui entram: enfeites auto-colantes, enfeites que são descartáveis, guardanapos ou pratos decorados.
  • Não usar a criatividade pra deixar a casa com a carinha de Natal (que eu amo) nem aproveitar o que já tenho pra deixar tudo bem bonito.

As fotos todas são da minha pasta no Pinterest onde tem mais um monte de ideias, se você quiser mais inspirações, clica aqui. Eu também já fiz outros posts de Natal em outros anos, espia:

Author: Cristal Muniz

Cristal Muniz decidiu em 2015 que iria parar de produzir lixo e por isso criou o blog Um Ano Sem Lixo. Ao longo desses anos já deu várias palestras em escolas, universidades e eventos contando quais são os principais desafios e o que mudou na sua vida para alcançar o objetivo do lixo zero. Um ano virou uma vida e em julho de 2018 publicou o livro Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), o primeiro livro sobre como ter uma vida lixo zero do Brasil.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *